29ers de baixo custo

Como sugestão de um leitor, resolvemos fazer um comparativo sobre essas 7 29rs de menos de R$ 3.000,00. As marcas e modelos foram escolhidas segundo a sua disponibilidade no mercado, respeitando apenas o critério de preço (obviamente, preços médios). Todas as bikes escolhidas para a análise estavam à venda, em diversos tamanhos de quadro, pela internet.

Vão pensar até que a Caloi está patrocinando o blog. Não é nada disso, mas realmente fica difícil bater o custo x benefício dos componentes que vêm com a Two Niner (a exemplo da Caloi Elite 2.7). Com grupo completo Deore (27V, portanto) e freios M445 hidráulicos, com preço sugerido de R$ 2.800,00, o cara só tem que pensar se a geometria dá certo para ele. A Dart3 é um garfo que não vai bem com um grupo Deore, na minha opinião, mas um up futuro sempre é possível. De resto, nessa faixa de 29ers não se encontra coisa melhor, considerando o custo x benefício.

Abaixo, a foto da Caloi Two Niner 2012, que substitui a foto postada anteriormente (do modelo 2011). Parabéns aos leitores que nos alertaram deste fato – mesmo após sermos avisados, demoramos um tempinho para notar as diferenças. Para ajudar e vocês não ficarem brincando de jogo dos sete erros, lá vai o que mudou: o grafismo melhorou (sou fã de amarelo, então acho que ficou mais legal) e os freios são hidráulicos (eram Avid BB5, mecânicos – bons freios – mas agora são Shimano M445, hidráulicos e ainda melhores). Ficamos realmente surpresos com a capacidade de observação dos nosso leitores. A troca dos freios só é notável prestando muita atenção, principalmente pelo tamanho da imagem que pusemos aqui no blog. Outra coisa positiva: a Caloi retirou o ridículo espelho retrovisor e os refletores das rodas, ainda bem! De qualquer forma, agora indicamos na legenda ser o modelo atual, 2012, e agradecemos à atenção dos leitores em nos alertar para este fato.

Atualizado – Caloi Two Niner 2012

A Cannondale Trail SL4 encontra-se na mesma faixa de preço da Caloi Two Niner. Com 24V, câmbios Alivio, suspensão RST Deuce 29 TNL e Freios mecânicos Promax é uma bike com uma geometria mais elaborada que a Two Niner, mas com componentes menos top.

Cannondale Trail SL4 29

Ainda beirando os R$ 2.700,00 temos a Trek Wahoo 29. Com apenas 24V, um mix de Acera e Altus e um pedivela TX M171, vemos que este modelo segue a velha equação matemática do Mountain Bike: a qualidade dos componentes cai de maneira inversamente proporcional à fama da marca, sendo o preço uma constante. Ponto, no entanto, para a geometria Trek e componentes Bontrager. Mas não é páreo para as duas primeiras.

Trek Wahoo 29

A Diamond Back Overdrive 29 e a Haro Flightline Sport 29 estão ambas no mesmo patamar de preço (R$ 2.600,00), com o velho mix Altus e Acera. A Haro sai ganhando nos freios (Tektro Draco, hidráulicos) contra os mecânicos Tektro Novela da DB. Ambas vêm com garfos básicos (Dart 3 na DB, Suntour XCT na Haro). Um detalhe interessante são os 100 mm de curso da Diamond Back, que numa 29″ equivaleriam a 120 mm numa 26, tornando a bike mais Trail. O problema é que para fazer trail com uma bike desse nível seria importante fazer um bom up de componentes, também.

DB Overdrive Sport 29

Haro Flightline 29er

A Specialized Hardrock Disc 29, com Suntour XCT 80mm e freios mecânicos Tektro Novela vem com pobres 21V, sendo uma bike que eu só indicaria se o ciclista é um “mountain biker de asfalto”, que quer o poder de rolagem de uma 29″, sem muita exigência nos componentes. O preço de R$ 2.500,00 a torna a pior opção entre as analisadas.

SPZ Hardrock Disc 29

Uma boa surpresa, no fim da análise, foi a Rocky Mountain Soul 29 (nada a ver com a marca de bicicletas Soul). Com o preço mais barato das 7 bikes analisadas (em torno de 2.300,00), 24V, SRAM X4, garfo Suntour XCR V2 LO 29 c/ Trava e freios a disco mecânicos Avid BB5, essa pode ser um boa aposta, se a grana não der para as duas primeiras.

Rocky Mountain Soul 29

A minha última consideração é que – aparentemente – todas usam rotores de 160mm nos freios. Como o poder de rolagem e aceleração inercial das 29″ é maior, acho que seria sábio rotores maiores (180 ou mesmo 200mm), ao menos na roda dianteira, para parar a bike com mais eficiência. Sabemos que bons freios são críticos para a segurança, então, se a bike realmente vier com rotores de 160mm, é um up interessante a se considerar. Vejam, no entanto, que essa informação não consta em todas as especificações fornecidas – algumas podem vir com rotores maiores.

Não esqueça, também de fazer um bike fit direcionado às aros 29 ANTES de comprar. A geometria 29 é diferente da 26, e muitos vendedores tentam empurrar bikes de tamanhos discrepantes no achismo. Fique esperto.

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Publicado em 05/06/2012, em 26, 27.5 e 29ers, Reviews e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 36 Comentários.

  1. Excelente post. Se olharmos as opções sob a ótica de quem ja pedala faz tempo, as bikes são simples demais para encarar uma trilha mais nervosa.
    No entanto, temos ótimos modelos para o ciclista iniciante ou para aqueles que usarão a bike na terra ocasionalmente.
    Para os ciclistas iniciados que querem entrar no mundo das aro 29, uma ótima opção é converter sua 26 em 29 com um “kit” (quadro, garfo e rodas). Essa talvez seja a opção mais barata para quem já tem uma bike.
    Mas como foi dito no texto, não podemos deixar de lado as preocupações com o fit da bike, ja que as 29 são um pouco diferentes em relação ao posicionamento.
    Escrevi m artigo sobre isso aqui http://www.espiritooutdoor.com/como-escolher-ou-montar-sua-bicicleta-aro-29/
    Parabéns ao DLAC, tenho acompanhado de perto os posts e estou adorando as fotos do dia!

  2. José Adalberto Rodrigues Júnior

    E essa cannondale trail sl4 29er é boa mesmo pois será que poderia pegar trilhas de nível médio com ela? E que peças vç recomendaria trocar pra um melhor rendimento??

    • É uma boa bike de entrada e sim, dá para fazer trilhas médias com ela. Um grupo Deore 27 ou 30V seria um excelente up (mas não seria um up necessário logo de saída, só se você quiser melhorar a bike depois). Uma suspensão pneumática, por fim, a deixaria capaz de enfrentar as mais duras trilhas. Consideramos uma ótima bike na sua categoria.

  3. José Adalberto Rodrigues Júnior

    Pois estou na dúvida entre a specialized hardrock sport 29er com sram x4 e essa trail sl4 29er.Qual você me indicaria e por que ?

    • Adalberto, numa rápida análise a Cannondale Trail SL 29er 4 sai ganhando sobre a Specialized Hardrock Sport Disc 29er. Acho a suspensão RST Deuce ligeiramente melhor que a Suntour XCM V3, e os freios da C’dale são hidráulicos, enquanto os da SPZ são mecânicos. Os aros de ambas são Alexrims, mas os da C’dale são de 32 furos e da SPZ de 36, o que demonstra uma preocupação maior da primeira, ao menos com modernidade. Os demais componentes são equivalentes. A avaliação final é de preço: aí é com você, mas pela diferença entre as duas a Cannondale poderia ser, no máximo, 10% mais cara que a Specialized. Ambas são marcas conceituadas e oferecem garantia vitalícia nos quadros, em modelos selecionados (veja se é o cvaso desses dois modelos, especificamente).
      A análise foi baseada nas especificações fornecidas pelos fabricantes: Cannondale (http://bit.ly/NugFlq) e Specialized (http://bit.ly/NqftTv). Configurações em lojas podem variar, então se certifique que o que você está comprando corresponde ao que está na página das fábricas. Se houver mudança, escreva de novo para a gente e analisaremos outra vez.

  4. José Adalberto Rodrigues Júnior

    Valeu pelo esclarecimento e atenção,abraço!!!!

  5. Boa noite DLAC! Vi no site da Bike Town (http://www.biketown.com.br) que a Soul esta com a linha 2013 com os modelos SL200 e SL300 em versões com aro 29. Gostaria de saber se isso procede, já que no site da Soul nao vi nada ainda, e se as configurações que estão no site da Bike Town são boas e tem um bom cxb.

    • Opa Luis!
      Rapaz, Proceder, procede, sim. Acho que uma loja jamais anunciaria um produto que não existe ou que ela não tem para vender (essa última às vezes até acontece…).
      É comum que os sites das fábricas demorem com atualizações de novos produtos (acho imperdoável…), ou que venham com especificações imprecisas. Realmente, no site da Soul, só há referência a quadros 29, e assim mesmo mais tops (SL900 e de Carbono), não se fala na SL200 ou 300 29er. Provavelmente as Soul 29 vão começar a pipocar por aí, parabéns à Bike Town que se ligou antes das outras lojas. Se eu fosse a Soul, inclusive, teria mudado a nomenclatura do modelo… em vez de SL 200, SL 229 e em vez de SL 300, SL 329…
      Pelas especificações da Bike Town, em relação ao custo x benefício, a Caloi Two Niner ainda sai ganhando da SL300 (cujo preço é similar, sendo a Caloi 200,00 mais barata ainda), por oferecer grupo Deore contra o Alivio da SL300. Acho uma diferença considerável, apesar de que as 3 tem 27V, mas não se compara New Acera (SL200 29), Alivio 27 (SL 300 29) com Deore (Two Niner). Se eu encontrasse para vender, analisaria a geometria e se todas dessem certo iria de Caloi.
      Onde encontrei: http://bit.ly/MnX5YC (Soul SL 300 29) / http://bit.ly/R9EWmm (Caloi Two Niner) / http://bit.ly/R9Fad2 (Soul SL 200 29)

  6. Oscar Forell

    Parabéns, muito boas dicas. Excelentes pesquisas sempre serão muito bem vindas. Grato.
    Para mim não existem dúvidas, enterrem as 26 para todo o sempre.. kkkkk
    Só fico impressionado, como no Brasil as coisas andam quase parando.
    Parecem que todos se espelham na lerdeza e estagnação dos nossos sucessivos desgovernantes:
    – Quando teremos quadro 29 com suspensão total (Made in Brazil)?
    Não digo feitos na China e carimbados como se fossem construídos aqui.
    Refiro-me em Quadro 100% brazuca da gema.
    Quando?

  7. Oscar Forell

    HAHAHAHA É verdade dolorosa… Aliás, sequer carros fabricamos, como iríamos ter BIKES genuinamente tupiniquins?

  8. Vale a pena mesmo a caloi 29. To pensando em comprar uma, mas gostei da venzo raptor 29 com alivio. Qual me recomenda?

  9. [Link editado por Da Lama ao Caos]

    • Boa Bike viu, Marcelo. Gosto dos quadros Venzo, que são bem robustos (não são dos mais leves, contudo). O setup está bem legal, bom mesmo. O único senão é a garantia – 90 dias é piada, né? Fala sério! Mas, por outro lado, tem tanta gente que compra bike no exterior e chega sem garantia nenhuma, não é mesmo? Então, nesse ponto a decisão é sua. Detalhe: não conheço a loja listada.
      Grande abraço e bons pedais!

  10. Não é só o material que conta meu amigo. Você esta desconsiderando o testride, o peso dos quadros, a geometria e o conforto. E estes preços estão fora da realidade das lojas aqui no brasil. Olhando seu blog fica claro que você favorece a Caloi que é uma empresa que coopera pra que nós paguemos esse absurdo de imposto nas bicicletas importadas.

    • Meu caro Stravinsky, estava, há algum tempo, esperando o seu e-mail. Pela sua forma de argumentar, sei que será inútil, mas vamos lá.
      Desnecessário dizer que a Caloi não paga um centavo ao blog. Não anuncia, não paga publieditoriais. E se eu fosse ela, tampouco pagaria.
      Quando os concorrentes estão vendendo Bikes com garfos de mola-elastômeros, trocadores EF-51, freios mecânicos, catraca de rosca e câmbio Tourney ou Altus fica fácil demais concorrer. E vender.
      Tolos são os que se encantam com um adesivo de marca gringa no quadro, e saem por aí achando que estão pedalando um grande produto.
      A Caloi está – ainda – investindo num nicho especifico, onde suas bikes são melhor c x b que as importadas. Importadas que, se tem impostos altos associados, tem também uma cadeia imensa de importadores, distribuidores e lojas físicas ganhando lucros astronômicos. Porque tem tolo que compra.
      Tolo, também o que argumenta que o problema são os impostos de importação (os outros todos pagam). Pegue o preço de uma bike no pais de origem, acrescente 35% e faça a sua conta. Frete? Num conteiner cheio de bikes não creio que represente muita coisa. Pesquisa e desenvolvimento? Numa bike de 600 dólares? Não me faça rir.
      Precisamos, sim, comprar Bikes tops a preços absurdos. Aí sim, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento fazem a diferença. Não tem jeito. Mas para as bikes intermediárias ou básicas, em relação ao custo x beneficio, o blog mantém sua posição.
      Não trabalho na Caloi, para a Caloi, nem para qualquer loja ou fábrica de bicicleta. Minha bike não é Caloi, nem de nenhum de nós que fazemos o blog, mas, creia, não é por preconceito com a marca. Não publicamos reviews pagos. Acredite ou não, nossa opinião é isenta. Mas é só a NOSSA opinião. Claro, todos tem o direito de pensar diferente.
      Ninguém aqui vive do blog, e por isso o nosso compromisso é simplesmente orientar o leitor.
      Se você pensa diferente, temos uma sugestão: vá ao wordpress.com, crie seu blog e lá destile sua raiva contra a marca A, B ou contra o governo. Certamente logo você terá muitos seguidores.

  11. Boa Noite DLAC, quando comprei minha bike nova, tinha me interessado muito na Aguile da KHS, mas achei a faixa cara, acho que ela devia figurar neste lista, seu preço em loja era 3200 (início deste ano, na internet se acha por menos)

    link da khs: http://www.khsbicycles.com/02_aguila_12.htm

    • Boa bike mesmo, Thiago, mas não achamos ela por menos de 3000,00, não. Por outro lado, pode ser uma boa: a KHS faz Bikes legais, com preço mais em conta, apesar de não ser os melhores custo x benefícios de todos.
      Só que agora mudou tudo, e em breve o post a que você as referiu será história. Logo faremos um post sobre os novos lançamentos de custo intermediário das rodonas. Aguarde aí.
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços! I

  12. Rapaz tenho uma Caloi Two Niner 2012 e estou feliz com ela…claro que ja tem 6 meses que a comprei…grupo Deore nem se fala, melhor que mtas 29er que comparei quando fui orçar uma bike…ela ja vem tb com canote, mesa e guidão Truvativ…pedivela Deore integrado…transmissao 27V! suspa nao é la uma top, mas pelo preço que paguei na caloi 29er a RockShox XC28 é uma boa!…eu ate entao fiz um Up num selim melhor: Token, de cara ja coloquei um par de rodas shimano MT66! Bike ficou fera demais…proximo passo uma suspa 29er a Ar…hehehe a quem tem algo contra Caloi só concordo num aspecto, as rodas tem de ser trocadas para uma trilha mais hard…elas nao aguentam e é bom na forçar a amizade com elas como eu fiz e tomei um capote sinistro! hehehe abraço a todos!

  13. Ola DLAC. Estou louco para comprar uma 29er mas estou com problemas para encontrar uma. O meu problema é minha altura. Tenho 2 mt de altura e 1,02 mt de cavalo. Não quero investir uma grana numa bike para depois não usa-la. Conversar com lojistas está ficando fora de cogistação, pois eles querem na maioria das vezes empurrar uma bike que eles tem a pronta entrega, mas que é pequena. Pedaleei em uma Specialized Carve 29 com quadro tamanho 21″ e achei super confortavel. Fui atras de 3 ou 4 lojas desta marca e os vendedores (por incrivel que pareça) me orientaram a pegar o lançamento, que está para chegar, HARDROCK com quadro 23″. Pelo site http://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/mountain/hardrock existem 3 modelos, que variam no preço, conforme os componentes… Enfim… o problema, a altura de 2 mt… o que devo fazer? Pensei realmente num Caloi, mas pelo que sei, só existe quadro até tamanho 20″, mas não dizer se ela é confortavel pra mim… Vc pode me ajudar?????

  14. Boa noite amigoo!

    Estou comprando uma Soul sl 300 29

    Seria essa aqui http://www.soulcycles.com.br/site/2010/bike_sl300_29.html
    O que vc acha dela em relação a essas que vc citou acima?
    É uma boa bike?
    Abraço

    • Fala, Rodrigo!
      Rapaz, tá bem legal. Pessoalmente não gosto muito do garfo Dart2 (que até já saiu de linha, então pode muito bem ser outro modelo, talvez a linha XC da Rock Shox), mas o resto está de bom tamanho (Alivio 27, freios hidráulicos).
      Não vai fazer feio na trilha.
      É melhor que todas as citadas. A Two Niner vinha com Deore, o que significava um conjunto melhor, mas foi substituída pela Elite 10-20-30, então teria que comparar os preços para ver o CxB.
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  15. fabio mallemont

    Comprei uma bike para iniciantes a Caloi 29. Achei pelo custo x beneficio uma excelente compra. Porém já estou querendo fazer um upgrade nela, mas a turma não aconselha, confesso que gostei muito deste modelo e peço a sua ajuda nesta tarefa.
    Freio a disco hidráulco m446? serveria? Rotor de 180mm? Quais outras sugestões para este Biker iniciante. Abraços e parabéns por este ótimo site! Chico Science Vive!

    • Fábio, se compensa (financeiramente) eu não sei dizer, mas como você gosta da bike, vamos lá:
      Os freios hidráulicos servem até demais, e será um ótimo up. O rotor de 180mm está muito bem, obrigado.
      Outro conselho é: troque imediatamente esse câmbio traseiro (e, se puder, o dianteiro também) por um Alívio. Esse TX é fuleiro demais, hehe.
      Chico Science forever! Muita gente não saca que o nome do site é uma homenagem a ele (o que é óbvio) e que faz um paralelo ao que encaramos nas trilhas mais casca: Lama, que termina, às vezes, em muito caos. Mas o bom do MTB é isso mesmo, né?
      Abração! Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235.

  16. Olá!! Comprei recentemente uma Two Niner usada (comprei no início do mês, e o antigo dono a tinha comprado em outubro de 2012), e estou considerango alguns ups e vi que pelo seu conhecimento você poderia me ajudar. Penso em colocar 30vel nela e queria saber o que preciso trocar? Cassete, trocador, passador, cubo, corrente?!?! E a suspensão também, colocar uma a Ar, e no outro tópico que você falou de suspensões fiquei interessado na RST F1rst, mas tem para 29″? Qual up você acha mais víavel, mais necessário? Valeu e continue com o bom trabalho!!! Muito bom o site!

    • Olá, Renato!
      Os ups que você quer fazer são bem adequados para tornar a sua Two Niner mais eficiente. Se a grana der, coloque as 30v + o garfo pneumático.
      Para por as 30V, você precisará trocar cassete, trocadores, câmbios (T e D), cubos (lembre de que deve ter o mesmo número de furos do aro, ou troque os aros também), corrente E PEDIVELA. As coroas para 30V são diferentes das de 27 e mais ainda das de 24V, se você não trocar funciona, mas fica meia-boca, dando um chainsuck chato danado.
      Existe a RST F1rst 29, sim. Boa escolha! Sua bike vai melhorar muito!
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abração!

      • Vish, resumindo, tem que trocar o grupo todo, o que no momento fica inviável (e dá pra aguentar com 27 por um bom tempo, já que a minha antiga era uma Caloi SK 21). Onde encontro a F1rst e qual a média de preço dela? Outra coisa que preciso é selante para camara ou um kit tubeless, mas os kits que tenho visto são em média 200 reais, está certo isso?? Preciso de referência de alguns sites com preço em conta, ou se você sabe de alguma loja de Curitiba que tenha isso. (Como você pode ver, sou meio noob nessas coisas de bike… hehe) Muito obrigado pela ajuda!!

  17. Olá amigo! Estou querendo montar uma bike com quadro Venzo, tamanho 19″, rodas aro 26 e peças da Shimano; será que vale a pena? Ou seria melhor comprar uma Supra 10 2013?
    Aguardo sua resposta.

    Charles

    • Charles
      Não dá para responder sua pergunta. Você precisa detalhar a suspensão que pretende usar e qual o grupo Shimano. Tem desde os mais básicos aos mais profissionais.
      Além disso é bom saber também o que você pretende fazer com a bike.
      Abraços!

  18. Olá, td bem? Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente site. Sempre estou aqui dando uma pesquisada. E agora, criei coragem(financeira) para comprar uma bike. Já escolhi que quero uma 29, devido minha altura(1,84) e algumas leituras, resolvi escolher este tamanho. Achei que encaixa melhor. Lógico, que um bike fit é imprescindível. Mas escolher apenas o tamanho não é suficiente. Quero uma bike para andar mais na cidade, mas pretendo pegar uma trilha vez ou outra tbm. Na sua opinião, qual das 29 tem melhor custo beneficio nos dias de hj(2013)? Já que a postagem foi feita ano passado e muita coisa já deve ter mudado. Qual bike vc indicaria com um preço razoável? Não quero nada muito profissional, caro demais e nem menos ostentar marcas de bicicleta. Quero uma que ganhe no conjunto. Agradeço antecipadamente pela atenção. Abraços

    • Essa é fácil, Júnior!
      Fique na linha Elite da Caloi.
      Pelo que você disse que vai fazer, eu acredito que a Elite 20 lhe satisfará.
      Depois escreva dizendo o que resolveu tá?
      Abração!

  19. Olá, td bem? Aqui estou de volta. Depois de pesquisar, resolvi mudar o foco. Corrija-me caso esteja errado:

    Bom, como sou neófito no assunto, gostaria da sua opinião. O pouco que sei é através de fóruns da net.

    Pretendo retornar ao mundo das bikes, quero uma bikes de 29, é claro. A intenção é utilizá-la mais na cidade, mas vez ou outra irá pegar umas trilhas tbm. Nada muito pesado.

    Surgiram algumas dúvidas: Montar ou comprar montada(dependendo do estado, pode ser usada)? Como meu orçamento é limitado, pretendo gastar até 3 mil na bike, estou aqui pedindo sugestões para vcs.

    Dei uma pesquisada e vi que montar poderia ter um melhor custo benefício. Estou certo?

    Daí surge a primeira dúvida: pego quadro Venzo Scud, Mosso, Fist ou Gios?

    Optei pelo grupo Alívio completo. (boa escolha?)

    A Suspensão n tenho nem ideia de ql utilizar. Aceito dicas.

    Rodas vzan vnine tá valendo?

    Bom, o que vcs indicariam? Montar ou tentar apertar um pouco mais e pegar uma Scott, Merida, etc. Será que pegando uma montada estarei pagando um pouco mais por conta da marca? E essa grana a mais daria pra montar uma com custo benefício melhor?

    Abraços e obrigado pela atenção.

    P.S.: fiz essa mesma postagem em outro tópico do blog. Desculpa!

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