GPS Apps para Smartphones

Android, Iphone, Blackberry


Atualmente, com a queda dos preços, os smartphones tornaram-se um objeto relativamente comum. Enquanto uns continuam a utilizá-los somente como simples telefones celulares, um número expressivo de usuários procura explorar cada vez mais a sua quase infinita capacidade.


Numa trilha, um telefone celular pode fazer toda a diferença. Claro, as trilhas às vezes não são brincadeira, e é justo pensar que nem todo mundo queira expor o seu duramente conquistado smartphone  à lama, chuva e quedas, tão comuns nos pedais fora-de-estrada. Mas nada que uma boa capa, como a indestrutível Griffin Survivor para iPhone, ou mesmo um saquinho estanque, guardado dentro da mochila, não resolvam.


A indestrutível


Os “Map Ride Apps”, como são conhecidos, se utilizam da função de GPS dos smartphones para fornecer um registro detalhado da trilha para o ciclista.Todos mostram, no mapa, o percurso realizado, distância, velocidade média, velocidade máxima e altimetria. Alguns possuem interface para sensores de cadência e de ritmo cardíaco. São considerados essenciais para qualquer treinamento sério. Além disso, para quem gosta de divulgar seus resultados, todos tem a opção de compartilhamento pelas principais redes sociais, ou por redes proprietárias, como o Endomodo, por exemplo.

Obviamente esses aplicativos podem ser usados em qualquer forma de deslocamento, seja a pé, seja em qualquer veículo, desde que haja sinal de GPS disponível, mas aqui vamos nos concentrar no uso para mountain bike.

Aqui vamos listar as principais características de alguns apps, que consideramos os melhores atualmente. Você pode, eventualmente, utilizar qualquer outro, e até achá-lo melhor para seus objetivos. A quantidade deste tipo de aplicativos disponível é enorme.



iMapmyRide


O iMapMyRide salva vários detalhes da sua trilha, como duração, distância, andamento (pace), velocidade, elevação, calorias queimadas e naturalmente a rota que o ciclista fez.O app permite o upload dos dados para o site do iMapMyRide, onde a trilha pode ser compartilhada e um histórico detalhado dos seus passeios é mantido (você cria uma conta no site, é simples e rápido). Realmente muito legal.



Telas do iMapMyRide no smartphone


Site do iMapMyRide


Um grande diferencial do iMapMyRide é a disponibilidade do app para iphone, Android e Blackberry. Se você tem um smartphone, não tem mais desculpa para não usar. O ponto negativo é que os mapas são baixados em tempo real por 3G, então, onde não tem 3G, não tem mapa (além de consumir o plano de dados, o que aqui no Brasil pode ser um problemão).

                         



MotionX GPS




O MotionX Gps possui algumas características bem legais. Além de mapear a trilha e registrar duração, distância, velocidade, elevação e rota, ele permite o registro de waypoints e o trackback, que é você seguir de volta uma trilha que você já fez ou que está registrando. Isso é muito útil para o caso de você refazer uma trilha mapeada por você ou por outra pessoa ou, Deus nos livre, se você se perder.


O MotionX traz bússola e mapas integrados


Os mapas podem ser baixados para o iPhone (nove tipos de mapas, entre eles Marítimos (NOAA), estradas, trilhas (terreno), Google Maps, Bing, com combinação de estradas e satélite), então você não fica na dependência de rede 3G nem do seu plano de dados. Porém, nem todos os locais possuem mapas detalhados, com grande zoom. Mas é uma característica que ajuda muito.


Fotos da trilha e dados registrados estão disponíveis no App ou no site


O MotionX possui uma bússola eletrônica integrada, ou seja, se você achar melhor navegar tradicionalmente, também pode. A possibilidade de compartilhamento com Twitter, Facebook ou email é total. Considero o melhor e mais completo de todos, mas infelizmente só está disponível para iPhone.







O Endomondo é outro aplicativo, que tem como vantagem principal ser compatível com tudo quanto é telefone por aí. Além de iPhone, Android e Blackberry ele é compatível com Nokia, Polar, Motorola, Sony Ericsson, Windows Mobile e o que mais você imaginar.



Tela do Endomondo


O app pode registrar seu ritmo cardíaco com o uso de uma cinta peitoral compatível e tem muitas características legais (além das que já citamos nos outros apps: você pode se auto-desafiar (um contra-relógio, de um percurso que você já tenha feito) , definir um tempo-limite ou um consumo de calorias desejado, e ele permanecerá lhe informando quanto tempo falta para o objetivo.


Os mapas são lindos, mas são Google Maps, então dependem de rede 3G


No site é possível, à semelhança do iMapMyRide, compartilhar e visualizar trilhas suas e de outras pessoas, nas regiões desejadas.



O site do Endomondo


Mas as semelhanças, infelizmente, não terminam aí: o Endomondo sofre do mesmo mal do iMapMyRide, pois usa os mapas do Google Maps e isso o usuário preso a um plano 3G.

                         


BikeMate GPS


O BikeMate é o mais simples dos apps analisados. Embora possua características semelhantes, registrando distância, tempo de pedalada, velocidade e altimetria, além de associar fotos às trilhas, também depende da rede 3G e do Google Maps para exibir os mapas, e isso torna o app apenas mais um entre os outros.



Telas do BikeMate


Seu diferencial é manter um histórico das pedaladas no próprio aplicativo, por data, o que pode lhe dar, na trilha, uma idéia do seu desenvolvimento. Ele está disponível para iPhone e Android.


          


Anúncios
  1. BetinhoTacca

    Legal seu post!! O MotionX parece ser bem legal mesmo, pena que nao tem pro Android!!!

    Mas o que gostei mesmo foi da capa para o iPhone, vou ver se acho para o meu Galaxy II!!

    Abraços

  2. Opa Betinho. Até onde eu sei, a Griffin Survivor é só para iPhone também. Se você achar algo similar para o Galaxy, por favor avise ao blog!

  3. dukawano@gmail.com

    faltou citar sports tracker para iOS, simbian, android e blackberry

    • Olá, Dukawano! Não foi só o ST que faltou – não pretendemos esgotar o review com todos os apps disponíveis – e são muitos. Até onde pesquisamos, o ST é similar a vários outros apps, como o Endomondo, por exemplo. Para nós – mountain bikers, e não ciclistas urbanos – o diferencial está em baixar mapas numa rede WiFi para poder usá-los offline na trilha. Os mapas são essenciais para orientação, e quase nunca temos rede 3G ou mesmo sinal de celular disponível, daí a importância desta característica.
      Mas, como não testamos o Sports Tracker, se por acaso você quiser colaborar conosco escrevendo um review sobre ele, publicaremos!
      Grande abraço e obrigado pelo toque!

  4. Carlos Braga

    Vc sabe onde posso obter os mapas de trilhas do RN (Natal e proximidades) para serem usados no MotionX? Grato desde já…

  5. E o Every Trail, o que vcs acham? Vale a pena comprar a versão paga?

  6. Runtastic também é legal, bem funcional.

  7. Sports Tracker também é muito bom!

  8. Parece que é dífícil achar aplicativos Android para outdoor, que tragam os mapas de uma forma “legal”. Os Termos de Serviço do Google Maps não permitem tal uso offline. O que pena, pois os melhores mapas são aquelas fotos de satélite usadas no sistema da Google.

  9. O aplicativo RuntasticPro com certeza é o melhor…

  10. César Augusto Quadri.

    Concordo com Da Lama ao Caos. Eu gostaria de encontrar algum aplicativo onde pudesse baixar os mapas e seguir a trilha numa próxima vez. Encontrei um site legal onde dá pra baixar trilhas feitas por praticantes de MTB. O site se chama Wikiloc (http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do), tem também um app deles pra Android, só não sei se consigo colocar mapas pra usar offline e seguir a trilha…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: