DLAC Pic of the Day – Navegando em Serra Caiada

Quando se tem um mapa e uma bússola, a atenção tem que ser total… senão, já era!


Ramon Vasconcelos – Em Serra Caiada.

Veja os outros Pictures of the Day!

Continuem mandando suas melhores fotos de pedais. O tema é simplesmente bike – pode ser Mountain Bike, passeio urbano, fotos com crianças, uma foto antigona, uma trilha casca grossa… A gente escolhe aqui. Todo mês selecionaremos o “Picture of the Month”, e daremos um brindezinho de agrado ao vencedor. O primeiro será das fotos enviadas até o fim do mês de Junho. Participem!

Para enviar a sua foto para o DLAC Pic of the Day o autor deve enviá-la anexada para o NOSSO EMAIL, com assunto = POD e resolução Mínima 640×480 (VGA). Faça uma breve descrição do local, e indique textualmente, no corpo do email, que é o autor da fotografia. Se aparecer alguém na fotografia que não o autor, este se responsabiliza automaticamente pela autorização de divulgação da imagem de todos os que nela aparecerem. Somente as fotos selecionadas, segundo critério exclusivo do blog, serão publicadas. O texto enviado será editado.

5 comentários em “DLAC Pic of the Day – Navegando em Serra Caiada

      1. Não, não é. Já conheço a página Trilhas Mapeadas. Ela é muito interessante, útil, mas não foi sobre aquilo que perguntei acima.

        Perguntei por um mapa tipo esse impresso que está no guidão da bicicleta que aparece na foto. Parece-me que ele foi especialmente confeccionado para uma prova ou competição, pois vejo nele como logos de patrocinadores locais. Tenho interesse em saber que tipo de carta é aquela, o mapa em si, e onde obter cartas assim. Se o cara está usando uma bússola, então por certo a carta já vem da fonte com os parâmetros necessários para a orientação de navegação terrestre por bússola.

        Eu sei que existem vários tipos de carta que pode servir para navegação com bússola… mas uma carta usada por aviadores, por exemplo, não rola, provavelmente, pois o nível de detalhes é outro.

        Então, em outras palavras, eu estou perguntando por mapas (tipos de carta, que seja) que possam oferecer um nível de detalhes razoável (leia-se: mais seguro quanto possível) para navegação terrestre por bússola. Os detalhes são muitos bem vindos principalmente quando as bússolas de GPS (smartphones) não oferecem precisão; o que pelo que entendi, é o que acontece!

          1. Depois que recebi essa resposta, fui no site Expedição Carcará e achei os contatos (e-mails e telefones) dos dois instrutores. Mas não cheguei a falar com eles. Fui adentrando uma pesquisa pessoal sobre mapas, e cheguei às cartas topográficas do IBGE (com curvas de nível) e ao surpreendente projeto OpenStreetMap e seus derivados. Resultado: tornei-me usuário colaborador do OpenStreetMap.

            http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:Alexandre_Magno/
            http://wiki.openstreetmap.org/wiki/User:Alexandre_Magno/Notas

            A partir das imagens aéreas do Bing (Microsoft) eu vou poder colocar o nível de detalhe que quero para “meus” mapas, e compartilhar isso com vocês e com o mundo! Vai me custar um bocadinho de tempo, mas com certeza valerá a pena. Poderei imprimi-los (inclusive como cartas, com lat/long e UTM) ou usá-los no OruxMaps, exportados pelo MOBAC, sem problemas com direitos autorais.

            Estou fazendo questão de mencionar isso aqui, apesar do minúsculo progresso, para talvez atrair mais gente ao projeto OpenStreetMap. Seria muito interessante poder conversar sobre as trilhas potiguares sanando dúvidas importantes com quem realmente esteve lá.

            Se alguém tem dúvidas a cerca de algo que já coloquei no Wiki, por favor, não hesite em contactar-me.

Os comentários estão encerrados.

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑