Serra da Gameleira em Ruy Barbosa

Uma sugestão do Ewerton, do blog Amigos do Pedal RN nos levou à aventura de subir a Serra da Gameleira, no município de Ruy Barbosa, a 15 quilômetros de Riachuelo (RN). Aventura mesmo, porque não tínhamos idéia do que esperar. Ewerton gentilmente nos passou o arquivo do GPS e demos uma rápida olhada no perfil de elevação do Google Earth.

A trilha original era saindo de Riachuelo até Ruy Barbosa e daí subindo a serra, com pouco mais de 60 km. Achamos mais sensato ir de carro até RB e só subir a serra, deixando o percurso Riachuelo-RuyBarbosa para outro dia (também uma trilha muito bonita, e nada fácil).

Chegamos lá meio tarde, às 10:00 da manhã, o que prenunciava um pedal com muuuito sol e calor – o que se confirmou no termômetro do ciclocomputador: 40º, no meio da trilha.

Além do mais, como nosso GPS era o do iPhone, e ainda não recebemos os suportes para prendê-los no guidon, o fato de checar a trilha de tempos em tempos nos fez dar duas erradas: uma aumentou o caminho, e a outra encurtou, ficando nos 30 e poucos quilômetros que prevíamos mesmo.


A trilha original (em laranja) e os loops que inadvertidamente fizemos.


Depois de tanta subida, é claro, vem a compensação: os melhores downhills que já fiz na vida, passando dos 50 km/h… um show.Os primeiros 16 km são relativamente difícieis. Até chegar nos 410m de altura da Serra da Gameleira é um sobe e desce constante – estilo tobogã. Todos os moradores da região que encontramos sugeriram “caminhos mais fáceis”… e a senhora vendedora de Din-din perguntou porque a gente não tinha ido de moto…

Nos uphills, Álvaro não deixou barato e mostrou que treinando é que se anda. Na subida o bicho parecia um Troller. Um verdadeiro trator 😀


Catavento na estrada Riachuelo - Ruy Barbosa


Olha os caracóis pra chegar na igrejinha em cima da serra!


Chegada em Ruy Barbosa


Alguns (poucos) trechos, perto da cidade, são calçados


O terreno é todo em rocha solta.


Paradinha para descanso


Álvaro no estradão de acesso à serra


Na paradinha, Petterson procurou logo uma sombra e um banquinho :p


A trilha tem belos visuais


Ainda subindo...


A estrada é sempre a mesma - ótima mas com subida.


Cruzando o riachinho


Preparando para o downhill


Aproveitando a sombra!


E, depois da metade, lógico, descida é o que não falta.


Outra do riacho


De volta a RB.


A trilha de acesso de Riachuelo a Ruy Barbosa também é muito legal


A trilha de acesso de Riachuelo a Ruy Barbosa


A trilha de acesso de Riachuelo a Ruy Barbosa


Veja a seguir alguns vídeos em HD do percurso.






Essa é a imagem do Google Earth e o perfil de elevação da trilha.


O arquivo KMZ (Google Earth) está na página Trilhas Mapeadas


Anúncios

Publicado em 05/09/2011, em Trilhas e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Serra da Gameleira em Ruy Barbosa.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: