Downhill dos anos 90

Esse vídeo é bem didático. Qualquer ciclista que faz XC hoje em dia desce essa trilha (e faz a curva), na mesma velocidade da galera aí, com relativa tranquilidade. Não é certo rir da desgraça dos outros, mas vamos admitir: em muitas quedas não dá para segurar o riso.

Observem bem as bikes: Quase todas são de garfo rígido. Uma ou outra eu acho que tem suspensão, mas se tiver é coisa de no máximo 50mm de curso. Provavelmente são supensões com elastômeros. Não servem pra quase nada, como é fácil observar. Em alguns momentos você pode ver como os braços dos ciclistas tremem para tentar manter o controle das bikes com garfo rígido – um ótimo momento para ver isso é o ciclista aos 2:53. Tem outro coitado aos 4:03 também :-).

As bikes de geometria sloping (top tube inclinado, e não horizontal) de hoje em dia também auxiliam muito o controle nas descidas.

E na curva? As bikes com Vbrake ou Cantilever, sei lá, simplesmente não freavam. Várias passavam direto.

Hoje, com discos hidráulicos, é moleza.

Esse vídeo achei um post muito legal no pedal.com, “Quando a roda era quadrada“, mostrando bikes dos anos 90, e esse vídeo do downhill da época.

Como disse o lá o Rafael (que também deu o toque da frase sobre XC, do início do post), “O downhill de hoje está muito mais mortal“.
A seguir, o downhill de hoje.

Se você achou pouco, dê uma olhada nesse vídeo e compare com as descidas de escadas no finalzinho do primeiro…

Evidentemente o downhill é uma modalidade de alto risco e nem toda a tecnologia e técnica do mundo podem prevenir as quedas mais escabrosas…

Posts relacionados: Videos

Anúncios

Publicado em 26/05/2011, em Vídeos. Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Downhill dos anos 90.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: