Como regular a sua suspens√£o

Um tema pelo qual sempre surgem d√ļvidas nos f√≥runs que participo √© como regular a suspens√£o dianteira (garfo) em uma mountain bike.

A suspensão dianteira serve para absorver os impactos gerados por irregularidades no terreno, de forma que eles não sejam transmitidos ao guidon e, consequentemente, aos braços do ciclista. Isso aumenta o controle da bicicleta, traduzindo-se em segurança, e reduz consideravelmente a fadiga em pedais por terrenos acidentados, comuns no mountain biking. O vídeo a seguir mostra o funcionamento de uma suspensão num terreno bem irregular. Observe como o guidon mal se move enquanto a suspensão trabalha:

Para saber como regular adequadamente a sua suspens√£o, primeiramente h√° de se considerar que existem suspens√Ķes com muitas regulagens, com algumas, com poucas ou sem regulagem. H√° ainda as suspens√Ķes inteligentes (como a mostrada no v√≠deo acima), que prometem se adaptar ao peso do ciclista, tipo do terreno e de condu√ß√£o.

H√° diversos tipos de garfos com suspens√£o. Simplificadamente, dividimos em:

  1. Suspens√Ķes do tipo Mola ou Mola-Elast√īmero
  2. Suspens√Ķes do tipo Mola-√ďleo (Hidr√°ulicas)
  3. Suspens√Ķes do tipo Ar-√ďleo (Pneum√°ticas)

As suspens√Ķes do tipo Mola ou Mola-Elast√īmero s√£o as mais simples. Algumas n√£o possuem qualquer regulagem. Funcionam com um sistema de mola nas duas canelas ou mola e elast√īmeros (os elast√īmeros nada mais s√£o que pe√ßas de borracha). Em algumas, a mola na canela esquerda regula a pr√©-carga. Alguns modelos possuem, como opcional, trava na canela direita. Previsivelmente, estas suspens√Ķes n√£o trabalham com muita efici√™ncia, sendo indicadas apenas para bikes de entrada e trilhas leves, apenas servindo para amortecer pequenas irregularidades no terreno, mas voltando a posi√ß√£o inicial com rapidez, o que nem sempre √© desej√°vel. Em geral s√£o bem pesadinhas – mas isso n√£o uma unanimidade, pois a Proshock tem suspens√Ķes com esse sistema lev√≠ssimas. Spinner Grind e Proshock s√©rie ER s√£o exemplos destes sistemas.

As suspens√Ķes do tipo Mola-√ďleo (hidr√°ulicas) substituem uma das molas e/ou elast√īmeros por √≥leo para o amortecimento. Possuem uma leitura melhor no terreno, e podem ser utilizadas em trilhas mais t√©cnicas. Em geral possuem regulagem de compress√£o, retorno, pr√©-carga e trava. Rock Shox Recon TK, RST Gila e Omega e Suntour XCR e XCM V3 s√£o modelos de suspens√Ķes hidr√°ulicas.

Nas Suspens√Ķes a Ar (pneum√°ticas), a mola convencional da canela esquerda √© substitu√≠do por um sistema de mola de ar. S√£o as que funcionam melhor, pois permitem uma regulagem de pr√©-carga bem f√°cil, de acordo com o peso do ciclista e o terreno, bastando-se bombear ou retirar ar com uma bombinha especial. Al√©m disso, o sistema de mola a ar √© mais leve que o de molas convencionais. Fox 32 e Talas, Rock Shock Reba, Recon TK Solo Air e Sid, RST F1rst e Manitou R7 s√£o exemplos de suspens√Ķes pneum√°ticas.

O Funcionamento das suspens√Ķes:
O sistema da canela direita pode ser hidr√°ulico (utilizando √≥leo) ou n√£o (utilizando elast√īmeros e/ou mola).
Nesta segunda situa√ß√£o n√£o h√° ajuste poss√≠vel para a compress√£o (a n√£o ser trocando os elast√īmeros). Nas suspens√Ķes hidr√°ulicas existem bot√Ķes para regulagem de compress√£o e retorno, como veremos mais √† frente.

As suspens√Ķes hidr√°ulicas e pneum√°ticas funcionam com um sistema que regula a compress√£o (amortecimento) e o retorno (velocidade de retorno √† posi√ß√£o original) na canela direita, e um sistema de ajuste de pr√©-carga (preload) na canela esquerda. O ajuste de preload pode existir mesmo em suspens√Ķes de mola. Assim, na canela esquerda, na maioria das suspens√Ķes (com exce√ß√£o das realmente muito simples), existe o ajuste de preload, que pode ser feito atrav√©s de um bot√£o nas suspens√Ķes de mola convencional, ou bombeando ou tirando ar em suspens√Ķes pneum√°ticas.

Existem ainda suspens√Ķes com sistemas chamados “inteligentes”, como o Brain da Specialized (at√© onde eu sei o Brain √© para shocks traseiros) ou o Terralogic da Fox, que prometem ajustar automaticamente a suspens√£o para determinados terrenos, peso do ciclista e forma de pilotagem.

A trava
Algumas suspens√Ķes podem ser travadas, transformando-as num garfo r√≠gido. E para que isso seria necess√°rio? Bem, quando pedalamos em p√©, seja subindo uma ladeira, seja num terreno bem regular, como asfalto ou estrad√£o, pode acontecer da suspens√£o, ao inv√©s de estar amortecendo as irregularidades do terreno, estar simplesmente sendo “bombeada” para baixo com o peso e o movimento de pedalar do ciclista. Isso tira a energia da pedalada, e pode ser interessante, nesse momento, trav√°-la. Existem as travas convencionais, que normalmente √© um bot√£o girat√≥rio no alto da canela direita, e as travas remotas, ou de guidon, que possuem um bot√£o ligado por um cabo ao bot√£o de travar na canela que permite ao ciclista travar e destravar a suspens√£o com o polegar, sem tirar a m√£o do guidon.


As partes de uma suspens√£o dianteira:

Agora vamos conhecer as partes de uma suspens√£o. Nem todas as suspens√Ķes possuem todas as regulagens, como trava, retorno (s√≥ presente em modelos a √≥leo ou a ar), compress√£o e preload.

Primeiro vamos definir alguns termos. O Curso da suspens√£o √© o limite m√°ximo de afundamento da suspens√£o. √Č dado em mil√≠metros (100mm, 80mm). As Canelas s√£o as partes que prendem as Hastes √† roda dianteira. As Hastes s√£o presas no Crown e esta na Espiga, que √© interligada ao quadro da bicicleta pela caixa de dire√ß√£o.

As partes do garfo

O curso da suspens√£o √© uma vari√°vel a ser definida dependendo do estilo de pedal que o ciclista pretende fazer. Para cross-country (XC) o curso sugerido √© de 80 a 100 mm. Praticantes de All Mountain, que pedalam em terrenos mais acidentados v√£o preferir suspens√Ķes para Trail Bikes, com curso maior, de 140 a 160mm. Existem suspens√Ķes de curso vari√°vel, como a excelente Fox Talas, que permitem a regulagem de curso com o giro de um bot√£o.

De uma maneira geral, 10mm a mais de curso elevam a frente da bicicleta em cerca de 1¬ļ, tornando a bicicleta menos √°gil e desta forma mais est√°vel, o que pode ser desej√°vel em algumas situa√ß√Ķes.

As regulagens:
Basicamente, as suspens√Ķes possuem uma regulagem de pr√©-carga (preload), que procura ajustar o seu afundamento ao peso do ciclista, numa situa√ß√£o est√°tica (parado). A necessidade √© √≥bvia, pois as suspens√Ķes s√£o vendidas para ciclistas dos mais diversos pesos e, naturalmente, ao subir na bike, um ciclista de 50 kg provocar√° um afundamento muito menor do que um ciclista de 110 kg, por exemplo. Nessa situa√ß√£o, o ciclista mais pesado precisar√° ajustar o preload de forma que a suspens√£o afunde de 15 a 20% do seu curso.

O afundamento da suspens√£o, ou SAG, pode ser regulado em suspens√Ķes de mola/elast√īmero ou √≥leo pelo bot√£o de preload, que geralmente est√° na canela esquerda. Rotacionar no sentido hor√°rio deixa a supens√£o mais dura, reduzindo o SAG, e vice-versa.

Botão de pré-carga (preload)

Em suspens√Ķes a ar, o SAG √© regulado bombenado ou retirando o ar com uma bomba especial, que tem pequeno volume de ar por bombeada, uma mangueira para conectar a bomba √† v√°lvula na suspens√£o, um bot√£o para retirar ar da suspens√£o e um man√īmetro para saber a calibragem (Aten√ß√£o: n√£o tente usar uma bomba comum nem calibrar num posto de gasolina – vai danificar a sua suspens√£o).

Bomba para calibragem de suspens√£o

Na Manitou R Seven, por exemplo, segundo o manual, a press√£o m√°xima da mola pneum√°tica para o modelo TS Air (da R7) √© de 150 Psi (10 Bar). Mas o volume de ar necess√°rio para alcan√ßar a press√£o m√°xima na c√Ęmara da suspens√£o √© muito pequeno. Assim, a bomba para suspens√£o bombeia em pequenos incrementos. Por isso tamb√©m n√£o serve para encher um pneu (embora seja poss√≠vel, mas voc√™ vai precisar de centenas de bombeadas).

Como foi dito acima, SAG deve variar de 15 a 20% do curso.

Tabela de SAG

A seguir, descrevo o procedimento para medi√ß√£o do SAG em suspens√Ķes a ar ou mola, regulagem de compress√£o e retorno (Adaptado do manual da R7 2010).

MEDI√á√ÉO DO AFUNDAMENTO (SAG) (i.e., a dist√Ęncia de compress√£o da suspens√£o devido ao peso do ciclista na posi√ß√£o normal de utiliza√ß√£o da bicicleta).

Ferramentas necessárias para medição do afundamento: abraçadeira de nylon (zip-tie), fita métrica, um lápis, um pouco de papel e de uma pessoa para o ajudar.

1. Prenda, na parte mais baixa da haste, um zip-tie. Em seguida, o utilizador habitual da bicicleta dever√° sentar-se nela, permitindo o afundamento normal da suspens√£o, e em seguida sair da bicicleta sem pressionar o guidon. Agora, proceda √† medi√ß√£o da dist√Ęncia entre a parte mais baixa da haste e a parte inferior do zip-tie. √Č muito importante que o utilizador esteja na sua posi√ß√£o de condu√ß√£o normal (com o seu peso centrado) e com os p√©s nos pedais. Algu√©m deve segurar a bicicleta por tr√°s (o ideal √© coloc√°-la num rolo de treinamento).

Medindo o SAG

2. A medida resultante é o valor do afundamento estático.

3. Em garfos com ajuste de preload, gire o botão para a direita (sentido horário) para aumentar a pré-carga da mola e diminuir o afundamento, ou para a esquerda para diminuir pré-carga da mola e aumentar o afundamento. Se a suspensão afundar menos de 15% e o preload estiver no mínimo a solução é a substituição da mola por outra mais mole.

4. Nos garfos pneumáticos, remover a tampa de ar da válvula Schrader localizada no topo ou na base da perna esquerda e, com uma bomba para amortecedores, encher o garfo com a pressão desejada. Ter em atenção que o sopro de ar ligeiro sentido durante a remoção da bomba é provocado pela saída do ar da bomba e não do garfo.

AJUSTE DE COMPRESSÃO

O sistema de amortecimento da compressão permite ao ciclista regular o amortecimento da compressão em pequenos incrementos, através da rotação do botão de regulação para a direita.

Como regular sua suspens√£o
Bot√£o de ajuste de compress√£o na Manitou Minute

O sistema Absolute+ da Manitou permite o ajuste de compress√£o em at√© 6 posi√ß√Ķes, da mais mole (mais amortecimento) at√© a mais r√≠gida (menos amortecimento), podendo se ajustar a suspens√£o para cada tipo de terreno, at√© mesmo durante a pedalada, girando-se o bot√£o na canela. Outras marcas possuem sistemas similares. Com o uso da trava de guidon MILO (Manitou Integrated Lockout) a possibilidade de ajuste de compress√£o desaparece, podendo a suspens√£o apenas ser travada ou destravada. Dependendo do estilo do ciclista um ou outro sistema poder√° ser mais vantajoso.

A Manitou e a Rock Shox (e provavelmente a Fox tamb√©m) possuem um sistema que libera a suspens√£o automaticamente, mesmo estando travada, ap√≥s um impacto consider√°vel, voltando a trav√°-la a seguir. Isso pode evitar uma queda caso a suspens√£o seja “esquecida” travada antes de um downhill mais cavernoso…

REGULAGEM DO RETORNO
O retorno é o tempo que a suspensão leva para voltar ao estado original (curso total), após um impacto.
O bot√£o de regulagem de retorno est√° situado, em geral, na parte inferior da canela direita. Girar o bot√£o no sentido hor√°rio deixa o retorno (da suspens√£o √† posi√ß√£o original) mais r√°pido e girar o bot√£o para no sentido anti-hor√°rio deixa o retorno mais lento. Deixar o retorno muito lento pode fazer a suspens√£o dar “fim-de-curso”, ou seja, abaixar totalmente no caso de pedalar por um terreno muito acidentado por algum tempo.

Ajuste de retorno na Rock Shox Argyle
Ajuste de retorno na Fox

As suspens√Ķes mais caras separam o sistema de amortecimento da compress√£o em duas c√Ęmaras, uma controlando impactos de baixa velocidade como freiadas, pequenos impactos e o movimento de pedalar e outro para impactos de alta velocidade como pedras grandes ou uma eventual aterrissagem ap√≥s um pulo. Por√©m, o excesso de ajustes pode complicar a vida de um ciclista amador se ele n√£o sabe us√°-los propriamente. Caso opte por uma suspens√£o com muitas regulagens leia cuidadosamente o manual, pesquise e teste os efeitos das altera√ß√Ķes antes de sair para um pedal mais complicado.

Outra coisa importante de saber antes de comprar ou trocar a suspensão é se ela possui encaixes (bosses) para Vbrake, caso você use esse tipo de freio. Se você usa freios a disco não há com que se preocupar Рtodas vêm com o encaixe para eles.

Encaixes (bosses) para V-brakes

Os eixos Thru-axle (15QR ou 20QR) são ainda pouco comuns por aqui, então atente pra isso na hora de comprar. Este tipo de suspensão utiliza eixos diferentes das blocagens de 9mm (open dropout) que geralmente usamos, então se você adquirir uma suspensão com esse tipo de encaixe haverá a necessidade de um novo cubo para sua roda.

Sistema de encaixe da roda Thru-axle
Encaixe de roda tipo Thru-axle
Encaixe de roda tipo Open dropout

Por fim, coloco essas interessantes imagens de suspens√Ķes cortadas de forma que se possa observar o seu interior.

Manitou Minute (cortada)
Fox (cortada)

A seguir, o funcionamento de uma suspens√£o pneum√°tica:


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138 coment√°rios em “Como regular a sua suspens√£o

  1. Tem como transformar uma suspensao a oleo em ar? Tenho uma RST Storm. [Coment√°rio transferido do Blogspot – Postado em 09/01/2012]

  2. Não creio. Elas, internamente, são completamente diferentes. Talvez seja possível, mas economicamente não seria viável. A RST F1rst é considerada uma ótima suspensão pneumática, com custo bem razoável, e seria uma opção melhor do que tentar mexer num garfo hidráulico e transformá-lo em pneumático. Acho até melhor comprar um usado (pneumático) Рmesmo com defeito Рe fazer uma boa revisão. [Comentário transferido do Blogspot РPostado em 09/01/2012]

  3. Cara, tenho uma supra quadro 21 e estou querendo comprar uma suspensão Dart 1 (tenho 1,93 e 115 kg), pois a suspensão original é muito fraca. Vc acha aconselhável? [Comentário transferido do Blogspot РPostado em 20/12/2011]

  4. Olá! Bem, eu pensaria em investir num quadro melhor também, mas se o orçamento estiver limitado, com certeza é um upgrade em relação à suspensão original. Você precisa atentar para três detalhes: 1) Esse quadro aguenta seu peso (isto é, o fabricante recomenda ciclista até quantos kg)? 2) Ele suporta o garfo com o curso que você irá usar (100mm, provavelmente)? 3) A caixa de direção dele é compativel com a espiga da Dart1 Рprovavelmente 1 e 1/8? Se tudo der certo a Dart1 é uma boa suspensão para iniciantes e trilhas leves. Qualquer coisa mande email para dalamaaocaos2010@gmail.com. [Comentário transferido do Blogspot РPostado em 20/12/2011]

  5. A RST GILA RL √© mola/hidr√°ulica com as regulagens de preload e Hydraulic Remote Lock-Out (trava no guidon). √ďtima mat√©ria, muito explicativa e conclusiva!Parab√©ns. [Coment√°rio transferido do Blogspot – Postado em 15/11/2011]

  6. Valeu Bruno. A RL √© uma evolu√ß√£o da s Gila anteriores, mas infelizmente continua muito pesada! 2,8 kg √© demais. Mas gosto das RST como suspens√Ķes de n√≠vel b√°sico para ciclistas pesados – s√£o meio durinhas, mas dificilmente quebram. Para ciclistas leves (ainda falando das b√°sicas), prefiro o acionamento das Suntour. [Coment√°rio transferido do Blogspot – Postado em 15/11/2011]

    1. Oi Marcelo! Olha só, não conheço esse modelo de RST. Você poderia dar mais detalhes sobre ela? Se possível mande um email para nós (dalamaaocaos2010@gmail.com), com fotos Рvárias Рque tentaremos ajudar. Abração!

  7. Boas! desde j√° dou os meus parabens pelo excelente testemunho em rela√ßao a uma materia para muitos ainda desconhecida…

    E agora queria saber se existe alguma tabela para se saber qual a pressao aconselhada para as suspensoes?
    eu tenho uma fox tallas rl de 07

    1. Oi Miguel! Melhor que a tabela √© voc√™ medir o quanto ela afunda com seu peso est√°tico (im√≥vel) sobre a Bike. O garfo deve afundar 15 a 20%. Se a Talas for 140mm, deve afundar algo entre 20 e 30 mm. Ent√£o voc√™ deve bombear ou tirar ar do garfo de acordo com o afundamento desejado. Se voc√™ desejar mais conforto e o terreno for muito acidentado, um SAG (afundamento) de 25% (35 mm) √© admiss√≠vel. Veja direitinho como medir o SAG em https://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2011/03/24/conhecendo-sua-bike-como-regular-a-sua-suspensao/. Abra√ßo, e se ainda ficar d√ļvida sobre o processo, pergunte de novo!

  8. Tenho uma suspens√£o XCR Suntour, quando mexo no preload para deixar ela um pouco mais “dura” (j√° que tenho 1,85 de altura e 100 kg) sinto que n√£o faz diferen√ßa na press√£o.
    O que faço?

    1. Gustavo, as not√≠cias n√£o s√£o nada boas. As Suntour – pelo menos as b√°sicas, como a XCR e XCM – s√£o suspens√Ķes bem macias. Realmente o preload nelas (e em 99% das suspens√Ķes b√°sicas) √© um acess√≥rio meramente cosm√©tico, acho que √© pra n√£o dizer que ela n√£o tem regulagem nenhuma. N√£o h√° muito o que fazer, a n√£o ser trocar a suspens√£o. Se o or√ßamento for apertado, sugiro as RST Gila, que s√£o relativamente baratas e mais durinhas. Mas n√£o espere muito do preload dela, n√£o (no sentido de torn√°-la macia, pois dura ela j√° √©). Mesmo um garfo intermedi√°rio, como a Rock Shox Tora (que j√° saiu de linha, mas n√£o era b√°sica) o preload ajudava pouca coisa. Veja esse post, que ajudar√° a complementar meu racioc√≠nio.

    1. Boa idéia, Adriana. Na verdade há pouco a acrescentar, pois a regulagem (sendo o shock pneumático, que tem uma regulagem mais elaborada) segue os mesmos princípios do garfo: ajuste de compressão (definido pelo ajuste do SAG) e retorno (velocidade com que o shock volta à posição inicial). Mas faremos um post detalhado a respeito. Valeu!

  9. Amigo, tinha uma suspens√£o saturn rst(mola+oleo), com trava no guid√£o, troquei por uma first platinum air, tbem com trava no guid√£o.
    A antiga ao ser totalmente travada simplesmente n√£o trabalhava um milimetro a suspens√£o e na first mesmo totalmente travada noto que ela trabalha uns 3milimetros! Fato que em uma subida ou at√© mesmo na reta posso perder um pouco de energia…
    Seria normal esses 3milimetros de trabalho na suspens√£o a ar?
    Obrigado
    Luciano

    1. Sim, Luciano, alguns garfos se movem um pouco quando travados. Acontece com alguns modelos Rock Shox, tamb√©m. A R7, as Fox e a Rock Shox Sid n√£o d√£o jogo nenhum, mas √© uma caracter√≠stica do modelo. N√£o √© nada demais, s√≥ um pouco chato. Por outro lado, a leitura de terreno da F1rst √© excelente. Voc√™ est√° bem servido de suspens√£o! ūüôā ah, e a energia perdida √© completamente desprez√≠vel. N√£o se preocupe com isso!

  10. S√≥ mais uma d√ļvida: estou querendo trocar minha Trek 3900 com suspens√£o F1rst por uma Specialized Carve Pro 29, que vem com a suspens√£o RockShox Recon Gold. Essa suspens√£o √© superior √† RST F1rst ou similar? Seria uma boa troca? Obrigado Luciano

    1. Luciano, descontando a mudan√ßa do aro de 26 para 29 – isso torna as bikes dif√≠ceis de comparar – a troca da Trek 3900 pela SPZ Carve Pro, por si, j√° √© um excelente up. Na nossa avalia√ß√£o a Recon Gold √© um avan√ßo em rela√ß√£o √† RST F1rst. Com 1775g (vers√£o 29″, peso nominal fornecido pela SRAM/RS), ela pode at√© ser um pouquinho mais pesada (pouco mesmo) que a F1rst, dependendo do modelo. Mas com certeza √© uma suspens√£o melhor. Boa troca!

  11. Amigo, minha suspens√£o √© a XCR. No bot√£o de trava, tem alguns niveis… isso seria o ajuste de compress√£o!?
    Desde já agradeço a atenção. Parabéns pelo blog! Abraço.

    1. Oi Bruno. As suspens√Ķes Suntour tem muitos modelos com o mesmo nome – infelizmente – ent√£o √© dif√≠cil dizer com certeza sobre sua XCR. Aparentemente √© isso mesmo; mas, para ter certeza, envie uma foto do bot√£o de trava, o mais n√≠tido poss√≠vel, para o nosso email.

  12. Parabéns pelo post, realmente muito bem explicativo!
    Agora tratando-se de um caso individual, se saberia me dizer se todas suspens√Ķes Sr Suntour XCM s√£o do tipo Mola/Hidraulica? Ou apenas os sites que especificam HLO nas suas suspensoes s√£o desse tipo? To dizendo pois em muitos sites o pessoal n√£o diz se ela √© HLO, diz apenas a sua vers√£o V2 ou V3! Ai a pergunta fica, √© HLO por ser XCM ou varia de suspens√£o para suspens√£o?

    1. Varia, Guilherme. A V3 √© hidr√°ulica; outros modelos tem que checar. As empresas tem o mau h√°bito de mudar as especifica√ß√Ķes e manter o nome. Um exemplo cl√°ssico √© a RST Deuce, uma OEM feita para a Cannondale, originalmente pneum√°tica, que hoje √© comercializada com o mesmo nome, mas √© hidr√°ulica. Qualquer d√ļvida especifica mande por email o modelo exato (se poss√≠vel com foto dos bot√Ķes de preload e trava) e a gente pesquisa.

  13. Cara… vc j√° ouviu falar da Suspa Spinner Aeris 300 air (29er)? se sim, quais suas impressoes!?

    1. J√° ouvimos falar, mas nunca testamos (sequer vimos). As informa√ß√Ķes s√£o boas, principalmente no que diz respeito ao peso. Por ser pneum√°tica, deve ser melhor que qualquer hidr√°ulica. A √ļnica coisa a ficar atento √© s√≥ pre√ßo.

      1. Ol√°,

        Adquiri recentemente essa Spinner. (resolvi arriscar pelo pre√ßo bem interessante… R$500, aliados a gama de regulagens que ela oferece e seu peso fant√°stico por ser uma 29er – 1,66 Kg).
        A suspens√£o √© incrivelmente leve e achei que amortece muito bem. S√≥ andei na cidade e nem sinto quase obst√°culos como guias baixas ou irregularidades do asfalto como buracos e etc…) Regulei a suspens√£o com 120 psi. de acordo com meu biotipo e com as dicas do blog (inclusive no manual d√° as mesmas dicas!). A unica coisa que tenho duvida √© que quando a suspens√£o volta, sinto um “toc” nesse retorno…
        Isso √© normal em suspens√Ķes desse tipo!? N√£o tenho experiencia com suspens√£o a ar.
        Desde já eu agradeço! Abraços!

        1. Oi Bruno! Em primeiro lugar, obrigado por transmitir as impress√Ķes da Spinner Aeris (deve ser essa, n√£o √©?). Essas opini√Ķes s√£o muito importantes para nossos leitores.
          A v√°lvula de retorno, quando esta mais aberta, faz um chiado, mas n√£o um “toc”. Mexa na regulagem de retorno, para ver se o barulho muda ou desaparece!
          Observe mais, se poss√≠vel fa√ßa um video com √°udio. Talvez seja o caso de um mec√Ęnico dar uma olhada!

          1. √ī garoto! √© um prazer poder ajudar a galera… sei o quanto √© dificil escolher essas coisas….

            Mas √© o seguinte… esse “TOC” √© sentido e n√£o ouvido! ficaria impercept√≠vel no audio do video. Ja apertei o retorno no maximo… sinto q assim, ela demora para retornar mas o “toc” permanece… rsrsrsrs.

            1. Então é melhor pesquisar com usuários deste modelo de suspensão.
              Vou averiguar, também.
              Se estiver na garantia, acione. Não parece ser grave, mas também não parece normal.
              Por favor, se descobrir algo, avise à gente, ok?
              Grande abraço!

  14. Excelente matéria, parabéns! Ajudou muito. Comprei em Abril deste ano uma Trek 4500 Disc que vem com uma Suntour XCM V3. Estou adorando a bike, moro no Rio, já consegui subir o alto, pegar umas boas trilhas, mas realmente a suspensão deixa a desejar em alguns quesitos (após mais de 1.000 Km rodados com a bike)

    1) RSL (Remote Suspension Lockout) pelo menos no meu caso só funciona para inglês ver, basta colocar um peso (do corpo mesmo) que ela cede e muito, durante o pedal mesmo com a trava acionada nas subidas o garfo se move muito, atrapalhando um pouco;

    2) Muito macia, mesmo com o preload no máximo, não sinto a menor diferença pro minimo;

    3) Ap√≥s esse tempo de uso, a suspens√£o n√£o deu nenhuma marca de fim de curso ou pr√≥ximo disto, a impress√£o √© que ela trabalha somente com 80mm… N√£o sei se por motivos de seguran√ßa e evitar danos a suspens√£o.

    Esse fim de semana peguei um excelente trecho de descida com muita irregularidade e alta velocidade, gostei da resposta da suspens√£o, considerando que estamos falando de uma suspa de entrada.

    Vi que o amigo chega a sugerir a RST First como uma boa substituta, considerando o meu perfil 78Kgs e pedal sempre pesado, mesmo nas subidas. Acha que seria um bom Up? Sempre gostei dos quadros da Trek, e estou adorando este apesar de n√£o ser muito leve, ent√£o antes de mudar os demais componentes acredito que um bom Up e que vai me render bons frutos √© a suspens√£o, onde eu poderia ganhar at√© 1Kg a menos com uma suspens√£o de qualidade. Quais suspens√Ķes nesta faixa de at√© 1.000 R$ com Remote Lockout o amigo sugere, considerando o meu perfil.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente blog!

    1. Oi Bruno! Com certeza a troca da Suntour XCM V3 por uma pneum√°tica ser√° um excelente up. A RST √© uma op√ß√£o, mas n√£o posso deixar de citar a Manitou R7 com trava MILo, que adoro (acho melhor). √Č uma op√ß√£o a considerar, al√©m da RST First (tamb√©m muito boa).
      N√£o creio que voc√™ consiga tirar 1 kg com esse up (1 kg √© muita coisa!), talvez uns 700g, o que j√° seria uma √≥tima redu√ß√£o de peso. Se voc√™ quiser tirar mais peso sugiro trocar os pneus: com certos dobr√°veis (de kevlar) como alguns modelos Maxxis ou Schwalbe d√° pra tirar outras 700g (dependendo do que voc√™ est√° usando, claro). Grande abra√ßo, obrigado pelas suas opini√Ķes sobre a Suntour, concordamos com voc√™!

  15. Gostaria de saber a press√£o (em libras) que posso colocar na suspens√£o Manitou R7 MRD para um peso de 74 kg.

    1. Oi Netto. Rapaz, a coisa não funciona bem assim. Para ajustar corretamente sua suspensão, você deve medir o SAG (afundamento) dela. Esse afundamento deve estar entre 15 a 20% do curso (15 a 20mm numa suspensão de 100mm).
      Esse ajuste pode variar, para mais ou para menos, dependendo do estilo de pilotagem e tipo do terreno. Se voc√™ desejar uma maior absor√ß√£o de impactos – em terrenos muito irregulares voc√™ pode precisar disto – v√° nos 20%; para estad√Ķes ou cal√ßamento, trabalhe com os 15%.
      Veja l√° no post como medir o SAG: https://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2011/03/24/conhecendo-sua-bike-como-regular-a-sua-suspensao/.
      Por outro lado, se você quer ter uma idéia de por onde começar, eu sugeriria algo em torno de 90~100 psi, mas o certo é regular medindo o SAG. Isso é só um ponto de partida, ok?
      Se ligue também que nos primeiros 200km a suspensão pode se apresentar um pouco mais dura, então no inicio você pode trabalhar com uma pressão mais baixa, e esta é outra razão pela qual a sua pergunta não pode ser respondida diretamente.
      Resumindo, para saber a pressão, em libras (PSI) adequada, além do peso do ciclista é preciso saber:
      A) o tipo de terreno no qual vai pedalar (predominantemente);
      B) o seu estilo de pilotagem (mais agressivo ou mais conservador) e;
      C) se o garfo é novo ou se já rodou bastante.
      Como você deve ter deduzido, de vez em quando uma nova calibragem pode ser necessária.
      Abra√ßo, qualquer d√ļvida estamos a√≠!

  16. Amig√£o, falei com voc√™ um tempo atr√°s quando ia pegar uma Carve 29! Ent√£o peguei-a e veio com um up de suspen√ß√£o, com uma Sid! Achei meio dura e abri o bico de ar de cima e esvaziei quase que nada, ela ficou muito macia, s√≥ com os bra√ßos ela quase bate no final do curso…
    Tenho uma bomba que veio junto para ench√™-la… minha pergunta: quanto de ar ponho nesse bico de cima (seria ele o +?) e embaixo tem outro bico, quanto devo por (seria o negativo?) tenho 1.83 e 93kg.
    Qual seria e regulagem media para meu peso/altura? E para ficar sem mexer quando travo ela?
    J√° fui em duas oficinas e senti um pouco de falta de conhecimento al√©m de ter virado uma pedra a suspens√£o…
    Quanto ao retorno, coelho e tartaruga, deixo no meio termo?
    Valeu a força!

    1. Opa Luciano! Em principio, o garfo deve ser ajustado de acordo com o SAG, ou seja: deve afundar entre 15 e 25% do seu curso. Não dá pra dizer simplesmente com relação ao seu peso e altura qual a calibragem ideal. Veja no post como medir o SAG, ok?
      Para ajudar, diga exatamente qual o modelo, curso e ano da sua Sid. A√≠ a gente encontra o manual e orienta a regulagem da c√Ęmara negativa.
      A v√°lvula de cima √© da c√Ęmara positiva sim.
      O retorno depende de você Рeu gosto de retorno rápido (coelho), mas vá experimentando para encontrar o ajuste certo pra você que mal não fará.
      Ela, travada, n√£o deve se mexer. Isso n√£o depende de regulagem alguma.

  17. Eu uso um amortecedor Rock Shox Hidr√°ulico, mas tenho uma d√ļvida em rela√ß√£o a guardar a bike. Uso suporte vertical de parede, ser√° que pode provocar algum dano ou at√© um poss√≠vel vazamento?

    1. Há controvérsias a respeito, mas guardei a minha assim por anos e não teve problema nenhum.
      Creio que se tiver uso pelo menos semanal n√£o deve interferir.

  18. Boa tarde, acabei de trocar um quadro venzo mx-6 tamanho 17 e uma suspens√£o rst √īmega tnl 100mm por um quadro mosso minerva tamanho 18 e uma suspens√£o rst first air 32 tnl 100mm disc. Gostaria de saber qual a melhor regulagem, tenho 1,73cm de altura e peso 89 kg, a uso tanto em asfalto como em trilha de leves a m√©dias e por √ļltimo como n√£o tenho bomba espec√≠fica, se posso calibrar ela usando calibrador de posto, colocando 90 libras, j√° que no manual fala que uma pessoa que tenha entre 80 e 90kg a press√£o deve ser de 80 a 100 libras.

    1. Oi Tony.
      Primeiro vamos ao mais importante: N√ÉO use qualquer outra bomba, exceto uma bomba especifica para calibrar suspens√Ķes. O volume de ar que cabe numa suspens√£o √© m√≠nimo, e bombas simples para encher pneus podem danificar irremediavelmente seu garfo. Quanto ao calibrador de posto, nem para calibrar os pneus da bike ele √© indicado; muito menos para calibrar a suspens√£o.
      Infelizmente a √ļnica maneira correta de calibrar uma suspens√£o √© medindo o seu afundamento com a bike parada (SAG). No post tem direitinho como fazer. Como voc√™ n√£o tem uma bomba especifica, v√° numa bicicletaria que tenha e fa√ßa a medi√ß√£o e a calibragem l√°.
      Para o uso que você faz acho que um SAG de 17 ou 20% está ok.
      Muito cuidado com sua suspensão, a F1rst é muito legal, cuide direitinho dela!

  19. Bom dia amigo, parab√©ns pelas paci√™ncia ai conosco e desde j√° agrade√ßo pela aten√ß√£o. Bom, acabei de adquirir uma Sid RLT 2013 e lendo alguma coisas a respeito verifiquei em alguns f√≥runs que a 2013 mudou o sistema de regulagem de ar, pois agora parece que s√≥ tem uma v√°lvula com duas c√Ęmaras internas reguladas automaticamente. Voc√™ teria maiores informa√ß√Ķes?

    1. Demétrius, desculpe a demora em responder. Infelizmente não testamos esse garfo Рque temos certeza, é excelente Рnem a SRAM disponibilizou on line seu manual, assim não temos como ajudar.
      Em garfos com c√Ęmaras positiva e negativa reguladas independentemente, √© simples: Mais press√£o na c√Ęmara positiva em compara√ß√£o com a negativa ir√° resultar num garfo mais firme e sensa√ß√£o de menos sag. Se voc√™ adicionar um pouco mais de press√£o para a c√Ęmara negativa em rela√ß√£o √† positiva, o garfo ceder√° mais, e o amortecimento ser√° mais suave.
      Provavelmente, para diminuir a complica√ß√£o e o chato processo de tentativa e erro ao regular o garfo para diversos terrenos, a SRAM simplificou a regulagem com uma compensa√ß√£o autom√°tica entre as c√Ęmaras. Mas realmente, n√£o temos certeza disto.

  20. Pessoal, queria uma ajuda. Comprei recentemente uma Reba com trava no guid√£o, s√≥ que ela as vzs n√£o destrava, tendo que clicar algumas vzs pra destravar ou ir direto na bengala. Meu mec√Ęnico disse que pode ser sujeira. Isto costuma acontecer com os usu√°rios da Reba? ab√ßos

    1. Alexandre, só dando um palpite, talvez o problema esteja no cabo de aço / conduíte do poploc. Pode até ser sujeira, mesmo. Eu começaria desmontando a trava remota, verificando o cabo e o conduíte e depois vendo se não há nenhum problema com o botão. Boa sorte!

  21. Amigos preciso de ajuda. Tenho lido tudo quanto posso mas as mat√©rias s√£o meio pr√©-direcionadas….cheias de fuma√ßa… Tenho uma Manitou Minute 2 de 100mm com regulagem de ar nas duas canelas e preciso saber como regular a esquerda preta (com quanta press√£o) e a da direita (a vermelha a do SPV) e como afin√°-las. Tenho 90kg. Se puderem, por favor me ajudem. Tem uma etiqueta no lado direito (vermelho) que diz: 40 a 60 psi e isso ta me dando n√≥ no c√©rebro. Se alguem souber ajudem, por favor. O manual da Manitou Minute √© meio vago e nada especifico quanto ao modelo dessa ou daquela suspens√£o, e ai vem a d√ļvida.

    1. Edson, primeiramente, desculpe a demora em responder. Sua pergunta é muito técnica e se refere a um modelo de suspensão que, salvo engano, está descontinuado. A Manitou agora se divide em Pro e Expert, como mola de air MARS Air e ACT Air, que são somente em uma canela (na esquerda).
      N√£o temos como informar o funcionamento do seu garfo. Sugerimos entrar em contato direto com a Manitou Internacional (http://www.manitoumtb.com/index.php?page=contact) ou com seu representante no Brasil, a Fepase (http://loja.fepase.com.br/contacts) para que eles possam lhe orientar corretamente.

  22. Prezado, na minha Soul SL 900 29 er tenho uma suspens√£o Rock Shox XC 28 Mg para roda aro 29. Comprei a bike nova h√° 30 dias, e desde que foi montada ao apertar a suspens√£o com o freio dianteiro acionado na descida ela emite um rangido, e a subida n√£o √© muito uniforme como em uma Dart 2 que tenho em outra bike. Isto √© normal ? O retorno est√° regulado na posi√ß√£o de retorno mais r√°pido …

    1. Oi Marcelo! N√£o sei se ajuda muito, mas em principio esse rangido n√£o √© normal, embora √† distancia seja complicado avaliar. Eu levaria na assist√™ncia enquanto est√° na garantia. Se puder, veja outra Bike igual na loja onde voc√™ comprou e fa√ßa o teste para tirar a d√ļvida.

  23. Ol√°! Tenho uma suspens√£o Proshock E70MR double crown com regulagem nas duas canelas de pr√©-carga. O que voc√™s acham de eu colocar dois elast√īmeros e a mola de cada lado das canelas???

    1. Adriano, de um maneira geral, n√£o √© interessante modificar as especifica√ß√Ķes originais de um componente critico como a suspens√£o.
      Mas para que você quer fazer isso mesmo?

      1. Para melhorar o afundamento da suspensão porque minha suspensão é de 70mm e no momento esta afundando de 30 pra 40mm forçando!!!! acho pouco em se tratando de uma Double Crown, vou usar para lazer em ruas asfaltadas, e às vezes esburacadas; nada de subir meio fio. Obrigado.

        1. Ah, entendi, Adriano. Mas, veja s√≥, talvez n√£o seja o caso de mexer na suspa, n√£o. Vou dar duas sugest√Ķes: se voc√™ quiser mesmo alterar a suspens√£o, entre em contato com a Proshock. Eles s√£o muito sol√≠citos e poder√£o lhe orientar se a altera√ß√£o √© poss√≠vel e se vale a pena. Outra op√ß√£o √© trocar a suspens√£o por uma b√°sica, pode ser Proshock mesmo (mas n√£o Double Crown, que n√£o precisa – s√≥ √© mais pesa na bike). Uma hidr√°ulica seria a nossa sugest√£o. Talvez seja at√© mais barato que a altera√ß√£o que voc√™ pretende fazer.

          1. Entendi. Entrei em contato com a Proshock sim, e falaram que posso estar colocando mola que n√£o danificar√° a suspens√£o ou terei risco na minha seguran√ßa. Comprei essa suspens√£o n√£o tem uma semana e comprei usada. E diz o ex-dono que estava parada h√° anos e retentores e elast√īmeros est√£o novos!!!! Ser√° que conforme o tempo passe voltara os 70mm de cursoo?

            1. Olha s√≥, primeiro ela n√£o √© adequada ao uso que voc√™ quer fazer (uso urbano, leve). Double-crown, em geral, s√£o utilizadas para situa√ß√Ķes extremas, como freeride e downhill. Segundo, elast√īmeros (que s√£o, essencialmente, peda√ßos de borracha) parados h√° anos tendem a perder a efici√™ncia, mesmo. Talvez se voc√™ trocar s√≥ os elast√īmeros, melhore. Mas ela n√£o deve afundar os 70mm, n√£o. Isso √© fim-de-curso, uma situa√ß√£o potencialmente indesej√°vel (pode acontecer, eventualmente, num salto maior). √Č para afundar, no uso normal (sem saltos, por exemplo) cerca de 40, 50 mm, como est√° acontecendo.
              Se você acha que ela está afundando pouco (ou amortecendo pouco, acho que é isso) talvez fosse o caso de um garfo maismacio, como a Suntour XCM V3, bem mais apropriada para o uso que você quer, e bem macia.

  24. Ah, tá, entendi. Mas é que não vou com a cara de nenhuma suspensão single crown, até mesmo se você falar de uma Fox Hidráulica 2012 não quero, porque gosto que a frente da bike fique animal, monstra, se é que você me entende, e outra suspensão hidráulica aqui é um absurdo no preço, sendo que hidráulica double crown aqui só tem com eixo na frente de 20mm e dem o boss para Vbrake (eu uso Vbrake na bike) aí fica difícil. Então, mas a Proshock falou que esse amortecedor é indicado para TREKKING, que modalidade é essa? Nunca ouvi falar. Minha suspensão não é indicada para DH ou FR, nem mesmo XC segundo a PS, que me notificou via email.

  25. Corrija-me se eu estiver errado: 70mm não são 7 cm? se for, 7cm na haste da minha suspensão é a metade da haste. Resumindo, a haste que amortece tem uns 14 pra 15 cm de comprimento,fora a parte de cima da suspensão!!!!

    1. Adriano, você estã certo nesse ponto: 70 mm são 7 cm. Mas não significa que ela tenha de afundar os 140mm da haste. O curso é determinado pelo afundamento previsto no projeto do garfo, não necessariamente pelo tamanho da haste.

  26. Ok, entendi! 140mm é o comprimento total da haste, fora a parte de cima da suspensao. Quero dizer que 70mm é a metade da haste que deve afundar. Segundo a Proshock ela tem 70mm de curso real, sendo que a minha afunda de 30 para 40 mm de curso da haste de 140mm de comprimento.

    1. Mas Adriano, 70mm é o curso TOTAL, o máximo que ela afundará com um impacto considerável.
      De qualquer forma, veja se os elast√īmeros n√£o est√£o ressecados.

  27. Então, quando se fala de uma suspensão, por exemplo, de 100mm de curso, quer dizer que ela afunda até os 100mm, não quer dizer que ela deve afundar os 100mm descrito na suspensão [o tempo todo Рacrescentado pelo blog] é isso, então??

    1. Exatamente. 70mm √© o curso M√ĀXIMO da sua suspens√£o. O curso m√°ximo s√≥ √© alcan√ßado em grandes impactos. Eu uso uma de 100mm e apenas uma ou duas vezes deu fim de curso, descendo serras em velocidade.
      Não sei como você está testando seu garfo, mas se for só pressionando manualmente, acho difícil você chegar aos 70mm. Talvez com um forte impacto ela até chegue.
      Mas parece que o que est√° lhe incomodando √© o amortecimento dela. Se for, saiba que suspens√Ķes simples s√£o assim mesmo, o amortecimento n√£o √© l√° essas coisas. Mas, para passeios urbanos, como voc√™ quer fazer, t√° tranquilo.
      Outra coisa, só para não ficar duvidas de quem ler os comentários anteriores, as Fox são pneumáticas e não hidráulicas (no sentido estrito da palavra).

      1. Ah, t√°! Ok, entendi. √Č isso mesmo que me incomoda, √© que nem voc√™ me falou… ela √© simples, apenas tem regulagem de pr√©-carga nas duas canelas e s√≥ tem 5 elast√īmeros em cada canela. Obrigado, ajudou muito!!!

  28. Ol√°,
    Gostei muito da matéria. Tenho uma RST Omega, mas acho que cortei demais a espiga. Ficou bom para trilhas, mas agora tenho pedalado muito na cidade, então preciso deixar ela mais alta no dia-a-dia.
    O que você acha da Proshock Ultra XC 100mm.? Ouvi falar que são boas e têm boa assistência também, ao contrário da RST (sem assistência).
    Valeu!
    Abraço.

    1. Nicola, em relação à espiga, pode haver uma solução mais barata: é colocar uma mesa com mais angulação.
      Mas, para subir a altura do guidon, aconselho você fazer um bike fit com um profissional, pois vai mudar a geometria da bike e eventualmente pode ficar pior.
      Às vezes imaginamos que simplesmente subir o guidon é a solução mais óbvia, que tornará a bike mais confortável, mas a coisa não funciona de forma tão simples.
      Em relação à Proshock Ultra XC, é um excelente garfo. Não tem comparação com nenhum modelo Omega. Se compararia, talvez, com a RST First. Caso troque, verá a diferença.
      Para andar na cidade, porém, não há uma necessidade real. Há quem pedale até com garfo rígido.

  29. Ol√°,
    Alguns sites falam que as RST Gila e Omega e Suntour XCR e XCM s√£o molas e elast√īmeros. E a√≠?
    Abraço.

    1. Oi Nicola. Pertinente a sua d√ļvida. A verdade √© que as nomenclaturas das suspens√Ķes s√£o (propositalmente?) meio confusas, mesmo. Ent√£o, o c√≥digo do modelo, √†s vezes, representa mais de um tipo de garfo. Temos de estar atentos aos detalhes:
      RST Gila RL e TnL: √ďleo e mola (Hidr√°ulicas) / RST Gila ML e T: Mola e elast√īmero. A T n√£o tem trava, as outras, tem. Observe que TODAS s√£o RST Gila.
      RST Omega RL e TnL: √ďleo e mola (Hidr√°ulicas) / RST Omega T Mola e elast√īmeros. A T n√£o tem trava.
      Com as Suntour, a variedade de modelos com quase o mesmo nome é quase de enlouquecer. Vamos lá:
      Suntour XCR MLO 26″ Mola, com trava
      Suntour XCR RL-R 26″ Hidr√°ulica, com trava speed-lock
      Suntour XCR LO-R 26″ Hidr√°ulica, com trava speed-lock
      Suntour XCR LO 26″ Hidr√°ulica, com trava speed-lock
      Suntour XCR RL-R 29″ Hidr√°ulica, com trava remota
      Suntour XCM V3 MLO 26″ Hidr√°ulica, com trava
      Suntour XCM V3 HLO 26″ Hidr√°ulica, com trava
      Suntour XCM V3 HRL 26″ Hidr√°ulica, com trava speed-lock
      Suntour XCM V3 HLO 29″ Hidr√°ulica, com trava
      Suntour XCM V3 MLO 29″ Mola, com trava

      Como se v√™ com facilidade, o neg√≥cio √© confuso. Parece que a galera muda (maqueia?) uma tecnologia e muda uma letra na suspens√£o lan√ßando um “Modelo 201X”.
      Sugiro, sempre, ver a especifica√ß√£o exata do garfo e procurar no site do fabricante (RST / Suntour). Tenho de afirmar, por√©m, que algumas especifica√ß√Ķes s√£o limitadas e confusas.
      Al√©m disso, √© preciso ter em mente que – √† parte o sistema de amortecimento [hidr√°ulico ou de mola], que faz alguma diferen√ßa – essas citadas s√£o suspens√Ķes B√ĀSICAS, das quais n√£o se pode esperar ou exigir muito.

  30. Olá. Estou em duvida entre a RST First 32 e a Manitou R7 Pro 100mm. Ambas para v-brake. A RST está em R$ 900,00 e a Manitou por volta de R$ 1850,00 com a trava MILo. Vale tanto a diferença? Valeu.

    1. A First é uma grande suspensão, mas, na opinião da gente aqui a R7 lê um pouco melhor o terreno, é um pouco mais leve e tem a trava MILo. Mas por tamanha diferença de preço, a First parece ter melhor C x B. Achamos que ela vai lhe atender muito bem.
      Uma pergunta: o preço que você pegou é em distribuidores autorizados ou no Mercado Livre? Em geral a diferença é de no máximo 20% (mas pode ser maior se for comprada em distribuidores autorizados ou em vendedores independentes, que normalmente não pagam impostos de importação nem dão a garantia oficial).

  31. Oi. A First por esse valor eu vi no Mercado Livre. A R7 em revendedores indicados pela Fepase. A loja do ML fica em MG. Mas afirmam que tem garantia. Preciso para v-brake. Tenho uma Trek 4300 com RST Gila. Grato.

    1. A garantia da loja geralmente não é a mesma coisa da garantia oficial, mas grande parte dos consumidores já não está ligando para isso, pela enorme diferença de preços encontrada em produtos vendidos em revendedores oficiais. A culpa nem é dos revendedores, mas dos impostos.
      De qualquer maneira, isso é uma opção pessoal, e se você cogita comprar no ML é relativamente fácil encontrar quem venda a R7 Pro também.
      Seja qual for sua escolha, você vai notar uma enorme diferença na dirigibilidade e segurança, principalmente em trilhas mais técnicas.

  32. Entre a MANITOU 2011 MINUTE EXP 100MM PRETA BOSS, a Rst First Air Srl 2012 e a R7 100MM PRETA BOSS existe muita diferença? Sabes a diferença ente a Minute e a R7? Muito grato pelas dicas.

    1. Oi Cícero!
      A Minute Expert é uma suspensão mais robusta e cerca de 200g mais pesada que as outras duas (1860g). O funcionamento e tecnologia é similar ao da R7. Na nossa opinião seria mais adequada para AM e as outras duas (principalmente a R7) para XC. Até pelo menor peso, ambas torcem um pouco em maiores esforços, o que não deve ser preocupação para quem faz XC recreacional (não-competitivo).
      Entre a R7 e a First damos uma pequena vantagem na leitura do terreno para a Manitou, mas certamente a First também é uma boa suspensão. O peso das duas (em torno de 1,65 kg) é equivalente.

  33. Estou negociando uma suspa Manitou SLIVER, porém não acho nada sobre ela. Com qual se compara das outras marcas?

    1. Nilson, a Manitou SLIVER, √© um modelo, j√° descontinuado, de 2007. N√£o temos informa√ß√Ķes oficiais sobre ela, mas parece ser um modelo pneum√°tico. Mas h√° controv√©rsias, j√° achamos algo dizendo que √© hidr√°ulica. O manual dela (e de outras de 2007) est√° AQUI mas diz pouqu√≠ssima coisa. Se voc√™ mandar fotos talvez possamos ajudar (mande para dalamaaocaos2010@gmailcom).
      De qualquer forma, mande revisar antes de comprar, pois, pelo tempo, pode estar com desgaste (até pela falta de uso).
      Curta a nossa FanPage no Facebook e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços!

  34. Possuo uma Marzocchi Bomber 66 rc2 2007 180mm e eu queria reduzir o curso dela para 140mm é possivel?

    1. Diogo, infelizmente não temos resposta para seu questionamento. Você deve consultar a Marzocchi e perguntar sobre a viabilidade da modificação.
      Você pode tentar entrar em contato com eles através DESTE LINK.

  35. Gostei muito do tópico, bastante esclarecedor. Tenho uma RST Omega, recem adquirida, com trava remota, mas estou pensando em colocar a trava no garfo, por que quando estou pedalando e aciono a trava, ela funciona de boa, mas ao destravar, o retorno do cabo não está acontecendo, me obrigando a tirar a mão do guidão e girar a trava no garfo. Não sei se é normal isso, ou se tem jeito de resolver, por isso queria saber:
    – tem como resolver esse problema do destravamento?
    – se n√£o tem como resolver, consigo retirar essa trava remota e colocar uma trava no garfo? Como?
    Grato pela atenção!
    Abraços!!!!

    1. Ariel, ser√° que o cabo n√£o est√° sujo ou gasto dentro do condu√≠te? Um bom mec√Ęnico pode desmontar e ver isso para voc√™ (aconselho a lubrificar, tamb√©m, o condu√≠te internamente com silicone aerosol 3M).
      Para tirar o Remotelock e colocar no garfo pode ser que tenha de trocar o bot√£o. Tem que ver com o fabricante ou com a autorizada. Mas s√≥ fa√ßa isso como √ļltima op√ß√£o – eu acho que √© problema besta.

      Abra√ß√£o e se as d√ļvidas persistirem, escreva de novo.
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      1. Valeu pela resposta, vou ver se lubrificando resolve! Tks pela dica!
        Abcs!!!
        PS: t√° curtida a FanPage! rsrsrs

  36. Amigo show de bola essa matéria viu, esta tirando muitas duvidas minhas.
    Mas agora me surgiu uma outra, estou fazendo umas melhorias na minha bike, trocando o guidão, mesa, bar-end, e canote por peças de carbono da Ritchey. O selim também, estou colocando um Specialized de carbono, só que preciso mexer também na minha suspensão, a minha hoje é uma Suntour Xcr que já esta muito cansada, e estou querendo colocar uma suspensão um pouco melhor e mais leve, pois a Suntour é muito pesada, então estou entre a Manitou R7 e a Rock Shox Reba. Pelo que vi as duas são ótimas, a Manitou é um pouco mais em conta que a Reba, mais há diferenças de performance entre as duas? As duas acompanham a bomba de ar? Lembrando que tenho 1,65M e peso 66Kg, uso para fazer muita trilha em diferentes graus de dificuldades, mas estou procurando aperfeiçoar mais, por isso queria um equipamento legal.
    Mais uma vez valeu mesmo pela matéria.

    1. Oi Igor
      Parabéns pelos belos upos que pretende fazer. Atenção apenas para componentes Ritchey de carbono Рmuitos vendedores online mundo afora e mesmo lojas físicas no Brasil vendem componentes Ritchey em carbono falsificados, o que é crítico quando se usa este material. Exija que o componente venha na caixa e com certificado de garantia original.
      Em relação à R7, até fiz um post a respeito: https://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2011/02/05/conhecendo-sua-bike-manitou-r7-absoluta/
      Comparando com a Reba, acho que esta torce menos (o que a torna mais eficiente) e que a Rock Shox tem tecnologia mais avançada; mas não creio que isso faça diferença para uso recreativo.
      Quanto √† bomba, √© importante, mas n√£o imprescind√≠vel, desde que tenha alguma loja nas redondezas que possa fazer a calibra√ß√£o inicial. Talvez nos primeiros meses voc√™ precise mexer na calibragem, e uma bomba em casa torna tudo mais f√°cil, mas depois de amaciada a suspens√£o n√£o precisar√° ser calibrada em muitos meses (a menos que esteja com defeito, ou que voc√™ queira testar a sua sensibilidade em diferentes tipos de terreno). Se comprar, compre uma bomba espec√≠fica para calibrar suspens√Ķes.
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços!

      1. Valeu, amigo, pela dica, acho que vou mesmo ficar com a Manitou R7. S√≥ uma outra d√ļvida: ela tem manuten√ß√£o no Brasil? √Č facil fazer a manuten√ß√£o dela?

  37. Eai galera.
    Eu tenho uma trust freeride e queria saber se ele tbm da pra fazer downhill ou o quadro dela e muito fraco.

  38. Materia Show de Bola!!!
    Eu tenho uma Sid RLT…tenho 68kg…pedalo Xc…vc acha que o meu sag na faixa de 15% √© ideal???
    Tem alguma dica sobre esse modelo??
    Valeu

  39. Boa noite galera do DLAC, tenho um GT Karakoran 29er, com suspensão XCM V3, só que tenho 115 kg e não consigo travar a suspensão quando estou montado na bike, já tentei todas as regulagens do preload e nada. Gostaria de uma dica de uma suspensão acima da XCM V3, com trava no guidon de preferência, que aguente meu peso e não muito cara.

    1. Gutto, os quadros de MTB-XC em geral tem um limite de peso de 100 kg. √Č prov√°vel que a maioria das suspens√Ķes tenham esse limite tamb√©m.
      Sugiro você partir para um quadro de Freeride e suspensão idem, que suportariam maiores impactos e um maior peso do ciclista. Sabemos que um quadro quebrar (ou um garfo) é uma situação de alto risco.
      Nenhum dos dois será barato, porém. Mas mais vale o investimento na bike que na conta do hospital, sem ironias.
      Grande abraço, curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235.

  40. Amigo, gosto muito dos coment√°rios de seu site, me esclarecem muito, tenho uma Venzo 29er com suspens√£o rst blaze 29, sei que n√£o √© uma super suspens√£o mas gostaria de saber se ela d√° para o gasto quanto a trilhas medias e tal que fa√ßo, j√° andei percurso de 30 a 35 de trilha ainda n√£o me deixou na m√£o…qual sua opini√£o sobre esta suspens√£o??

  41. Tenho uma Proshock H60 e peso 100kg. A utilização de minha bicicleta é em ciclo urbano como exercício. Esta bike ficou parada por um bom tempo e notei que a suspensão ficou macia demais. Não encontrei manuais para ajuste ou manutenção deste modelo que deve ser ano 2000 ou 2001. Parece ser a óleo e ar nas duas canetas. Como está em estado de nova e com utilização sem grandes responsabilidades quero fazer uma boa revisão neste componente mas não encontrei assistência técnica em Porto Alegre.
    Agradeceria uma indicação ou manual técnico deste produto.
    Abraço

      1. Com certeza! Possuo uma Proshock modelo E70MR de 2004 e entrei em contato com a Proshock via email nossa, não tenho nada a reclamar: ótimo suporte técnico, chegou até ligar para meu celular, recomendo!!!

  42. Olá, parabéns pelo sucesso do Blog, já li e vi quase tudo que vcs postaram, aprendi muito, e dei sorte, pois comprei a bike antes de conhecer o site, mesmo assim acho que peguei coisa boa pra começar.
    Surgiram 2 d√ļvidas depois da chegada da magrela:
    1 Рquadro vikingX (nunca ouvi falar, mas é tão leve quanto os outros que tinham disponíveis (venzo, mosso), e sendo tudo chinês, não deve mudar muito a qualidade;

    2- grupo al√≠vio completo, cubo, freios hidr√°ulicos, c√Ęmbios, corrente…. Etc…

    3- aros scape da vzan, c√Ęmera kenda.

    4- suspens√£o suntour xcm;

    D√ļvidas :
    1- 2100,00 foi caro? Está no preço? Ou fui enganado?
    2- peso 83kg, sento na bike e a suspens√£o nem se mexe…mesmo com o preload solto no m√°ximo poss√≠vel, tem alguma dica?

    Obrigado e parabéns novamente.

      1. Bom dia, obrigado pelas respostas, ela veio com freios alívio, com disco e hidráulico, obrigado pela dica da suspensão, vou levar na loja, abraço.

  43. Bom dia, estou trocando o quadro da minha bike 29 devido ao meu peso que hoje √© de 140kg pedalo em estrad√£o de terra e trilhas com quilometragem entre 50km e 100km, foi o que eu melhor encontrei para entrar em forma e estar junto a natureza. Me aconselharam a pegar um venzo raptor 29 ou um Mosso challenger ou rampage que aguentaria bem mais, pois quando pedalo em p√© o quadro gios que eu tenho trabalha muito. O que voc√™ me aconselharia? Tem uma sugest√Ęo melhor? Obrigado.

    1. Juliano, realmente não sabemos se o Venzo (que de uma maneira geral é mesmo bem robusto) ou o Mosso (esse é mais leve, não sei quanto à resistência) aguentam seu peso.
      Em geral quadros para XC tem limite m√°ximo de 100 kg de peso do ciclista. Quanto ao Gios, desaconselhamos totalmente.
      Assim, aconselhamos fortemente entrar em contato com o fabricante ou distribuidor no Brasil perguntando sobre o limite de peso do ciclista para determinada marca e modelo.
      Lembramos que a quebra de um quadro na junção do head tube com o top tube e down tube pode ter consequências gravíssimas ou fatais. Tome cuidado!
      Abração!
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235.

  44. Excelente blog, parab√©ns pelo conte√ļdo rico em informa√ß√Ķes importantes para n√≥s trilheiros. Caro amigo, preciso de uma dica, possuo uma suntor xcr 100 mm e agora pouco o cartucho de oleo que fica do lado direito, vazou todo o oleo e a trava n√£o funciona mais, enfim n√£o sei onde vende esse cartucho, j√° pesquisei em um forum, que era poss√≠vel substituir o cartucho pelo reparo da proshock com elastomeros, ser√° que √© poss√≠vel ?
    O que eu poderia fazer para recuperar minha suspens√£o, estou aberto para todas as sugest√Ķes. Obrigado.

    1. Oi Alan!
      Rapaz, acho que substituir pelo reparo da PS com elast√īmeros n√£o d√° certo pelo seguinte:
      Primeiro, é uma gambiarra num item de segurança da bike (o garfo);
      Segundo, se desse certo, o garfo deixaria de ser hidr√°ulico, pois, se entendi a sugest√£o, o cartucho hidr√°ulico seria substitu√≠do por elast√īmeros (que s√£o simples borrachas), comprometendo bastante o funcionamento e, provavelmente, a seguran√ßa tamb√©m.
      Enfim, um problema sério como esse, num garfo de baixo custo como a SR XCR em geral inviabiliza qualquer conserto.
      Eu, sinceramente, sugiro a troca do garfo. Consert√°-lo, como diria meu pai, √© “colocar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim”.

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  45. Boa noite amigo,tenho uma d√ļvida enorme quanto ao funcionamento da fox f100 rlt de 2006…Essa suspens√£o est√° fazendo um barulho ao retornar,uma batida seca…por√©m n√£o sei se isso √© normal ou se tem alguma avaria…Tem algum conhecimento sobre o funcionamento da mesma?Desde j√° agrade√ßo

    1. Ol√° Leandro!
      Rapaz, em princ√≠pio esse tipo de barulho n√£o me parece normal. Seu garfo n√£o √© novo, e voc√™ n√£o disse se j√° fez alguma revis√£o… mas √© um garfo execelente, que merece todo cuidado. Porque voc√™ n√£o manda ela para uma darem uma olhada?

      A Assistência Técnica Autorizada Fox é a Ciclogiro, com telefone (31)3281-6833 e email ciclogiro@ciclogiro.com.br. Entre em contato com eles e veja como você pode enviar a suspensão para uma revisão.

      Lembre-se, al√©m do fato de que uma quebra mais s√©ria numa trilha pode inutilizar o garfo (uma Fox RLT n√£o merece isso…), as consequ√™ncias para voc√™ podem ser ser√≠ssimas, dependendo de como ela quebrar.

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  46. Cara que show seu site….me tirou muitas duvidas. Tenho uma Scott Aspect com uma suspa XCT V4, n√£o gosto dela e estou olhando uma Rock Shox Tora SL Coil 100mm ela vai me sair 500,00, estou pr√≥ximo a fronteira com o Uruguai e compro l√°. O que vc acha desse up? Pego trilhas de leves a m√©dias, mas com bastante subidas e descidas. Abra√ß√£o

    1. Com certeza é um bom up, mas se puder pegue uma suspensão pneumática. Se for a Tora é a Solo Air.
      Bem melhor que a de mola (coil).
      Abração!

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  47. Eu sou Rafael e gostaria de saber como regulo o preload da minha suspens√£o RST Dirt hidraulica ? E como funciona? O lado positivo endurece e girando ao contrario o negativo como que funciona amolece mais?
    Obrigado e valeu!

    1. √Č isso mesmo, Rafael. Girando o bot√£o de preload no sentido hor√°rio o garfo tende a ficar mais r√≠gido, e no sentido anti-hor√°rio a ficar mais macio.
      Infelizmente, porém, na prática quase não se nota diferença.

  48. Olá! Qual suspensão você indicaria pra mim? Tenho 1,90 de altura, peso 90kg, uso a bike em trilhas leves e intermediárias e meu quadro é um Cannondale Flash F3, Obrigado!

    1. Ol√°, F√°bio!
      Como você é um cara de grande estatura, indico, em princípio, uma suspensão mais firme.
      Se for das básicas, você pode pensar na RST Capa ou Gila;
      Se for intermedi√°ria, Rock Shox.
      Se for uma pneumática, você pode optar pela RST F1rst (mais em conta) ou a Rock Shox Recon Solo Air (Mais cara, mas uma boa suspensão, apesar de não ser muito leve).
      Mas o que houve com o garfo da sua Flash?

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    1. Oi Jo√£o.
      A Suntour Raidon RLD Air 100mm é, sim uma boa suspensão Рnível intermediário.
      Para dizer se ela vai servir para você, seria interessante saber qual o quadro onde você pretende instalá-la e qual o tipo de pedal (o curso de 120 mm poderia ser mais interessante, dependendo do tipo de pedal que você faz; para XC seria mais 100mm, para AM, 120).
      O √ļnico ponto negativo mais evidente dela √© o peso – 2120g, que n√£o a enquadra nas mais leves. Mas para conseguir um garfo com menos peso, com certeza o investimento tem que ser bem maior.

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  49. dalamaaocaos, hoje estou com uma Suntour XCM V3, usava um quadro com caixa de dire√ß√£o de 1 1/8″ e agora estou com um 1/5″ e meu mec√Ęnico adaptou uma caixa de dire√ß√£o para que eu n√£o precisasse trocar minha suspa, mas a adapta√ß√£o n√£o ficou boa e pensei que teria que comprar outra suspens√£o, mas pesquisando descobri que existem caixas redutoras para usar suspa 1/8 em quadro 1/5, por enquanto vou trocar somente a caixa de dire√ß√£o e continuar usando a minha suspa mesmo e no final do ano vou ver se coloco uma Lefty. /muito obrigado pela dica! Abra√ßo!

  50. Bom dia pessoal! Primeiramente o site ficou sensacional, parab√©ns. Estou com duvida a respeito da suspens√£o Rock Shox XC28 MODELO TK 26″ com trava. √Č o seguinte, a suspens√£o quando travada ela fica totalmente r√≠gida? Pois quando eu travo a minha ela n√£o est√° ficando. Valeu pela aten√ß√£o.

    1. Oi Emerson!
      Um mínimo jogo é aceitável. Algumas ficam perfeitamente rígidas como a Fox ou a Manitou. Outras cedem um pouquinho, coisa de 2 a 3 mm.
      Mas se estiver cedendo muito é melhor levar na assistência técnica.

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    1. Thiago, realmente n√£o sei. O que posso afirmar √© que ela √© muito muito b√°sica, provavelmente de elast√īmeros.
      Talvez seja uma Zoom, mas é só um palpite.
      Um alerta: a Caloi Andes não serve para mountain bike, só para passeios urbanos.

  51. Olha… eu sou um pouquinho antigo, ent√£o a minha bicicleta tamb√©m. √Č uma GT “outpost” 1999. Quadro cromomolibd√™nio, mesa standard. Gosto de trilhas leves e andar por toda a cidade: asfalto, paralelep√≠pedo, estrada de ch√£o, etc.

    1. Oi Jo√£o Luiz!
      Voc√™ √© o que o pessoal considera “Old School”, ou seja, quem gosta de bikes antigas, ou como se diz de um jeito mais chique, “vintage”.
      Apesar de haver equipamentos mais modernos e robustos, respeitados os limites da bike, nada impede de fazer trilhas na sua GT. Eu mesmo comecei com uma Giant Sedona, Cro-Mo e garfo rígido, e fiz muitas trilhas legais com ela (em 1992, hehehe).
      Abração!

  52. Obrigado pela resposta que vocês me deram no tópico acima. Agora quero saber sobre a suspensão RST Dirt hidráulica: ela tá meio dura. Isso é normal dela? Pois parece que ela é de 80 a 100mm de curso de tão dura e é nova! Me ajudem a me esclarecer nessa área! Valeu, obrigado.

    1. As RST hidráulicas são durinhas mesmo. Como ela é nova, pode ser que com o tempo amacie um pouco. Mas não espere milagres!
      A Dirt n√£o √© para XC, √© para Dirt, uma modalidade que for√ßa muito o garfo. Ela tem que ser mais firme mesmo. Al√©m do que, pesa mais de 3kg. √Č pesad√≠ssima.
      O ajuste a que você se refere é o retorno, provavelmente. Ele não vai deixar a suspensão mais macia, apenas regula a velocidade com que o garfo volta à posição normal.
      Abração!

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  53. Ol√°! Tenho uma RST First e queria saber em que situa√ß√Ķes o rebound ajuda. Pra que precisa deixar a suspens√£o mais lenta? E outra coisa: rodar com a suspens√£o totalmente vazia pode danific√°-la?

    1. Oi Lucas
      Dependendo das condi√ß√Ķes do terreno, um retorno mais lento pode tornar a suspens√£o mais confort√°vel, mas muitos ciclistas usam o retorno todo aberto (mais r√°pido). Em geral um meio termo satisfaz o ciclista recreacional. Um retorno muito lento faz com que, num terreno muito acidentado, a suspens√£o n√£o tenha tempo de voltar √† posi√ß√£o normal, dando o que chamamos “fim de curso”.
      Andar com a suspensão vazia (ou mesmo com a calibragem abaixo da mínima recomendada) pode, definitivamente, acabar com a suspensão.
      Lembre, ainda, de s√≥ calibra-la com bombas especificas para suspens√Ķes (bomba para pneu n√£o serve, e bomba de posto, jamais).
      Abração!

    1. Carlos,
      Provavelmente ela quebrou. A boa notícia é que a Proshock tem um excelente pós-venda e que as peças de reposição são bem fáceis de encontrar.

      1. Aquela trava superior que fica no bra√ßo direito (Bot√£o de ajuste de compress√£o na Manitou Minute) que n√£o est√° funcionado. Quando fica na posi√ß√£o LOCK ela n√£o trava a suspens√£o. Ser√° que quebrou mesmo? √Č t√£o fr√°gil assim?

  54. Olá, lendo esta matéria, e também os comentários, acho que achei o lugar certo para tirar uma duvida.

    Comprei uma suspensão da marca SR Suntour, modelo EPICON, 100mm, a ar, não conhecia a marca, mas os vendedores super me indicaram, e também vi bons comentários a respeito da marca e modelo. O problema é que ela não veio nenhum manual, e no site da marca, não consegui identificar corretamente o modelo, pois existem vários modelo EPICON, sendo que cada uma possuía uma sigla, com isso tornando difícil identificar corretamente o modelo que adquiri.
    Eu estava atras do manual pelo seguinte, na canela direita, na parte de baixo, possui o ajuste de “rebound” (conforme esta escrito), fui regular este controle, e nada, nem colocando no positivo ou no negativo, n√£o interferia em nada a “velocidade” do retorno, continuava a mesma coisa, com isso levei ela na loja onde comprei, e conforme os vendedores tamb√©m descobriram na hora (pq eles tamb√©m n√£o sabiam disto), e ap√≥s verificar nos outros exemplares na loja, isto n√£o regulava a “velocidade” de retorno, ou rebound, e sim a press√£o (tornando ela mais dura ou leve para amortecer), e que ela pr√≥pria conseguia identificar o relevo do terreno, fazendo assim seu pr√≥prio ajuste (a dois minutos atras nem eles sabiam das fun√ß√Ķes, e agora me soltaram uma desta).

    Resumindo, fiquei muito confuso, n√£o sei se isto √© realmente verdade, a loja √© muito conhecida, n√£o acredito na possibilidade de ser uma pe√ßa “falsificada”, por isto venho aqui em busca de conhecimento, se algu√©m tem alguma informa√ß√£o do modelo ou da marca, ou onde consigo ajuda.
    Por que, se esta n√£o for um produto original, vou atras de meus direitos de consumidor.

    Desde já obrigado! e Parabéns pelo Blog!

    1. Oi Glauco
      Acho improvável que seja falsificada, mas é completamente anti-profissional a atitude da loja.
      Meu garfo comprei no Mercado Livre (veja s√≥) e veio com manual e certificado de garantia. √Č o m√≠nimo.
      Espero que você tenha uma nota fiscal.
      √Č dif√≠cil, realmente, dizer qual modelo √©. Talvez, se voc√™ mandar fotos detalhadas dela para nosso email (dalamaaocaos2010@gmail.com) possamos identific√°-la. √Č o primeiro passo para resolver o problema.
      N√£o conhe√ßo a Epicon, mas “reconhecer o terreno e se autorregular” √© uma caracter√≠stica de suspens√Ķes car√≠ssimas como a Fox Terralogic, por exemplo. N√£o que n√£o possa ser, mas como dizem na Bahia, acho que lhe jogaram um ca√ī.
      A lição que fica é: passe longe dessa loja.

  55. gostei muito desse post sobre suspens√Ķes especialmente a parte que fala sobre a regulagem de pr√© carga. eu tenho uma suspens√£o da RST gila de 100mm de curso e trava no guid√£o, pratico MTB a pouco tempo. por√©m, ainda estou com uma pequena d√ļvida : tenho sempre que deixar o ajuste preload no m√°ximo ou m√≠nino ou tambem poder√° ficar no intermedi√°rio… por exemplo: eu peso 89 kg ent√£o devo deixar o preload totalmente no m√°x ou num ponto intermedi√°rio ??? desde j√° agrade√ßo pela ajuda !

Os coment√°rios est√£o encerrados.

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