MotionX GPS

Depois que começamos a nos arriscar em trilhas inexploradas – ou pelo menos inexploradas por nós, por vezes sentimos a necessidade de uma segurança maior. A possibilidade de se perder é real, e não é comum levarmos provisões para passar uma noite no mato. Nesta situação, um GPS pode ajudar.


Se você tem um iPhone e pedala, talvez já conheça o MotionX. Este aplicativo – que não é um GPS automotivo, curva-a-curva, como o Tom Tom, por exemplo – é excelente para mountain bike.

O MotionX é um App de GPS para iPhone excelente para quem faz offroad.
Observe na imagem da direita o perfil de elevação da trilha.

A possibilidade de usar mapas offline é essencial para as trilhas

Por apenas U$2,99 você adquire um app que cumpre o que promete: opção de baixar mapas (gratuitamente) numa rede wifi para depois utilizá-los offline, marcação de trilhas, possibilidade de importar ou exportar trilhas para o Google Earth e uma série de dados de navegação, como velocidade média, instantânea, distância percorrida, velocidade máxima, gráficos de velocidade e altimetria, Elevação instantânea, gradiente de inclinação instantâneo e subidas e descidas acumuladas. Completo.

A resolução dos mapas é muito boa, permitindo zooms consideráveis.

Você pode ainda, como na maioria dos GPSs, marcar waypoints para retornar a eles depois. Há a opção de navegar com a bússola ou com os mapas previamente baixados.

O MotionX também tem um sistema de Voice coaching, em que uma voz vai informando a distância, tempo de pedalada e velocidade (instantãnea ou média). O intervalo a que esses dados são informados pode ser definido entre 1/8 até 3 km.

O sistema de voice coaching pode ser customizado

Outra característica muito legal do App é a possibilidade de associar fotos a uma trilha em especial. A foto é georreferenciada, e se você exportar esta trilha para o Google Earth poderá ver o lugar exato onde a foto foi tirada.

Você pode adicionar fotos a uma trilha específica

Embora eu não recomende pedalar de headphones, o App pode funcionar simultaneamente com o iPod do iPhone. Ainda há a possibilidade de compartilhamento com Twitter e Facebook, inclusive automaticamente (durante a trilha), mas obviamente o local precisa ter sinal de celular, de preferência 3G. O uso do GPS não requer sinal de telefonia celular para funcionar.

Já usei-o com o iPhone 3G, mas o hardware é muito lento e a bateria acaba rapidamente. Com o iPhone 4 ele funciona com perfeição. Ainda não usei-o com o iPhone 3GS, apreciaria se alguém que já tenha utilizado com este modelo postar algum comentário a respeito.

Realmente, para quem tem iPhone e faz mountain bike, esse app é essencial. Só lembre de proteger o seu iPhone de chuva e lama – ele não é à prova d’água!

O link para baixar o MotionX é ESSE AQUI.

Anúncios

Publicado em 19/08/2011, em Reviews e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em MotionX GPS.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: