Uma trilha em Serra Caiada

Serra Caiada é um belo município, cerca de 70km a noroeste de Natal. O acesso é pela BR 226, na direção de Currais Novos. 

Logo ao chegar na cidade pode-se ver a bela pedra que lhe dá o nome, embranquecida como se tivesse sido pintada a cal. Paraíso de escaladores, a Serra Caiada tem muito o que se ver de bike, também.


A Serra Caiada


Nesse fim de semana de páscoa fomos repetir um trajeto de uma prova da Solo Brasileiro. Não tínhamos o percurso no GPS – apenas no mapa – e a navegação ficou a cargo do experiente fotógrafo Ramón Vasconcelos, que não nos deixou na mão.


A navegação, feita em old style, ficou a cargo de Ramón.


Nessa trilha, cheia de pedras cortantes e espinhos, dois itens se mostraram fundamentais: água (consumi, entre água e isotônico, quase 3 litros) e selante para pneus.


A saída para o pedal


O grande parceiro Paulo Yvens, depois de usar sua câmara reserva e inúmeros remendos teve de abortar a missão em um povoado apenas a 10 km da largada pela quantidade de furos em seus pneus. Eu troquei a câmara traseira, também, e deu para ir até o final, mas cheguei com o pneu furado. A bike do Ramón, com pneus tubeless, chegou com vários furos, mas sem perda de pressão. Tiramos espinhos enormes, de até 2 cm dos pneus UST da bike dele, e nada de perda de pressão, comprovando a incrível eficiência dos Tubeless.


A primeira de uma looonga série de paradas para consertar pneu.



O percurso cruza a serra (mas não a pedra) e tem uma altimetria que em alguns pontos exige algum preparo. O pior trecho, no entanto, é um single track semi-impossível, no km 20.3. São cerca de 1200m empurrando carregando a bike, passando por baixo de cerca, desviando – nem sempre com sucesso – de tocos, troncos caídos, juremas e urtigas. A mata é fechada, e a incerteza inerente à navegação torna o trecho mais sinistro. A recompensa, ao final do single, é o belo visual da pedra, ao longe, no horizonte.





A trilha e sua altimetria (Google Earth / MotionX). A seta, no Km 20.3 indica o começo do Single Track.


Serra Caiada é um pedal que vale a pena fazer. Esse percurso estará em breve nas nossas trilhas mapeadas, para você dar uma conferida!

Anúncios

Publicado em 09/04/2012, em Trilhas e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Rapaz, obrigado pelos comentários elogiosos. Mas nada disso teria possível sem o criador do DLAC! Na próxima vamos aumentar a distância da trilha!

%d blogueiros gostam disto: