No Flats – Atualizado

Estou usando um produto que espero que resolva, ou pelo menos minimize, um probleminha chato numa trilha – ou pior, numa prova: o pneu furado.

O Joe’s No-Flats Yellow Gel é um gel que é colocado dentro da câmara de ar, e que promete fechar furos de até 3 mm.

Segundo o fabricante, o Yellow Gel é especialmente projetado para evitar furos em câmaras. Sua tecnologia Fibra Gel veda instantaneamente furos de até 3mm. Fácil de usar, possui bico que se encaixa em todas as válvulas. Contém micro-fibras para prevenir e reparar os furos. Não-tóxico, duradouro e fácil de instalar. Para que a eficiência continue, adicione selante cada 12 meses. Se o pneu furar, sempre gire a roda para distribuir o selante. A garrafinha é suficiente para duas rodas de bicicleta.

Para quem anda em trilha cheia de espinhos sabe o valor que isso tem (se funcionar com perfeição). Acho que tem potencial, porque ao colocar o produto ontem, no final o bico da garrafinha entupiu… e tinha pelo menos 2mm! 😀

Ontem à tarde participei do Bike Rally da Lua, em Mendes/RN (próximo a Monte Alegre). Era uma prova crítica para mantermos o 5º lugar geral, e um pneu furado poderia detonar tudo. Não sei se foi sorte ou se foi o No Flats, mas chegamos sem maiores problemas, e tinha muito mato e muita jurema lá. Para quem não sabe o que é uma jurema, é só dar uma olhada aí embaixo e imaginar o que ela pode fazer com seu pneu.

Jurema e seus espinhos.

O Yellow Gel é muito fácil de aplicar. Junto com a garrafa (que dá para os dois pneus) vem uma mangueirinha, que facilita o trabalho de colocar o líquido na cãmara, e até a chave de válvula Schrader (tem que tirar o núcleo da válvula para colocar o selante). É só tirar o núcleo da válvula, encaixar a mangueirinha e apertar a garrafa até sair a metade do líquido. Depois, coloca-se o núcleo da válvula e torna-se a encher o pneu, colocando a pressão desejada.

Se você não é do tipo “mecânico” a própria bicicletaria que vender o selante o instala, em geral sem custos.
No caso de um furo recomenda-se a continuar a rodar o pneu para distribuir o selante – mas creio que você nem vai notar o furo, talvez uma pequena perda de pressão.

No futuro, se o produto realmente funcionar, editarei esse post com novas impressões.
abaixo um vídeo sobre a instalação do Gel (no caso não é o Yellow, mas é a mesma coisa).

Atualizando o post, e completando com as colocações do companheiro LUW do pedal.com, no post sobre Selantes para pneus:

Quanto a colocar selante na câmara, alguns cuidados devem ser tomados.

  • NÃO pode encher o pneu com CO2. Se vc precisou fazer isso de emergência na estrada/trilha, terá de trocar a câmara.
  • Não é bom deixar a bike encostada com a válvula para baixo, pois por gravidade o selante desce e pode entupir o bico.
  • Mesmo sabendo que você esteve imune a furos, de quando em vez é bom esvaziar o pneu e re-encher, para liberar o bico e mexer tanto no selante como na câmara (contrair e expandir as paredes para não deixar o selante secar e corromper a câmara).
  • Como tudo na vida, o selante tem validade, e a câmara com selante terá uma vida útil menor. para evitar problemas longe de casa, uma vez a cada 6 ou 12 meses (no máximo!) eu trocaria a câmara com selante por uma nova.
  • Não sendo um método infalível, rege o bom senso carregar uma câmara de emergência com bomba. Não custa.

Por fim, veja esse post com o teste com o Yellow Gel.

Posts relacionados:
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Selante Joe Flats Yellow Gel 
Como trocar o pneu
Calibrar o pneu enquanto pedala

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Publicado em 21/11/2010, em Conheça sua Bike e marcado como , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em No Flats – Atualizado.

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