Limpando a bike depois de uma trilha

Ontem voltei de uma trilha que, se tinha alguma lama, o terreno molhado não deixou a bike muito suja não.
Mas era preciso dar uma geral… então fiz o básico:

1) Lavei os pneus com desengraxante (detergente comum também serve, ou sabão em pó) e uma escova média (do tamanho de uma mão, mais ou menos).
2) Depois de molhar para dissolver a lama seca lavei o quadro com o mesmo produto e uma esponja macia.

3) Borrifei desengraxante (se não tiver um específico como o que descrevo AQUI use Veja Limpeza Pesada) na transmissão – catracas, corrente, coroas e câmbios, não esquecendo as roldanas do câmbio traseiro.
4) Com uma escova de dentes (ou, se você tiver, uma específica para limpar o cassete) escove toda a transmissão, o melhor possível. Depois, passe BASTANTE água para tirar completamente os resíduos de detergente.
5) Também gosto de lavar os calipers dos freios a disco com desengordurante, jogando bastante água depois. Isso retira os resíduos de areia, ajudando a preservar as pastilhas de freio. Se estiver usando Vbrakes, lave bem os aros e sapatas.
6) Após terminar de tirar todo o detergente, sacuda a bike (eu levanto cada roda cerca de 50 cm e deixo cair no chão para sair boa parte da água) e seque com um pano macio o melhor possível. seque inclusive a corrente (o pano não servirá mais para nada depois).
7) O último passo é lubrificar com os produtos que sugiro AQUI.

Como eu moro em apartamento, lavo na varanda mesmo. Não é nenhum bicho de sete cabeças, e depois a varanda fica limpinha e cheirosinha. Uso uns 3 baldes de 10L d’água.

Meus produtos favoritos para lubrificar são:

Finish Line para a corrente (Uso 99% do tempo o vermelho, pois aqui o tempo é muito seco)

Silicone 3M nos câmbios, catracas, coroas, pedais e trocadores, além dos parafusos de guidon, canote e trava remota da suspensão. Também gosto de passar silicone nas hastes da suspensão e na trava da canela. Apesar da foto promocional, o Silicone 3M não é adequado para lubrificar correntes de bikes.

Aqui, vídeos legais que encontrei sobre limpeza da bike:

Esse usa o limpador de correntes da Park Tools e um líquido de limpeza (sem água).

Aqui mostra como limpar o cassete (catracas)

Achei esse vídeo bem detalhado, mas é mais sobre uma limpeza leve e lubrificação.

Anúncios

Publicado em 27/03/2011, em Limpando a sua Bike e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Eu gostaria de deixar um par de elogios ao publicista. A descrição da lavagem foi objetiva e esclareceu as minhas dúvidas.

    • Opa, Artur! Muito obrigado pelos elogios!
      Esse tipo de feedback é o que move a gente pra frente!
      Abração e boas trilhas (com a bike limpa, é claro)! 😀

%d blogueiros gostam disto: