Cid Barbosa e o Triathlon Extremo

Com esse post o Da Lama ao Caos inicia uma categoria de destaque – Atletas – e o primeiro convidado foi Cid Barbosa, triatleta off-road que promete deixar sua marcas nas competições em trilhas Brasil afora. Simpático e pontual, Cid nos encontrou na Karranka Bikes, um de seus patrocinadores.


 

O triatleta XTerra Cid Barbosa

 

Num papo rápido – Cid ia sair para um de seus “girozinhos” de treino – ficamos sabendo mais um pouco da sua história, resultados e objetivos, e é isso que vamos passar para vocês.

Triatleta dedicado, Cid tem um foco: o circuito Xterra Brazil Tour 2012, um circuito de triathlon off-road, com etapas em Natal, Ilhabela (RJ) e Teresópolis (RJ), que já aconteceram, e em Manaus (AM), Santa Bárbara (MG), Mangaratiba (RJ), Tiradentes (MG), Juiz de Fora (MG) e Aquiraz (CE), a partir do mês de Junho até Novembro. Essa modalidade de triathlon tem agradado um número cada vez maior de atletas e vem crescendo bastante com a adesão de vários atletas e marcas importantes à tribo de amantes de competições fora de estrada. Todas as etapas são realizadas em trilhas, aproveitando, como tempero especial, sempre o que existe de mais casca-grossa na região, fazendo com o que o nível técnico da competição seja sempre alto e diferenciado.

A próxima etapa do Xterra, em Manaus, é considerada a etapa mais importante do circuito, pois serve como seletiva para o mundial da modalidade que acontece em outubro no Hawaii e reúne os melhores triatletas off-road do mundo – Em 2012, o Xterra Brazil distribuirá 40 vagas para a etapa Xterra Word Championship, em Maui.

 Para fazer bonito, Cid tem intensificado os treinamentos com o objetivo de se tornar um atleta completo, aprimorando-se em todas as modalidades do Xterra: natação, corrida em trilhas e mountain bike. Ele acredita que, para ser campeão do circuito, o atleta precisa estar bem em qualquer condição de terreno ou clima. E em Manaus, especialmente, em plena Floresta Amazônica, a força física e mental dos atletas será posta a prova ao seu limite extremo: a arena do Xterra será no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), uma organização militar destinada a qualificar militares aptos a cumprir missões nas áreas mais inóspitas da Floresta Amazônica Brasileira. Dá para fazer uma ideia do que os competidores vão encontrar por lá.

 

A próxima etapa do XTerra, em Manaus, promete ser tão dura quanto disputada: Em 2012, o XTerra Brazil distribuirá 40 vagas para a etapa Xterra Word Championship, em Maui.

 

Ser atleta profissional é uma atividade que exige muita dedicação, e muito dinheiro, também. Equipamentos, inscrições, vestuário, suplementos e viagens quase nunca podem ser bancados pelo próprio competidor. Para isso, é fundamental uma estrutura de patrocinadores e apoiadores que acredite e dê suporte financeiro ao atleta. Assim, para garantir um lugar no pódio, além de muito treino, Cid conta hoje com parceiros que lhe proporcionam o que há de melhor em termos de equipamentos, locais para desenvolver o treinamento, nutrição, e tudo o que for necessário para a preparação de um atleta de ponta. A construtora Ecocil, principal patrocinador do atleta, cobre todas as despesas das viagens e logística para a disputa do circuito; a Academia Nadarte e o Sesi Clube dão apoio aos treinos de natação; a Karranka bikes, revendedor autorizado Kona em Natal, dá todo o suporte à parte de mountain bike, desde o fornecimento de equipamentos até sua manutenção. A preparação física de Cid é complementada na Academia Platinum e toda suplementação alimentar é feita pela Vita Brasil Net, e além dos parceiros locais o atleta também conta com o apoio da Mormaii, que disponibiliza os óculos usados pelo atleta nos treinos e competições, e da R2L Sport Wear, que fornece as roupas de competição da marca.

 

Cid com sua máquina, resultado da parceria com a Karranka e Kona Bikes

 

Recentemente, Cid recebeu das mãos de Marco Pedro Taveira, proprietário da Karranka bikes, a sua mais nova máquina devoradora de trilhas: a Kona Kula Watt 2012, uma HT full carbon, top de linha da marca – pesa 8,9 kg – totalmente customizada para o atleta, com componentes XTR, Race Face, FSA e um garfo Fox Fit Terralogic.  Ele já testou e aprovou sua nova máquina na terceira etapa do circuito Xterra, disputada em Teresópolis, no Rio de Janeiro, quando foi 3º colocado na categoria profissional, e comprovou que a bike é realmente, agressiva, rápida e eficiente. Segundo Cid, “A bike tem uma geometria que favorece ao atleta desempenhar a máxima performance em competições com as características do Xterra, que são provas em um percursos muito travados, com subidas e descidas técnicas. Estou muito satisfeito com minha nova bike e com o suporte fundamental que é oferecido pela Karranka”.

 

Update 21-05-2012

Sábado, repetindo o que aconteceu na primeira etapa, na Praia de Cotovelo, Cid venceu a segunda etapa do Circuito Karranka de Cross Triathlon, na Pedra da Boca, em Passa e Fica/RN. O Circuito Karranka de X-Triathlon é uma competição de triathlon off-road, nos moldes do XTerra, para o qual Cid está treinando.

Segundo ele, “A etapa de Passa e Fica é uma etapa muito difícil, pois o clima é bastante quente e o percurso da bike e da corrida são bastante diferenciados. Na bike alguns lugares são mais técnicos, o que exige uma maior atenção e simula mais o que encontramos nas provas em outros estados“.

Cid em Passa e Fica, pedalando para levar mais um troféu para casa.
Foto: João Vital


Anúncios

Publicado em 18/05/2012, em Atletas e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Cid Barbosa e o Triathlon Extremo.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: