Que a força esteja com vocês

É, meus amigos… corrida de aventura, não é brincadeira, mesmo. Nesse último feriadão tive a honra de ser fiscal (PC-posto de controle) na Expedição Carcará,

tradicional corrida de aventura do estado do Rio Grande do Norte, citada ao lado da Ecomotion e da Brasil Ride como uma das mais importantes provas do calendário brasileiro.

A experiência de ser PC é inigualável, pois vivemos uma mistura de sentimentos. Ao acompanhar a passagem de todos que se atreveram a participar da corrida vem uma vontade de ajudar, de passar força, de dizer àquele povo todo como os admiramos pela garra, força de vontade e superação de que somos testemunhas. Mas a gente tem que ser imparcial. Frio. Ver o sofrimento e deixar correr. E sofrimento foi o que vi, o tempo todo.



O inacreditável céu seridoense contrastando com a Pedra das Cruzes.


Afinal, o meu PC, de número 16 de um total de 28, ficava exatamente numa área de transição, onde havia a mudança de modalidade, de trekking (15 km desde o último PC) para travessia a nado.


Os fiscais e a organização da prova no pórtico da Red Bull, na chegada.


A primeira equipe que chegou foi às 12:30 da sexta-feira. Eles haviam largado às 15:00 da quinta-feira. Não havia como não se comover vendo “aquelas crianças” chegarem, depois de mais de 20 horas de prova, exaustos, colocarem as mochilas em sacos plásticos, tirarem os tênis mostrando os pés em frangalhos, cheios de bolhas, com curativos feitos com Silver tape, e mergulharem na água fria do Açude Gargalheiras para encararem uma travessia de 1 km, e depois continuarem em caiaques, trekking, subir a Pedra das Cruzes em Acari, descer de rapel, voltar ao caiaque, ir até a localidade de Bulhões a 8 km dali, mais 8 km de volta para devolver o caiaque, encarar mais 13 km de trekking e 30 de bike até a chegada. Coisa de 250 km, praticamente sem parar para descansar. Comendo andando. Dormindo enquanto remava.


Primeira área de transição para as bikes, no PC5, ainda na quinta-feira.


Correria na AT das bikes, ainda no primeiro dia.


O lindo visual do PC16 - área de transição para a travessia a nado.


Visual da varanda da casa do seu Zé Major, que gentilmente permitiu a instalação do PC16 lá. Com direito a almoço (para mim)!


Imagine o que ele está pensando...


O começo da travessia do gargalheiras


Parabéns a todos os atrevidos que decidiram participar da 23ª edição da Expedição Carcará/2011. Parabéns a quem ganhou, a quem chegou, a quem chegou depois do horário de corte e a quem, por um motivo ou por outro, foi obrigado a desistir.

Parabéns a quem se arranhou todo nas juremas, a quem caiu, a quem chorou e a quem travou no rapel.

Parabéns, simplesmente porque, para estar lá, tinha de ser um Jedi.



Foto: Riccardo Carvalho

Foto: Riccardo Carvalho


Foto: Riccardo Carvalho


Foto: Riccardo Carvalho


Anúncios

Publicado em 27/06/2011, em Competições. Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Que a força esteja com vocês.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: