YikeBike – você conhece?

Tá, tá… o blog é de mountain bike. Mas a YikeBike é uma coisa tão curiosa, com um design tão interessante que é impossível ignorar.

A Yike Bike foi concebida pelo neozelandês Grant Ryan. Elétrica, leve (11,2 kg, pouco para uma bike elétrica) e dobrável, a ela não é exatamente uma novidade, pois pode ser adquirida desde 2010.

A YikeBike

A YikeBike

As vantagens são inúmeras. É perfeitamente dobrável: você leva 15 segundos para deixá-la do tamanho de uma pequena maleta (de 11 kg, o que, convenhamos, é leve para uma bike, mas não tão leve para se carregar); a bateria, de Fosfato de Lítio, lhe dá uma autonomia – por recarga – de até 15 km, o que é mais que suficiente para uso urbano; e, lógico, é 100% ecologicamente correta: não emite poluentes e é muito silenciosa. E ela tem, também, uma espécie de ABS para deixar as frenagens mais seguras. É razoavelmente rápida, também, com 23 km/h de velocidade máxima. Bem mais rápida do que um carro num congestionamento.

A YikeBike, dobrada.

O fabricante atesta que em poucos minutos qualquer pessoa pode aprender a andar na YikeBike, e que a posição ereta e o guidon lateral é mais natural que a posição convencional de pedalar, a que estamos acostumados.

Vamos ao que interessa: a YikeBike não é, claro, barata. O preço, varia de 2 até 4 mil dólares americanos, e, embora no site da YikeBike seja possível localizar um distribuidor no Brasil, a sua sede fica em Miami, então certamente altos impostos de importação se aplicarão (um produto tão ecológico não deveria ser isento?). Por outro lado, mesmo com as taxas alfandegárias, para quem já vai viajar aos EUA pode valer a pena comprar e trazer, pagando, mais ou menos, 1.500 dólares de imposto sobre o modelo mais barato (ficaria em U$ 3500). Então, não é para qualquer um. Mas, também, com o trânsito louco e com nenhum respeito aos ciclistas, talvez não seja muito recomendável a sua utilização por aqui. Infelizmente.

Ela não é só um meio de transporte, isto é certo. É um acessório fashion, e assim, pode receber as mais diversas customizações. Dê uma olhada:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Publicado em 19/09/2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em YikeBike – você conhece?.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: