Cannondale 29’ers 2012

Conhecer a Cannondale significa conhecer a Lefty. A canhotinha é o que há em state-of-the art em termos de garfos (garfos?) para bikes.

Comprovadamente mais leve e com menos torção de outras suspensões top, não há por que se enganar com o esquisito cubo e com a perna faltando. A Lefty é tão ou mais forte que uma suspensão, digamos, convencional. Em dúvida? Assista a esses vídeos promocionais da Cannondale e tire suas próprias conclusões.


A Lefty é o sonho de consumo de muitos...







Então, chegamos onde naturalmente deveríamos chegar: na Scalpel  29er e na Flash 29er. E porque só estamos falando das 29ers aqui? Bom, algo me diz que você ainda vai ter uma. Não propriamente porque você queira, mas porque o mercado caminha irreversivelmente para as rodas grandes. As principais marcas estão descontinuando os modelos 26″ (o Brasil é um dos poucos países para o qual elas ainda são exportadas em alguns modelos), e as 29 parecem mesmo que vão pegar.Da Lama ao Caos fará dois comparativos importantes nos meses de janeiro e fevereiro, analisando as impressões de bikes 26 e 29 em trilhas técnicas e um teste das relações 2×10 e 3×10, na mesma bike, de forma a poder ter uma ideia do seu rendimento.Tanto a Flash 29er como a Scalpel 29er são bikes voltadas para o XC racing. Peso mínimo, e, no caso da Scalpel, pouco curso. A tecnologia Zero Pivot da C’dale ajuda a diminuir o peso e a manutenção, mas na minha opinião deve direcionar (mas não limitar)o uso a trilhas não tão pesadas, por causa do pouco curso – 80mm.A Scalpel 29er Carbon 1, full suspension para XC Race, é considerada a mais leve, rígida e sensível do mundo, com quadro pesando apenas 1580g (com o shock), mesa OPI, movimento central BB30, pedivela Cannondale  Hollowgram SL 39/26,  Shimano XX, pneus Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25″ tubeless  e freios Avid Elixir X0 Carbon 180/160mm, é uma bike para quem quer voar nas maratonas.

Cannondale Scalpel




Para quem quer a máxima potência de uma HT, a escolha óbvia é a Flash 29er Ultimate, com um quadro 29″ de apenas 1050g, fabricado com a tecnologia Continuous carbon, onde filamentos contínuos de fibras de alta rigidez correm ao longo das bordas externas de todos os tubos a partir do head tube até a gancheira. Esta rede de fibras liga as peças-chave do quadro para aumentar a rigidez lateral e capacidade de resposta, minimizando o peso.

Da mesma forma que a Scalpel, a Flash 29er Ultimate conta com a mesa OPI, movimento central BB30, pedivela Cannondale Hollowgram SL 39/26,  Shimano XX e freios SRAM XX World Cup 160/140mm e pneus Schwalbe Racing Ralph Pacestar 2.1 Tubeless.

Flash 29er Ultimate



Sobre a Flash Carbon, o blog http://www.twentynineinches.com faz um rápido review, explicando inclusive a tecnologia Continuous Carbon nesse vídeo.



Seja uma ou outra a escolhida, esteja certo de estar bem montado e preparado para vencer.

Por fim, um videozinho da Flash Carbon num alucinante single track:



Mais informações em www.cannondale.com


Anúncios

Publicado em 02/01/2012, em 26, 27.5 e 29ers, Reviews e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. As 29″ não são boas nas escaladas de serras, ja as 26″ dão show nas subidas, enquanto as 29″ dão show no plano.
    Estou usando pneus leves de 26″ x 2.4 o que na pratica transforma a minha 26″ em uma 27,5″ que é um meio termo entre as 26″ e as 29″ e esta dando bons resultados, e sem precisar trocar de quadro tenho as vantagens da 26″ e as vantagens da 29″.

    • Pois é. Andei pouco (muito pouco) de 29ers, mas não curti. Confesso, no entanto, que preciso experimentar mais, e uma full, de carbono, leve, para bater o martelo.
      Por outro lado, a indústria não nos perdoará: em breve as 26″, por sua imposição, serão peças de museu. São poucas as marcas top que incluem 26 nos seus catálogos – a grande maioria das novidades são 29ers.
      Penso, também, se as 29ers não perdem em agilidade em trechos muito técnicos.
      E a sua 27,5″ pode realmente ser uma solução.
      Mas me diz uma coisa: esses pneus 2.4 cabem no seu quadro? Rapaz, é quase um trator!
      Grande abraço, Max, e continue colaborando!

    • Max, qual a marca e o modelo que você está usando?

%d blogueiros gostam disto: