Minha primeira bike – A novela. Capítulo VII

Então, Giuliano começa a resolver fazer um tratamento sério contra o vírus. Ele não pensa mais em nada, só em bikes, componentes e… bem, em uns pedais mais animados do que ele se propunha anteriormente, em volta da quadra ou na praça… O blogueiro acha o máximo, mas como já viu gente desistindo na porta, continua dando força, mas espera para ver.

Em 3 de maio de 2011 ele escreveu o seguinte:

Fala parceiro!
Ainda na agonia aqui rsrsrsrs.

Mas já meio que decidi gastar “tudo” isso na bike… mesmo tendo uma leva de gente falando que é besteira mais de 1000 nisso….

Enfim… apaixonei nessa aqui, tamanho 17”, um cara de Bauru tem ela tamanho 19” e vi de perto… fiquei gamado rsrsrsrs.

Ele encomenda a 17” pra mim, que seria o indicado… lembrando q tenho 1.72 com 72kg.

Soul SL 200

Roda bem em asfalto tambem né????Achei melhor e mais bonita que a Caloi Elite 2.4. E pelo menos é algo completo imagino…

[]ssss e obrigado!

—————————————————-

E o blog responde, ainda em 3 de maio de 2011

Ahhh….até que enfim, hein?

Muito boa a bike. Como boa notícia, a geometria dela é muito confortável (tem um top tube mais para curto, e um chain stay um pouco mais longo).

A 17 deve dar para você. Supondo que suas proporções não sejam muito esquisitas (com todo respeito, hehe), com pernas nem muito curtas nem muito longas.

Existe uma fórmula simples que calcula grosseiramente o tamanho do quadro, pela medida do cavalo (a distância de onde suas pernas se encontram até o chão).

O problema dessa fórmula é que não leva em consideração pessoas que tem braços demasiadamento longos, pernas demasiadamente curtas em relação ao tronco, etc. Mas serve como referência.

Para saber o tamanho de seu cavalo, encoste-se em uma parede de pés descalços, de preferencia usando a bermuda de bike, e faça uma marca da parede da altura de sua virilha. Em seguida tire a medida do solo até a marca. Aí veja nessa página aqui o tamanho da Mountain bike pra você:

Claro que anda bem no asfalto, sim. Logicamente não consegue ganhar uma disputa (sendo os dois ciclistas equivalentes) com uma speed (bike de estrada, tipo a Caloi 10), mas o grande lance de uma MTB é a segurança; ela não vai lhe derrubar por causa de qualquer buraquinho que apareça, não (por causa da suspensão). Os freios a disco também vão parar ela rapidinho, se algum motorista estacionado e distraído abrir a porta de repente…

Também gostei mais que a E2.4.

Não esqueça de ler esse post.

E depois que comprar, dê notícias.

Abração e parabéns!

———————————-

Para quem não está acompanhando, essa é a novela da compra da bike do Giuliano. Todos os dias temos uma parte da história, que é longa. Siga e torça pelo final feliz.


POSTS RELACIONADOS

PRIMEIRO CAPÍTULO

SEGUNDO CAPÍTULO

TERCEIRO CAPÍTULO

QUARTO CAPÍTULO

QUINTO CAPÍTULO

SEXTO CAPÍTULO

OITAVO CAPÍTULO

ÚLTIMO CAPÍTULO

Publicado em 27/07/2011, em Primeira Bike - A Novela e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Oi, primeiramente parabéns pelo blog, tenho lido e aprendido muito com ele.
    Gostaria de tirar uma grande dúvida com relação a tamanhos, já que essa seria a minha primeira bike “séria” que comprarei.
    Fiz vários bikefits pela internet a fora até chegar em um site que julguei sério por ter me feito tirar várias medidas. De modo geral todas as avaliações davam números parecidos com diferenças até uns 3cm. Não sei qual o nível de precisão necessário para escolher um bom quadro mas de qualquer forma usei os valores dados para escolher um.
    Cheguei no quadro da Soul Sl200 e de cara achei estranho. Tenho 1,71m de altura e 76cm de cavalo e de acordo com alguns bikefits o meu tamanho seria o 16. Pois bem, acontece que fui comparar os tamanhos do toptubes desse quadro com o que seria ideal pra mim e nessa avaliação o melhor seria o de tamanho 21 que chega aos 59cm ideais pra mim. Acho que tem algo seriamente errado com a minha avaliação já que sou baixo e esse é o maior quadro disponível, logo qual tamanho as pessoas mais altas comprariam? Por favor se puder me dê uma luz.

    Muito Obrigado

    • Olá Filipe!
      Com toda certeza está errado. Realmente os quadros Soul são um pouco mais curtos, mas não é para tanto.
      Seu quadro, com a sua altura e cavalo, jamais será um 21″.
      Mande, por favor, os resultados dos seus bike fits, com suas medidas, e analisaremos o que deu errado, de acordo inclusive com a geometria Soul.
      Grande abraço.

      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok?

  2. Fillipe de Almeida
    Acredito que esses 59cm são a soma do top tube efetivo + mesa. você está fazendo esta soma?

  3. Desculpem a demora, eu achei que fosse receber um email me avisando da resposta. Ainda bem que abri o post para verificar. Bom, muito obrigado pela resposta, as medidas foram essas:
    Top Tube – 59.4 – 60.45
    BB Saddle (contando com o tubo do selim) – 67.1 – 68.6
    Saddle Handlebar – 52.5 – 54.1
    Stem Length (mesa) – 9.5 – 11.1
    Standover Height range – 72.4 – 73.9

    O Top Tube não está incluso a mesa.
    O bikefit foi feito no “competitivecyclist” e eu chequei com outros disponíveis online e as informações bateram.

    • Filipe, provavelmente o que está errado são as suas medidas (erro comum).
      Você se mediu sozinho ou alguém lhe mediu?
      Uma coisa que você pode tentar é pedir para alguém tirar suas medidas, cuidadosamente, três vezes, com intervalo de 1 minuto entre as medidas, e fazer a média.
      Mande as medidas (do seu corpo, não os resultados) que você tirou para avaliarmos.
      Abraço.

  4. Inseam 76
    Trunk 60
    Forearm 35
    Arm 66
    Thigh 56
    Lower Leg 51.5
    Sternal Notch 139
    Altura 171

    Todas as medidas foram feitas por outra pessoa e estão em centímetros. Várias foram feitas mais de uma vez justamente por conta das possibilidades de erros na forma de medir.
    Eu estou de olho em uma GT Agressor 1.0. Já tive oportunidade de testa-la em uma loja, os tamanhos M e G. A M ficou bem melhor, e comparando os valores do quadro com esses que eu te mostrei ela fica razoavelmente compatível.

    O que parece estar errado pra você? O que não faz sentido?

    • Oi Fillipe
      Bom, suas medidas parecem estar corretas. Notei que, comparado a mim, você tem pernas um pouco mais curtas e o tronco um pouco maior. Isso explicaria um TTE mais longo e um selim um pouco mais baixo.
      Por outro lado, levando em conta a geometria da SL200 e o bike fit do NoGrau, daria um quadro 19″ e uma mesa de 110mm, que acho meio grandinho.
      Então, como sempre faço nestas situações onde não tenho certeza do que estou dizendo, vou entrar em contato com nosso consultor de BF para ver o que ele diz e dou notícias pelos seu Facebook, certo?