Tira-teima: Quem Pesa Mais?

No final de outubro, o nosso leitor Marcelo Cardim, como contribuição ao Blog, informou ter pesado a Caloi Elite 2.7 e a Soul SL 500, que foram objeto de um comparativo em maio/2012. Segundo seus dados, a Elite 2.7 pesou 12,04 kg e a Soul 14,5 kg.

2,4 kg numa bike é muita coisa e, reavaliando as bikes, não encontramos razões aparentes para tal discrepância. As bikes são bastante similares em níveis, e seria impossível tal diferença de peso no quadro. A suspeita recaiu sobre os pneus.

Entrando em contato com a Soul Cycles sobre o assunto, através de Caio Salerno, fomos informados que “as primeiras SL 500 saíram de fábrica com pneus mais pesados. Atualmente o peso está na casa dos 13 kg“.

Marcelo contestou a informação, argumentando, corretamente, que “achava impossível apenas a troca de pneus proporcionar uma redução de peso de 1,5 Kg”.  E questiona: “Na prática, alguém conseguiu encontrar uma Soul SL 500 com peso de 13 Kg “?

Da Lama ao Caos, que não se satisfaz com pouco, foi tirar essa história a limpo.

E, os vilões logo apareceram.

A Caloi Elite 2.7 foi pesada (nota do editor: a balança não foi aferida pelo INMETRO, sendo inválida para transações comerciais. Mas os produtos foram pesados com a mesma balança, nas mesmas condições, e a mesma já havia, em outras ocasiões, mostrado resultados aceitáveis) e mostrou um peso compatível com o declarado: 12,76 kg – que consideramos bem adequado para a bike. A Caloi estava com pedais de alumínio, comuns.

A Soul SL 500 foi pesada a seguir e mostrou o peso de 13,95 kg. Rapidamente detectamos que o principal vilão nesta diferença de peso foram os pedais M324 (SPD + Flat, mistos), que pesam quase 700g (também foram pesados). Estes são pedais mistos (clipless + plataforma) e inegavelmente um up na bike, pois custam mais de R$ 200,00. Resta saber se o ciclista quer esse tipo de pedal, com esse peso, na sua bike, ou se não é melhor ir logo nos leves M520. Eu, particularmente, não gosto de pedais mistos. E menos ainda se forem pesados desse jeito.

Assim mesmo, continuamos achando estranho a Soul pesar meio quilo a mais que a Caloi. A diferença, sim, está nos pneus. A Caloi usa os Maxxis Ignitor 26 x 1.95 e a Soul os pesados Kenda 26 x 2.10 (que são mais largos e oferecem mais grip, mas certamente há opções equivalentes bem mais leves, principalmente em Kevlar). Além disso, por questões mercadológicas, a Soul pesada tinha quadro 19″ e a Caloi 18″ (a Soul trabalha com números ímpares, e a Caloi com números pares), o que explica mais umas gramas.

Desta forma, consideramos que as bikes possuem, respeitadas as diferenças de tamanho e setup, pesos similares, com alguma vantagem para a Elite 2.7 em peso, algo em torno de 300g a menos.

O Blog da Lama ao Caos agradece imensamente à Best Bike Natal, e destacadamente à pessoa do seu gerente, Eliel Costa, pelo excelente atendimento e disponibilização das bikes e pedal para a pesagem. A Best Bike Natal fica na Avenida Antônio Basílio, 2647 – Lagoa Nova, e atende pelo telefone (84) 3206-4579. Ah, e agradecemos, também, ao Marcelo Cardim, que levantou a dúvida e proporcionou mais este post!

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Publicado em 23/11/2012, em Reviews e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Parabens! Continue pesando,e fazendo esses tira teimas!
    Vc ja pesou a caloi two niner 29er 2012?

    • Não pesamos a Two Niner, Alan. Na verdade, compartilhamos um pouco da filosofia da Cannondale, que sugere o ciclista pesar ele mesmo os modelos de sua preferência e chegar à própria conclusão.
      Porque tem muitas variáveis, como pedais, pneus, tamanhos de Bike diferentes, como foi o caso. Então, por o peso de Bike A ou B pode ficar meio irresponsável. No caso da 2.7 x SL500 foi só para tirar uma duvida mesmo.
      E, reforçando, onde geralmente está o problema é nos pneus (arame x kevlar x tamanho) e no garfo. Pedal, como foi o caso, é exceção. Os pesos dos quadros de bikes com valores semelhantes são muito parecidos, variando 150~200g, então, em relação a quadros, a diferença é pouca.
      Em relação à Two Niner, vi uma hoje mesmo. Boa bike, bom setup, apesar de eu achar o quadro esquisito. Não gosto daquele amassado no top tube, me parece que caiu algo em cima, hehe. E a Caloi lançou o modelo 29 (com esse nome mesmo), bem simples (21V, vbrake) mas que pode servir para quem quer uma Aro 29 para rodar no asfalto. O preço é em torno de 1690,00.
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  2. E agora com os lançamentos da Caloi Elite 10, 20 e 30, ela ficou menos atrativa!
    Ta curtido!
    Abraços.

    • As novas Caloi 10, 20 e 30 são as aros 29″ Elite. Ainda não sabemos se as aros 26″ continuarão a ser fabricadas. Vamos ver – logo postaremos a respeito.
      Mas sobre ser mais ou menos atrativa, aí depende do cidadão querer um ou outro diâmetro de aro – na nossa opinião, não dá para comparar: são bikes diferentes!
      Valeu, Alan! Abração!

  3. Comecei a pedalar novamente a uns 2 meses. Seu Blog está sendo de grande ajuda. A partir dele e do forum pedal eu resolvi comprar uma elite 2.4!!
    Parabens pelas otimas reportagens e pelos comparativos que expressam a opnião de quem realmente usa e nao possui apelo comercial algum!!
    Gostei muito da sua reportagem da manitou R7, provavelmente daqui a uns anos eu troque minha RST por ela!
    Tambem gostei muito da reportagem sobre as manoplas Ergon. Acabo de encomendar minhas RC2 que achei com um custoxbeneficio ainda melhor!
    Um item que tem me incomodado na minha recem adquirida caloi é o selim que espero trocar em breve. Fica como dica para uma futura reporgem esse tema : troca de selim!

    Um abraço e Parabens!!

  4. Eu detesto aro 29. Tenho 1,70 de altura e reparei, pedalando bikes 29 de amigos, que as subidas são bem piores, principalmente partindo da inércia.
    Em “single tracks” o aro 29 também não ajuda.
    Assim como selins são de uso e gosto pessoal, creio que aros também sejam. Pode ser que o aro 27.5 seja do meu agrado, mas para mim aro 29 não serve! Valeu!

  5. Srs.

    Comprei uma Elite 30 e farei alguns upgrades, mas queria duas informações, por favor:

    1. Qual a configuração de pedivela X7 que é compatível com a Elite 30? 170mm ou 175 mm? PF30, BB30, GXP ou GXP PF?

    2. Qual a configuração da blocagem para a compra de novas rodas para a Elite 30? Seria 9mm na dianteira e 10x135mm na traseira? Alguma outra observação sobre rodas para comprar rodas novas para este modelo?

    Obrigado!

    • Oi Raphael! Boa bike você comprou. Infelizmente, não podemos dizer o mesmo das informações disponibilizadas pela Caloi, que são muito pobres.
      Assim, ainda não sabemos qual o tipo de movimento central ou de blocagem. Nem mesmo qual o modelo da suspensão a Caloi informa (uma Rock Shox série XC). Aí, fica difícil ajudar.
      Em relação ao tamanho do pedivela (170 ou 175mm) já li estudos que mostram essa alteração ser irrelevante em termos de performance, ams, para tirar a dúvida, um bike fit poderá lhe orientar melhor.
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