Elite 10, 20 e 30: As novas 29ers da Caloi 2013

A Caloi, seguindo uma tendência mundial, descontinuou a sua linha Elite 26″ no final de 2012, substituindo-a por modelos com aro 29″. As 29ers originais da marca – a Caloi Two Niner – também não serão mais fabricadas. As 26″ serão mantidas na linha Supra 2013, cujo review faremos em breve.

O bom padrão de componentes intermediários permanece na linha Elite, que continua se configurando um ótimo custo x benefício nesse segmento. A linha agora é oferecida em três modelos: Elite 10, 20 e 30.

A Elite 10 é uma bike básica, adequada ao ciclista iniciante, que está começando a fazer trilhas e quer um produto confiável com preço mais em conta. Com quadro em alumínio 6061, 24V, componentes SRAM (câmbio traseiro X4) e freios Avid BB5 mecânicos e garfo RST Omega 100mm. Destaque para o Selim Selle Royal Viper e os excelentes pneus Continental X-king 2.2, também presentes na Elite 20 e 30.

Aliás, em relação ao quadro, as três bikes da linha usam a mesma linha de alumínio 6061, sendo que a Caloi 10 e 20 compartilham o mesmo quadro com a mesma geometria. A Caloi 30, firme à sua proposta de ser uma bike competitiva, tem geometria diferenciada, mais voltada à performance que ao conforto, com um chainstay mais curto (438mm) e distância entre-eixos menor que os outros modelos.

A Elite 20 compartilha quadro, pneus, garfo e cockpit com a sua irmã mais barata, diferenciando-se nos freios (hidráulicos, Avid Elixir 1), e nas 27V com câmbios SRAM X5.

A top de linha Elite 30 possui, além do quadro de geometria diferenciada com cabeamento interno, transmissão com 30V e SRAM X7, cockpit Crank Brothers (de qualidade comprovada), inclusive pedais, selim Fi’zik e garfo Rock Shox XC30. Boa bike, mas na nossa opinião, se o foco é competição, deveria ter um modelo (opcional, talvez) com freios mais top e, com certeza, com um garfo pneumático – mesmo a um preço mais alto. Avaliando bem, é mais uma bike para o ciclista recreacional que deseja performance – se a intenção for competir buscando resultados, a troca desses componentes é, ao nosso ver, imperativa.

Um ponto negativo, pelo menos para casos específicos, é a oferta limitada aos tamanhos 15″, 17″ e 19″. Isso  pode ser um problema, caso o ciclista tenha um biotipo maior – restará optar por uma gringa, que existem em tamanhos XL ou XXL. Mas, como sempre, consideramos o Bike Fit de extrema importância.

Como análise final, achamos os preços extremamente competitivos (Preços sugeridos: Caloi Elite 10 – R$ 2.499,00; Caloi Elite 20 – R$ 2.999,00 e Caloi Elite 30 – R$ 3.699,00, mas já se encontra ainda mais baixos) tendo os modelos se apresentado como excelente custo x benefício quando comparadas a outras 29ers hardtails do mercado.



Posts relacionados:
Caloi Elite Carbon

Para postar comentários no blog você precisa estar logado no WordPress, Twitter ou Facebook.

                       


Para postar comentários no blog você precisa estar logado no WordPress, Twitter ou Facebook.

                       

Publicado em 02/05/2013, em 26, 27.5 e 29ers, Novidades na mídia, Reviews e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 47 Comentários.

  1. Thauan Lopes

    Tenho a minha Elite 30 desde Dezembro e até agora não tenho reclamações. Foi um das primeiras a ser comprada aqui em Manaus. Ótimo custo x benefício. A suspensão responde bem, porém já vi gente reclamando acerca dos freios Avid Elixir 1, poderia ser um freio melhor mesmo.

    Vale lembrar que a Elite 30 foi eleita a Bicicleta do Ano, na categoria entrada, pela Revista Go Outside.

    Abraços e parabéns pelo site.

    obs.: Foi depois de muito ler as matérias do site que consegui escolher a minha primeira bike.

  2. Acabei de Comprar minha Two Niner e já está extinta!? putz, mas estou muito feliz com a bike!

  3. Parabens pela matéria… Tem me ajudado bastante na escolha da minha bike.

  4. Ramon Lincoln Veloso

    Vc esqueceu de mencionar, que a Caloi tem também a Elite Carbon, essa sim é puro sangue de competição, componentes X9, X0, suspensão Rock Shox Reba…

  5. Oi Paulo.

    Oportuno o artigo, já que faz poucos dias que estas bicicletas chegaram nos grandes distribuidores (antes só eram encontradas em pequenas lojas do ramo).

    Sobre as 26″, existe a disponibilidade do modelo Vitus (http://www.caloi.com/bikes/vitus) para assumir o lugar da Elite 2.7. Ou seja, quem prefere uma 26″ e deseja um equipamento de melhor performance, ainda terá esta opção na linha Caloi 2013.

    Abração!

  6. Ei Bro! Seu blog não tem fronteiras, hem? Gente do Brasil todo já fala sobre a qualidade de seus posts e as dicas maneiras! Legal pra caramba! Sucesso!!

  7. alfredo rocha

    Estou encontrando a elite 30 a 4000,00 será que ainda é um bom custo benefício? Parabéns pelo blog, tem me ajudado muito a esclarecer minhas dúvidas.

    • Alfredo, acho que, pela procura, estão cobrando um ágio respeitável em cima.
      Isso não se justifica. Com esse preço o CxB vai embora, ficando quase no patamar das gringas.

      Eu esperaria. Os apressadinhos vão comprar, mas depois elas encalham e o preço cai.

      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLACE curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? Abraços!

  8. Olá, estou iniciando e gostaria de saber o que vc acha da Caloi Elite 10. Gostei da bike e ela esta dentro do meu orçamento. Pretendo usar ela tanto na terra quanto no asfalto. Quero saber o seu aval: é uma boa compra?

  9. Marcus Felipe

    O problema da Caloi é que ela não quis minha grana!!! Eu estava desde janeiro procurando pela Caloi Elite 30. Fui em várias lojas, revendedores autorizados (pasmem, um deles nem quis encomendar para mim!!!). Acabei desistindo da Elite 30 quando vi lojistas na minha cidade cobrando entre R$ 4000 e R$ 4600 por ela. Dei uma banana pra Caloi e pra esses especuladores e comprei uma Scott Scale 970 à vista por um preço mais barato que esses R$ 4600.

    • Oi Marcus! Taí publicado seu desabafo.
      Esse problema de “desabastecimento” aconteceu também com a Elite 2.7, mas ágio (subir absurdamente o preço da bike) é a primeira vez que temos noticia.
      Como opinião pessoal, não creio que essa estratégia das lojas funcione; a maioria vai fazer como você e procurar outras marcas.
      Provavelmente esse problema deve ser por algum entrave na importação dos componentes das bikes da série Elite (pois a bike é 100% gringa, só é montada aqui).
      Abração e boas trilhas com a sua Scale!

      • Marcus Felipe

        Pois é, com a Caloi Elite 2.7 aconteceu a mesma coisa. Na minha cidade essa bike só apareceu no segundo semestre de 2012. Neste ano fui na loja ver o preço da Elite 2.7 e queriam, acreditem, 3000 reais por ela, mais caro que o preço cobrado no site da Caloi pela Elite 10. Aqui pertim de casa tem outra loja vendendo a Elite 30, eles querem 4000 reais por ela.

        Quanto ao ágio, é só pesquisar nos sites dos lojistas. Realmente há uma grande procura pela Elite 10, 20 e 30. Em março, acho, fui numa loja e tinham vendido a última Elite 30 algumas horas antes de eu chegar lá.

        As bikes de 29″ são muito boas! Recomendo! Comprem sem medo!

  10. Wilson de Taubaté

    Comprei uma Caloi Elite 10…estou iniciando as atividades…não queria gastar muito e comprei por um preço que acho aceitável para uma bike que fará trilhas leves e asfalto…a bike estava R$2499,00 depois foi para R$1999,00 e saiu por R$1879,00 pois utilizei a promoção do km de vantagens no site da [Editado pelo blog](-R$499,00, -R$120,00)…estava em duvida com umas outras bikes…uma Soul 500 e uma Specialized Hardrock bem mais caras, mas acho que fiz um bom negócio no custo beneficio (ter uma bazuca para matar uma formiga não é certo)…queria deixar o meu agradecimento ao site que me ajudou bastante na minha decisão…agora é só esperar a bike chegar e pedalar.

  11. Amigo estou com uma Caloi Two Niner seminova (outubro/2012 – 700 km), mas me fizeram uma proposta para trocar por uma Caloi Elite 20 (zero), será que vale a pena? Vou desembolsar em torno de 800 paus. Sei que os pneus são melhores que os da Two Niner (só para trocar ia pagar, uns R$220-250,00), mas o que mais pode valer mais a pena na Elite do que na minha Two Niner? SRAM é melhor que o DEORE? O fato de já ter saído de linha? O que você acha?

    • Oi Marcelo.
      SRAM e Shimano (Deore é uma linha da Shimano) são marcas de alta qualidade. As linhas Deore e X5 (que equipa a Caloi 20) podem ser consideradas equivalentes, mas isso é muito uma questão de opinião (não há uma correspondência exata entre grupos Shimano e SRAM).
      Em relação às duas bikes, não creio que vá fazer muita diferença em termos de performance. Porém, a geometria delas é muito diferente; pode ser que você se adapte melhor a uma ou a outra, teria que ver isso com um Bike Fit. Particularmente não gosto da estética da Two Niner (acho o quadro horroroso), mas se você está bem adaptado a ela não há razão lógica para trocar. Emocional, talvez.
      Realmente, o fato de ter saído de linha pesa a favor da Caloi Elite 20, mas 800 paus é uma grana, também, né?
      Será que ajudei? 😀
      Abração!

  12. Alain Pozzatti

    Bom dia equipe Da Lama ao Caos.
    Venho acompanhando as matérias do Blog, e realmente voces estão de parabéns. Quanto a matéria que apresenta a linha Elite 29, percebi que os aros e raios também são os mesmos desde a elite 10 até a Elite Carbon.
    Pretendo migrar para o aro 29 em breve, e dentre estas, acredito a que irá me atender muito bem sera a Elite 10, pois raramente irei para uma trilha pesada, e meu uso com a bike será 80% em asfalto e trilhas leves. Vale lembrar, também, que “minha companheira” é e será utilizada como complemento e revezamento de minha atividade física, pois sou praticante de atletismo.
    É certo que farei um upgrade com o tempo, afinal, quem adora pedalar não resiste essa tentação.
    Abraço e Bom pedal para todos

  13. Bom dia. Acabei de comprar uma Caloi Vitus por R$ 3.149,00. Vocês acham que fiz uma boa compra???

    • Oi André! Na nossa opinião a Vitus é uma boa bike e o preço que você comprou é compatível com o mercado.
      Agora é só ir para as trilhas!
      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? Abraços!

  14. Nilo Ezequiel Júnior

    Quanto ao pedivela, acho que o que equipa a Elite 30 (X7) é inferior em tecnologia em relação ao grupo Deore, que já é integrado. O que você acha?

    • Embora não seja integrado como o Deore, o X7 com central GXP (com rolamentos externos), na minha opinião, se eqüivalem (ou talvez seja até melhor).
      Porém, como a Caloi não disponibiliza as informações exatas e detalhadas de suas bikes no seu site não tenho certeza se a combinação é essa.
      Por outro lado, comparar Shimano com SRAM é pedir por confusão. Há apaixonados por cada uma delas de forma que beira o fanatismo, então não é bom mexer com isso :-D!

  15. Em relação a Caloi Elite 20, é uma boa escolha?? To namorando uma aqui tem umas 2 semanas para comprar…. E com um preço de R$ 2.879,00 oque acham? É uma boa ou consigo uma melhor por esse preço.
    Agradeço pela resposta o/

    • OLá Guilherme! A Elite 20 é uma boa bike sim. O preço está na média, abaixo do preço sugerido pela Caloi (R$ 2.999,00). Com relação a preços de outras bikes a comparação fica mais difícil, pois são muitas as opções e os preços são muito variáveis, também.
      Se você estiver em dúvida entre ela e outra diz aí qual é para a gente opinar!
      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? Abraços!

  16. Roberto Alves

    Qual seria a melhor escolha entre uma Caloi Elite 30 e uma Rocky Mountain Soul 29 (a Rocky vem com upgrade no pedivela e câmbio traseiro, ambos de Alívio para Deore). Os preços por aqui são similares

  17. Pessoal postei em algum lugar uma pedgunta sobre o preço de uma caloi elite 2.4 azul2012 na caixa por R$1390,00 em até 10x no cartão. Não consigo achar o post.

    O que vcs acham? Vale a pena por esse preço?

    Essa bike será para a namorada me acompanhar em rolés uebanos e trilhas leves.

    Obrigado

  18. Prezados colegas, tenho a opção de comprar uma Caloi Elite 2.8 modelo 2010 com grupo deore XT, a R$1.850,00 zera sem uso, ou uma Caloi Elite 20 por R$2.200,00, zera também. Qual seria a melhor opção? Abraçooo

    • Se pra você o aro 26 estiver tudo bem, não tem nem comparação.
      Se você fizer questão de uma 29er, a E20 é uma boa escolha.
      Eu, que prefiro 26, não teria nem escrito aqui pro blog 🙂

      • Muito obrigado, já fiz o pedido da elite 2.8, meu único medo são os componentes linha de 2010, deore xt sem shadow diga se de passagem. E estou tendo a oportunidade de trocar pela E20, em relação ao aro para mim é indiferente, na verdade nunca andei em uma 29er hehehe,

        E vc foi muito rápido para responder haha.

        ABraço

        • Hehe, the flash, né? Tá chovendo aqui, então estou em casa, dá pra responder na hora.
          Olha, uso XT 2010, não é Shadow, não tenho queixas, apesar de saber que o Shadow é melhor (o meu, na verdade, é invertido).
          Me perdoem os fãs de SRAM, mas entre XT e X5 só um doido escolheria o ultimo 🙂

  19. haha sim, ahh pedal na chuva uma boa! Então em termos de comparativo, a deore XT se equivale com a sram x-9 né, bom está decidido sua opinião me ajudou! O que achou do preço das duas bikes?

    Ficarei com a Caloi Elite 2.8, mesmo sendo modelo 2010, acho que estou fazendo um bom negócio pelo valor de R$ 1.850,00.

    Abraço

  20. O que vcs acham da Caloi Supra 30? Faço passeios noturnos dentro da cidade de SP. Algo em torno de 30 k!

    • Olá, Filippi.
      Acho uma boa bike. O grupo Acera 27 não é muito robusto nem preciso, mas dá conta do recado para trilhas leves e médias; então, deve se prestar bem para seus passeios.
      Talvez uma aro 29 fosse melhor, se os passeios não forem muito travados (para – continua – para). Mas com certeza a Supra 30 dará certo.
      Abração!
      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? A gente agradece.

  21. A Caloi caprichou na sua linha elite, ficou linda e com bons componentes. O blog está de parabéns ótimo trabalho.
    Estou aguardando ansiosamente o post sobre a nova linha da supra para me decidir sobre a compra de uma nova bike!

    • Opa Diego! Realmente a Supra 2013 é uma linha bem legal para iniciantes. Recomendamos, principalmente, as Supra 20 e 30.
      Não temos posts sobre ela em vista, mas se tiver alguma duvida manda ver que a gente responde!
      Abração!

      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok?

  22. Meu caro, estou em duvida, Elite 30 por 4000 ou scale 970 por 4700?

    • Olá Walmyr!
      Esta complicada comparação tem que, primeiro, desconsiderar o peso da marca. Scott é uma marca muitíssimo mais tradicional do que a Caloi, com muito mais pesquisa e desenvolvimento nas costas.
      Então, deixando de lado o quadro, a consagrada geometria da Scale, materiais e a ciência empregada no desenvolvimento, resta a nós a análise dos componentes.
      Acho o X7 da Caloi mais preciso do que o Deore da Scott, mas não muita coisa. O pedivela poderia fazer a diferença mas, infelizmente, a Caloi escolheu um central ISIS + Howitzer, e essa conexão é famosa por dar folgas em um tempo relativamente curto, além de ser pesada (veja o review do BikeRadar). A Scott, que poderia ter ido de Deore integrado, preferiu economizar escolhendo o obsoleto Octalink. Assim, é seis por meia dúzia.
      O garfo da Elite 30 (Rock Shox XC30) é um pouco melhor que o Suntour XCR-29-LO da Scott. Mas, na minha opinião, ambos merecem um up para um garfo penumático, se o cara quiser fazer um mtb mais sério.
      Ambos os cockpits (Crank Brothers na Caloi, Syncros na Scott) são de boa qualidade. Apesar dos pneus Continental X-King da Caloi serem ótimos, prefiro os Rocket Ron da Scott.
      Em resumo, eu ainda ficaria com a Scott (e aí o peso da marca vai contar), apesar do conjunto ser ligeiramente mais fraco, e digo o porquê: com um up de pedivela e garfo, necessário em ambas, a Scale, na minha opinião, fica uma bike melhor. Se a grana estiver no limite, porém, a Caloi não faz feio – é uma bike decente, e quase 1000,00 mais barata (mais ou menos 15% de desconto).

      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? Abraços!

  23. Maravilha amigo. Acho que vou optar pela scott!

  24. Bom dia, adquiri a Caloi Elite semana passada, e no primeiro evento que participo com ela o aro traseiro partiu ao meio. Não é minha intenção desdenhar da bike, porem o fato é que a Caloi não dispõe de peças de reposição… Fui informado pelo chat que o prazo para entregarem o produto é de 30 dias!!!! Então pra comprar uma Caloi tem que ja dispor de outra bike… uma pelo preço de duas!!!!

    • Oi Cleverson! Entendemos perfeitamente a sua posição, e o blog, isento que é – não custa dizer, não temos afiliação com nenhuma marca – tem o prazer de postar sua denúncia.
      Consideramos a Caloi Elite (principalmente a Elite 30) uma boa bike e a recomendamos sempre, por seu ótimo custo x benefício. Também, como você, entendemos que qualquer objeto é passível de quebra, e concordamos que o problema seja a peça de reposição (ainda mais se foi só o aro, peça de R$ 40,00 no varejo e facílimo de adquirir).
      Nota zero para a Caloi.

      Sugestão: Poste esse mesmo comentário que você fez na página da Caloi no Facebook. Mande mensagem e coloque como comentário em um post deles… ninguém gosta de publicidade negativa, e a tendência é eles resolverem rapidinho.

      Mantenha a gente informado!

  25. Boa tarde! Em sua publicação sobre as bikes caloi elite ao final você disse que: ”um ponto negativo, pelo menos para casos específicos, é a oferta limitada aos tamanhos 15″, 17″ e 19″. Isso pode ser um problema, caso o ciclista tenha um biotipo maior – restará optar por uma gringa, que existem em tamanhos XL ou XXL”.
    No meu caso, por ser iniciante estou muito interessado em adquirir uma elite 10 ou 20, mas tenho estatura de 1,85m e não sei se seria uma boa escolha pelos tamanhos ofertados. Gostaria que você me desse uma dica em relação a esse ponto. Desde já, muito obrigado.

    • Oi, Diego! Muito pertinente essa sua dúvida.
      Para definir o tamanho correto da bike (do quadro da bike, no caso), e os ajustes necessários (basicamente posição horizontal do selim, distância do selim ao central e tamanho da mesa) é preciso fazer um bike fit. Só a altura da pessoa não é suficietne para determinar isso.
      Tendo 1,85m é possível que um quadro 19″ dê, ou não.
      Assim, recomendo, antes de tudo, ler esse post: https://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2010/09/21/conhecendo-sua-bike-que-tamanho-deve-ter-minha-bike-atualizado/
      Você pode fazer um bike fit virtual, ou, idealmente, com um profissional. É um investimento que vale a pena, mesmo sendo iniciante.
      Qualquer coisa, escreve aí.
      Abraços e boas pedaladas!

