Emergência na trilha

Olá pessoal, estou aqui de novo. Agora vamos conversar (é mais um monólogo, como diria um poeta amigo meu, mas…) sobre emergências. Problemas que acontecem quando estamos nas trilhas. Esses problemas podem ser mecânicos ou de saúde, e vamos abordá-los por partes.

Um dos problemas mais banais que podem acontecer com um ciclista é ter um pneu furado. Para resolver este problema você precisa de alguns equipamentos simples:

um kit de remendo, uma câmara de ar de reserva (caso dê problema com a válvula), um par de espátulas para facilitar a retirada da câmara do pneu e pronto, está resolvido. A técnica você encontra aqui.

Acontece com todo mundo.

Crédito: Google Images – http://www.edenbicycles.com

Também pode acontecer de soltar alguma porca ou parafuso da bike. Para isso é interessante ter uma chave multi-ferramenta. Existem as muito completas, com chave de corrente também, mas uma mais simples resolve a maioria das situações.

Multi-ferramenta TS-12 GTS

Multi-ferramenta Crank Brothers

Ter uma chave de corrente junto com a multi-ferramenta ajuda na solução de um problema bem chato: a quebra da corrente. Acontece, e lhe deixa não só a pé, como também com uma bicicleta para empurrar. Se você tem um mínimo de habilidade, dá para consertar com facilidade, principalmente se estiver usando um Powerlink (veja aqui o post completo).

Chave de corrente

Um cabo de câmbio de reserva também ajuda a você não ficar sem marchas numa trilha difícil. Se seus freios forem mecânicos (Vbrake ou disco), vale também levar um cabo de freio de reserva (embora, numa emergência, o cabo de câmbio sirva no freio – mas só numa emergência, pois o cabo de câmbio tem menor diâmetro e quebra com mais facilidade).

Primeiros socorros

É fundamental levar um kit mínimo de primeiros socorros para o caso de acontecer algum acidente (queira Deus que não).

No caso de uma queda, é importante ter um spray antiinflamatório, algum analgésico, antisséptico, pomada para queimaduras de urtigas e picadas de insetos. Se você for alérgico, consulte seu médico para medicamentos e procedimentos de emergência no caso de picadas de abelhas, por exemplo, e não esqueça de avisar aos companheiros de pedalada desta sua condição.

Nutrição e hidratação

Aqui, o básico. Hidrate-se durante todo o percurso. Não espere sentir sede. Para isso, as mochilas de hidratação são mais práticas, porque você pode beber sem parar de pedalar, mas se optar por caramanholas esteja certo que a quantidade de água é suficiente para todo o pedal.

Há quem prefira repor com isotônicos, como Gatorade, ou Maltodextrina. É uma opção pessoal – só não deixe de se hidratar.

Caramanhola Nalgene

Mochila de hidratação Camelbak Charm

Não esqueça também que, em longos pedais, é preciso repor nutrientes. Pode-se optar por barras de cereal (que são vendidas em supermercados), mas há quem sinta certa indisposição, porque as barras de cereal, por ter alto teor de fibras, provocam algum desconforto ao serem ingeridas com água. Uma opção seria o gel de BCAA, pequenos sachês, de vários sabores, que repõem rapidamente a energia. Creia: funciona com perfeição – o efeito é quase instantâneo, quando você passa da fadiga total para um estado, digamos, mais normal. Existe um sem número de marcas disponíveis no mercado, com preços que vão de R$1,00 a até 10,00.

BCAA – Gel de rápida absorção

Temos também a ração humana, que se utilizada deve ser prescrita por um nutricionista para você, de acordo com as suas necessidades específicas.

As barras de proteína podem ser consumidas no final do pedal ou mesmo durante, em pedais muito longos, para evitar perda de massa magra.

Barra de proteína

De qualquer forma, escolha a opção mais adequada para você, de acordo com o seu tempo e distância de pedalada e de acordo com o seu preparo físico. Se não souber a melhor opção, consulte um endocrinologista ou nutricionista para lhe ajudar

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Publicado em 22/04/2011, em Reviews. Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Emergência na trilha.

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