Enduros de regularidade – Dicas

Se você nunca praticou um enduro de regularidade e tem vontade – por aqui temos o Bike Rally, da Expedição Carcará – vou dar algumas dicas.

O objetivo de um enduro de regularidade é cumprir um determinado percurso (que é desconhecido até momentos antes da prova) em tempos predeterminados, seguindo indicações constantes numa planilha, que é distribuída pela organização. Na planilha estão determinados pontos de referência, a distância deste ponto até o ponto anterior, o tempo desde o inicio da prova (em segundos), a velocidade média naquele trecho e uma linha, com uma seta numa ponta e uma bolinha na outra (que é você), indicando o caminho a ser seguido.

Embora a planilha tenha pontos de referência (como um lago, encruzilhada, igreja, por exemplo) e o tempo exato no qual você deve estar passando por eles, o seu tempo (no caso, da sua equipe, já que o rally é disputado em duplas) é computado em Postos de Controle (PCs), em locais-surpresa. Isso faz com que tenhamos de manter a velocidade média o mais exata possível, para passarmos no PC (que não sabemos onde será) no tempo exato.

ATUALIZAÇÃO: Desde 2011 a apuração passou a ser feita por GPS. No início da prova são distribuídos os aparelhinhos a cada biker (ele não tem display, então não ajuda na navegação) e ao fim da prova são devolvidos e os dados descarregados no computador. Isso permite a instalação de muitos postos de controle virtuais (20 ou mais, contra 5 ou 6 PCs físicos, como era antes, com pessoas anotando o tempo de passagem dos bikers), dando muito mais precisão à regularidade dos competidores. Além disso, depois é disponibilizada a animação da prova (veja AQUI).

Os GPSs

Também é importante que a equipe passe junta, com menos de 10s entre os dois integrantes, senão a equipe é penalizada. Além disso, é importante nunca passar adiantado, pois a penalização é maior que a de passar atrasado. Assim, nunca corra – se for pra errar, vá mais devagar!

Você vai precisar de alguns equipamentos extras: primeiro, você deve adquirir um Rollbook para a sua bike. Um ciclocomputador e um cronômetro são essenciais também.

Rollbook com cronômetro e ciclocomputador integrados.

Rollbook visto de lado.

Ele fica preso ao guidon da bike, e é nele que vai a Planilha com as indicações do percurso do rally.

A planilha não vem assim – vem num rolinho para instalar no Rollbook.

Cada indicação na planilha representa uma coisa. Primeiramente, você deve ligar o cronômetro na largada e não zerá-lo mais. Ele é a sua principal indicação se você está passando pelas referências no tempo certo: todos os tempos indicados na planilha são acumulados.

No odômetro da sua bicicleta você vai conferindo a distância percorrida e observando se está passando pelas referências no tempo correto. Por exemplo, na 6ª indicação da planilha você terá percorrido, desde o início, 760 m (0,76km), 50 m desde o último ponto (0,05 km) e, idealmente você estará passando por esta referência (ao lado do laguinho) após 4 minutos e 34 segundos da largada. Você deverá estar mantendo 10 km/h de velocidade média (V10). Observe que embora haja um caminho à esquerda, você deve seguir em frente (pela linha pontilhada, indicando uma trilha que não é a estrada principal onde você vinha). A planilha é dividida em TRECHOS, e cada trecho tem uma Velocidade Média especificada.

Entenda o que a planilha diz:

Entendendo a planilha

Em algumas situações, a planilha vai pedir para você zerar. É zerar o odômetro, NUNCA o cronômetro. Esse vai ligado do começo ao fim.

Momento de zerar o odômetro

Em outras situações você verá a indicação NEUTRO. Neste ponto você pode parar, pelo tempo determinado na planilha, para descansar. Se estiver atrasado é a hora de seguir em frente para recuperar o tempo perdido! Nos neutros, em geral, é pedido para zerar o odômetro.

Nos pontos onde a velocidade média for um D, significa que é um deslocamento, ou seja, não há Velocidade Média determinada. Você pode ir mais rápido nesse trecho, ou mais devagar, se estiver adiantado. Geralmente os deslocamentos são antes dos neutros ou no fim da prova.

Neutro de 4′ (quatro minutos)

Então, você está quase pronto para o seu primeiro enduro! Combine com um parceiro ou parceira, arrume um rollbook e uma planilha e faça um treino antes da sua primeira prova. Você vai ver como é legal.

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Publicado em 25/03/2011, em Bike Rally e marcado como , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Enduros de regularidade – Dicas.

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