Soul SL 500 x Caloi Elite 2.7

Esse post estava para ser publicado na próxima semana. Mas, como já surgiram vários comentários, no review da Caloi Elite 2.7, pedindo uma comparação, resolvi adiantar.

Aparentemente são duas bikes muito parecidas. Enquanto a Caloi vem com Deore 27 – excelente grupo, diga-se de passagem – a Soul optou pelo Deore Dynasys 30, com uma catraca a mais. A tecnologia Dynasys – usada em todas as relações de 10V da Shimano, ou seja, 20 ou 30 marchas – faz uma grande diferença em precisão quando comparada a tecnologia tradicional em relações com 9V (27 marchas).


A bela Soul SL 500.
Imagem: Soucycles.com.br


Outra diferença nas duas bikes é a suspensão. São o mesmo modelo, a Rock Shox XC 28 100mm, modelo com tecnologia hidráulica da RS. Mas a Soul, mais uma vez, procurou um produto mais diferenciado, pois optou pelo garfo com trava, que não existe na Elite 2.7.

Freios (Shimano M-445, non-series, hidráulicos) e pedivela (integrado, Deore M590 44-32-22) são exatamente os mesmos.


Em ambas o pedivela é o excelente Deore M590 Hollowtech com movimento central integrado.


A Soul vem ainda com pedais clipless (na verdade, mistos) Shimano M324, que eu particularmente não gosto – para mim é melhor um clipless puro M520. Mas os mistos tem seus admiradores, e realmente é algo mais na bike.


A SL500 vem com pedais mistos Shimano M324


A mesa/guidão FSA da Soul dão um toque de classe, mas a bike peca no canote genérico. A Caloi não fica atrás no cockpit, optando por mesa, guidão e canote Truvativ, marca que não fica a dever a nenhuma top como a FSA, Ritchey ou KCNC.

No fim das contas, a balança pesa para o lado da Soul 500. Isso até checarmos o preço das duas, e concluirmos que a diferença dos componentes melhores está ali, na ponta do lápis. No fim, os 15% a mais que você paga na Soul estão justificados. Ou, analisando de outra forma, você paga menos na Elite 2.7, mas não leva tudo o que a Soul oferece.

Se você acha que terminou por aqui, e que o preço é o que fará você decidir por uma das duas, enganou-se: agora vem a principal diferença:

A Soul tem quatro tamanhos – 15, 17, 19 e 21″, e a Caloi, 3 (16, 18 e 20″). Isso significa que você vai ter que analisar direitinho qual o tamanho de bike adequado para você e para seu tipo de pedal.


A geometria da Soul é mais conservadora.
Imagem: Soucycles.com.br


A Caloi tem um top tube bem maior. O modelo 18″ tem um top tube efetivo de 580mm, que tornará a bike mais agressiva (uma postura mais racer, como se diz). Já a Soul 19″ (que seria de se imaginar ter um TTE maior) o tem de 575 mm. Assim, a sua postura (usado mesmo tamanho de mesa), em princípio, será mais confortável. O chain stay ligeiramente menor e o ângulo de 70º do head tube da Caloi deixam transparecer que a 2.7 é uma bike mais para quem busca performance, mesmo.


Já a geometria da Caloi visa mais performance.
Imagem: Caloi.com.br


Muita coisa pode ser ajustada com um bike fit. A análise é da bike como ela vem de fábrica, porque só assim dá para comparar.

Por serem tão diferentes em geometria, é recomendável – se você está em dúvida entre as duas – fazer um bike fit para só então decidir. São duas ótimas bikes, mas, para escolher, o Bike Fit é soberano.


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Publicado em 08/05/2012, em Reviews e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 37 Comentários.

  1. Francisco Martins

    É estranho, vi a Caloi Elite 2.7 2012 num bike shop daqui de Goiânia, que inclusive é revendedor autorizado da marca, e a suspensão era RockShox XC28 mas com trava!

    • Olá, Francisco! Nada de estranho nisso, não! Veja bem, temos de nos ater ao que o fabricante informa – e a Caloi informa mal.
      No site não há a referência à trava (diferentemente do site da Soul). Como o garfo originalmente não tem trava, segundo a Rock Shox (a trava é opcional), e como nas especificações do garfo, ao lado da foto oficial da Elite 2.7, no site da Caloi, não se fala em trava, deduz-se ser o garfo padrão (sem trava, portanto). Das duas, uma: ou a Caloi engoliu mosca e está vendendo a bike com garfo com trava e o site está informando errado (pode ser, porque o site é péssimo), ou, por alguma razão de mercado, a Rock Shox enviou um lote com trava (as sem trava poderiam estar em falta, e o pedido tinha que ser entregue, por exemplo), e nesse caso é uma coisa pontual, sorte de quem comprar. Grande abraço, valeu pelo comentário!

  2. O chato é que a Caloi não está conseguindo suprir a demanda pela elite 2.7, é coisa rara ver esta bike, na CIMTB mesmo ví só uma!

    • Bem, Alan, pelo menos é sinal que a bike está vendendo bem, e que os bikers estão aprovando, né? Vamos esperar que a Caloi consiga ajustar a oferta à demanda! Abração!

    • Alan, moro em Salvador e pedalo há um bom tempo. Psiu, acredite, só vi uma caloi elite 2.7 2012 no Campeonato brasileiro de Mountain bike. Só uma. Tenho uma 2.7 2011. Excelente para pedalar no dia-a-dia. A caloi, por um motivo ou outro, está falhando no atendimento aos que pensam em adquirir uma elite 2.7

  3. Ricardo Junges

    O entre-eixos da Caloi é de 1070mm, mas e o da SL 500?

    Alguém sabe?

    • Infelizmente a Soul não disponibilizou essa medida no site.
      Talvez se escrever para http://www.soulcycles.com eles informem.
      Mas a medida entre eixos (além de variar entre os diversos tamanhos de quadros do mesmo modelo, logicamente) é uma medida pouco representativa das qualidades e performance de um quadro, não interessa tanto assim.

  4. Ricardo Junges

    Dúvida esclarecida: Entre-eixos da SL500 é de 1090mm. Fui a uma loja e tirei as medidas.
    Maior que o da Caloi Elite. parece pouco, mas para mim, que tenho 1,8m e braços longos, faz diferença.

    • Ricardo, na verdade a medida entre-eixos vai fazer pouquíssima diferença, mesmo que 20 mm, em bike fit, não seja uma medida desprezível (essa medida pode ser diferente pela simples variação da angulação do top tube, o que não afetará o conforto, apenas a performance da bike).
      Para escolher seu quadro, é importante considerar outras variáveis bem mais importantes, como o Overall reach (distância do Top Tube Virtual + mesa) e o Standover Height (Altura do ponto médio do top tube ao chão). Claro, é complicado saber a medida ideal para você, então, se você está investindo um pouco mais no quadro ou na bike, o interessante é fazer um Bike Fit com um profissional. Se for um quadro ou bike de custo mais baixo, você pode fazer um bike fit virtual para dar pelo menos uma idéia das medidas. Se você não leu, dê uma olhada aqui: http://bit.ly/NG5Uib. Qualquer coisa, nos escreva. Grande abraço!

      • Ricardo Junges

        Perfeito, mas, como a diferença é mínima (distancia do selim ao guidon) e, a diferença de preço é de apenas R$150,00 a mais para a Soul, estou me preparando para ir á loja e sair de Soul SL 500…

        • Claro, você está certo – a diferença é mínima no OR mesmo. Mas a diferença entre-eixos é um motivo tão bom para escolher a Soul quanto as cores. De qualquer forma, você vai sair super bem-montado! Grande abraço, e qualquer coisa estamos aí!

  5. Alexandre Suassuna

    Resumindo (na minha opinião): A Soul500 ganhou o páreo, mesmo sem desmerecer a grande bike que é a Elite 2.7.
    Como você citou no post, os 15% a mais, são totalmente justificáveis a ela, mas a diferença mesmo será na escolha do tamanho do quadro e tipo de pedal (tipo de pedal, me refiro a que situação a bike vai ser usada), boas pedaladas!

  6. Prezados,na Best Bike de Salvador tem as duas bikes. Pesei ambas. Caloi 12,04 Kg e Soul 14,5 Kg.

    • Eram do mesmo tamanho? Ambas estavam com os mesmos pedais? Sem acessórios? Acho a diferença bem grande…

    • Olá Marcelo. A Soul, através do Caio Salerno, nos esclareceu a questão do peso da Soul SL500 (pesada com 14,5 kg). Segundo Caio, as primeiras SL 500 saíram de fábrica com pneus mais pesados. Atualmente o peso está na casa dos 13 kg. Aliás nesse post já falávamos como a forma mais barata de se tirar um bom peso da bike era usando pneus mais leves.
      Aproveitamos para agradecer ao Caio a rapidez e solicitude com que nos respondeu, esclarecendo inclusive sobre o lançamento das novas SL900 e SL Carbon, sobre as quais falamos no post de hoje.

      • Marcelo Cardim

        Prezado, segundo a Soul as primeiras SL 500 tinham os pneuss mais pesado, e atualmente as SL 500 pesam 13 Kg. Acho impossível apenas a troca de pneus proporcionar uma redução de peso de 1,5 Kg, mesmo que tenham também mudado as rodas para Mavic de modelo super leve, o que não ocorreu. Na prática lguém conseguiu encontrar uma Soul SL 500 com peso de 13 Kg ?

  7. Marcelo Cardim

    Os quadros eram de tamanhos similares e ambas estavam com os pedais originais. Eu também achei a diferença enorme e bastante favorável à bicicleta da Caloi, pois uma bicicleta de 12 Kg por R$ 2.800,00 é um ótimo custo benefício !!

    • Na minha avaliação, o peso da Caloi está ok, dentro do esperado. Estranho, porém, os 14,5 kg Soul – 2,5 kg são uma enormidade numa bike. É difícil até de colocar, sendo ambas com garfos, cockpit e grupos similares. Acionei o CSI Bike para esclarecer o mistério.
      Mandei email para a Soul hoje sobre o assunto. Veremos se respondem. Caso digam algo postarei aqui.

  8. Tenho 1.85 será se a sl 500 26″esta de acordo com minha altura? Vou pedalar no asfalto e trilha leve!

    • Marcos, a Soul SL 500 é uma ótima bike. Eu diria que até sobra para o que você quer fazer.
      O tamanho do aro (26″) não indica o tamanho do quadro adequado para você, que é o que você quer saber. Também não é possível (ou pelo menos não é correto) indicar um tamanho de quadro só com a altura do ciclista. Muitas outras variáveis estão envolvidas, como proporção entre os membros e flexibilidade, por exemplo.
      Resumidamente, o tamanho que a sua bike deve ter é função do seu biotipo. Clique AQUI para saber mais sobre este assunto.

  9. OI!!! Então, ressucitandoo assunto… e aí, o pessoal da Soul falou o porque da SL 500 pesar tanto assim? Comprei uma e estou achando que não fiz um bom investimento!!! Obrigado pela atenção!!

    • Opa Leandro! Aqui não tem problema com exumação, não, sempre tá valendo desenterrar e atualizar as dúvidas!
      Mas, nesse caso, o assunto é atual: foi assunto do ultimo post (Tira-teima: https://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2012/11/23/tira-teima-quem-pesa-mais/).
      Na nossa visão, você fez bom negócio, sim! Resumindo o post (mas leia lá – a gente mata a cobra e mostra ela morta), o problema são os pesadíssimos pedais mistos M324 e pneus largos e de arame.
      Dificilmente uma bike, mesmo uma intermediária bem montada como ela, vem do jeito que a gente quer. Se o peso está lhe incomodando, aí vai a receita de tirar quase 1kg sem gastar muito: pneus de kevlar 2.0 e pedais M520.
      Outro up merecido no futuro (porém um investimento bem maior) é de um garfo pneumático (-600g, pelo menos, e um funcionamento 600 vezes melhor!), mas entenda que nada disso é urgente.
      O que achamos é que a bike é ótima.
      E não se assuste com o peso que o povo alardeia por aí: não tem erro; ou o cara gastou o dinheiro da feira ou está simplesmente mentindo, mesmo, hehe. Não confie nem em foto de balança: não foi o nosso caso, claro, as fotos são honestas no post, mas a coisa mais fácil é tarar a balança 2kg e pesar depois. Pimba: a bike emagrece rapidinho.
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  10. Parabéns pelo site!!! Para quem é leigo, como é o meu caso, é muito esclarecedor…

    Estou bem interessado na elite 2.7 [editado pelo blog] e acho que o custo benefício melhorou ainda mais…

    No site caloi a suspensão é com trava [nota do blog – a Caloi já atualizou essa informação: é isso mesmo, você está certo].

    Tenho 1,68 e peso 83kg. Fiz dois bike fit virtuais: um deu quadro 16.5″ e no outro 15.85″. Você acha que o ideal seria o quadro de 16′??? [Aparentemente, sim. Mas não podemos dizer com certeza – as medidas podem não ter sido tiradas corretamente, por exemplo. DE qualquer forma, um 15,5 talvez dê certo, dependendo da geometria e tamanho do Top Tube Virtual, que é a medida mais importante a considerar, certo?]

    Pretendo trocar o meu carro pela bike nos percursos diários de até 5 km e nos finais de semana fazer alguns passeios em ‘estradões’ e pequenas trilhas – acho que não dará nem pra classificar como trilha mesmo… rs [Pode ser… mas no futuro é provável que você se empolgue e passe a fazer trilhas mais difíceis. Assim, investir numa boa bike em geral poupa dinheiro a longo prazo!]

    Moro em João Pessoa, e as 3 principais lojas especializadas em bike não há nada com configuração e preço semelhante. A soul sl 500 custa, por aqui, R$ 3.390,00 o que significa 30% mais cara que a Elite 2.7. [Neste caso, acho que a 2.7 é uma opção melhor, em se tratando de custo x benefício para você].

    Obrigado pela atenção.

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  11. Boa comparação, estou em dúvida quanto as duas bikes, me tire uma dúvida por favor, fazendo um calculo de medida, verifiquei que o quadro ideal para mim seria o 21″, meu resultado deu 21,12″. Acha que posso comprar a Caloi Elite 2.7 quadro 20? Obrigado

  12. Ricardo Paranhos

    Comprei Uma Soul SL 500 e já troquei os pneus Kenda originias por pneus de kevlar e ainda assim a bike pesa 14,5 kg. Achei bem pesada. Pra completar, estou sentindo desconforto com o guidão muito baixo, pois tenho hérnias de disco na lombar e depois de 50km de trilha a coluna começa a reclamar. Estou esperando uma mesa pra ver se melhoro minha posição de guiar, mas já tenho dúvidas se vou me adaptar à Soul. Estou um pouco arrependido com a compra.

  13. Gostaria de saber em relaçao ao quadro da caloi elite 2.7 que havia boatos sobre trincas e possiveis quebras no quadro. Essa questao tem alguma resposta e gostaria de saber se é verdade tal fato e, caso o tenha sido, se foi resolvido e posso confiar ao compra-la.

    • Nicolas, não temos informação de quebras do quadro da Caloi Elite 2.7. É possível que algum tenha quebrado, mas tem que ver:
      1) o peso do ciclista
      2) como foi usado
      3) quantos quebraram, já que mesmo as melhores marcas tem, eventualmente, problemas de quebra.
      Tem muito preconceito com a Caloi, Pode ser verdade, mas pode ser só terrorismo, também.
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  14. JOSÉ RICARDO

    Antes de tudo, gostaria de parabeniza-los pelo site o qual tem sido meu principal local de consulta na minha tentativa de não erra na compra da minha bike. Estou querendo iniciar-me neste esporte/lazer e gostaria de saber se vocês tem alguma comparação da elite 2.7 com a GT 1.0 avalanche, ou se a GT 1.0 avalanche tem um bom CXB?

  15. Não há SL 500 com aro 29″?

    • Olhe, até onde nos foi informado, os modelos Soul 29er são a SL900 e SL300 (a SL 300 também existe em ato 26″).

      Aparentemente as SL100, 200 e 500 são só aro 26.

      Assim também está no site da Soul, mas pode estar desatualizado.

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