Diferença Cassete x Catraca

Quem pensa que na sua bike as coroas estão na frente, junto da pedivela, e as catracas estão atrás, está enganado. Ou meio certo, apenas.

Embora o termo catracas tenha se popularizado para nomear as engrenagens posteriores, o nome correto para cada uma dessas engrenagens é pinhão.

Adaptando um post do usuário Alex SP, no Pedal.com.br:

Catraca, na verdade, é o mecanismo de roda-livre, que permite à roda girar livremente num sentido – quando não estamos pedalando e que trava no outro, permitindo a tração da roda quando pedalamos. Similarmente a uma catraca de ônibus ou de um estádio, que gira num sentido e trava no outro.

Cassete é o conjunto de pinhões traseiros. O nome deriva de uma corruptela de cogset, que em inglês define exatamente o conjunto (set) de pinhões (cog).

É importante informar que ainda hoje estes termos são utilizados, um tanto quanto indiscriminadamente, por lojistas. Assim, ao procurar por um cassete, você estará procurando por um conjunto de engrenagens com um sistema de encaixe específico, enquanto muitos lojistas se referem a catracas de rosca como o conjunto com sistema rosqueado no cubo traseiro, sendo os sistemas incompatíveis entre si. Ou seja: um cassete, por assim dizer, não se encaixa num cubo feito para catracas de rosca e vice-versa.

Conjunto de pinhões rosqueável (“catraca de rosca”)

Cubo para conjunto de pinhões rosqueáveis. A seta indica onde vão os pinhões.

Conjunto de engrenagens tipo cassete.

Cubo para engrenagens tipo cassete. A seta indica o encaixe específico onde se encaixa o cassete.

O conjunto de pinhões rosqueáveis só são usados em bicicletas de nível iniciante, sendo, ao meu ver, um ponto negativo na qualidade das peças e do conjunto.

Anúncios

Publicado em 04/07/2011, em Conheça sua Bike. Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Diferença Cassete x Catraca.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: