Catherine Pendrel, a XC World Cup… e uma 26!

As polêmicas podem ser divertidas e nos trazer novas conclusões. É interessante, como editor, ver os comentários apaixonados, tanto de um lado como de outro, sobre as 26, 27,5 e 29ers, não só aqui no DLAC, mas em qualquer blog que se manifeste a respeito (mesmo sem tomar partido) sobre uma ou outra.

No post “O Futuro das 29ers“, e que tem a ver também, obviamente, com as 27,5, citamos um depoimento de Nino Schurter, que recentemente ganhou uma etapa do Mundial de MTB com uma Scott 27,5 – fato que provocou um súbito interesse pelas 650B, como as 27,5 também são chamadas.

E não é que a ciclista canadense Catherine Pendrel acabou de ganhar (no dia 23 de junho) uma etapa do Mundial de XC… numa 26? A bike é um protótipo – é, a galera de ponta corre em protótipos, feitos sob medida, gente – da Orbea, full supension, com a suspensão eletrônica Fox/Di2, e aro 26.

Catherine Pendrel após a vitória em Mont-Sainte-Anne (Quebec, Canada)
Imagem original: cyclingnews.com

Uma coisa curiosíssima nisso tudo é que a experiente equipe do Bike Rumor simplesmente não pode concluir (pelas fotos), com certeza, se Catherine estava correndo com uma 29 ou com uma 27,5 com pneus de grande volume… no fim das contas, a Orbea declarou que era uma 26, mesmo. Lembrando que, caso dê no seu quadro, pneus 2.35 vão fazer sua 26 chegar pertinho de uma 27,5, então…

Lá se vão dois paradigmas? 26 e provas de XC não combinam? HT levam vantagens sobre full suspensions? Na humilde opinião do vosso editor, “It’s not about the bike“…

Comentem, comentem! Dêem sua opinião!

Gostou deste post? Clique no “Gostei” aí embaixo!

Posts Relacionados:

Suspensão eletrônica???!
O Futuro das 29ers
27,5??? Agora, pronto!
26 ou 29 – ainda a dúvida.
Giant Anthem 29er e o Cape Epic
Cannondale 29′ers 2012
26 ou 29???
29ers de baixo custo

Publicado em 26/06/2012, em 26, 27.5 e 29ers e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Caro Paulo, já me rendi as 27,5 ” e estou montando estas rodas 650b da Enve e pneus racing ralph 2.25, daqui a um mês de faço o relato da experiencia destas rodas. Como uso pneus grandes 26×2.4 que é equivalem a um diametro externo de 26,8 ” (é quase uma 27″) deverei ter pouca diferença, mas te informarei a minha percepção.
    PS. estou trocando as rodas da bike porque quebrei uma das rodas (carbono).
    Sds.

  2. e agora josééééééééé´?

    • Opa, Humberto! Pois é… para mim, tudo continua em aberto… ou seja, o que é bom para Catherine Pendrel pode não ser bom para Nino Schurter, e o que é bom para Nino pode não ser bom para Julien Absalon – que corre com uma 29 HT. E o que é bom para eles pode não ser bom pra gente… acho que é por aí! Abração!

  3. Ricardo Arrais

    Sei não… SE eu fosse profissional eu avaliaria os percursos antes e se predominassem retas e estradões eu iria com minha 29 HT (obviamente meu patrocinador me daria as opções que eu quisesse!) e se fosse um percurso mais técnico, acidentado, irregular e lento eu iria com minha 26 full suspension… Mas como sou um mortal comum, vejo que a diferença tá mais na competência das pernas do que no tamanho dos pneus. Valeu!!

