Limpando a Bike I

Então… se sua bike está encostada, cheia de poeira, na garagem, você precisa tomar algumas providências além de encher os pneus, antes de sair para o próximo passeio.

Além de uma lavagenzinha básica, para tirar a poeira, que pode ser com uma mangueira de jardim (se tiver muita pressão não borrife água com força nem no movimento central, nem nos cubos e nem na caixa de direção), é interessante olhar o estado da corrente, coroas e catracas.

Se estiverem muito oxidados talvez seja melhor levar numa bike shop para fazer uma revisão. Mas se for só poeira mesmo e uma oxidação leve na corrente, após a lavagem com um detergente neutro ou sabão em pó nessas partes, aplique um pouco de óleo especial nelas.

Essa precisa de uma ida à oficina

E que óleo devo usar? Bom, eu sugiro Finish Line Seco, à base de Teflon, para época (e terrenos) sem muita umidade. Existe ainda o Finish Line Úmido, para a época das chuvas e lamaçais, mas vou avisando: apesar da eficiência comprovada esse deixa uma nhaca preta danada na corrente.

Outra opção é o Muc-off Dry Lub ou Wet Lub, para as mesmas situações. Em qualquer boa bike shop você encontra. Óleo Singer, WD-40 e derivados não são recomendados.

Quando você se tornar um limpador profissional de bicicletas, apto a instalar seu próprio lavajato para bikes, você pode adquirir um aparelho limpador de correntes, que se não é muito barato pelo menos facilita bastante o processo, sem fazer muita sujeira. Veja a foto abaixo:

Nos câmbios (e pedais, para quem usa pedal de encaixe) gosto de usar Silicone Aerossol 3M. Fica bem lubrificado e ajuda, com um jato d’água, a tirar a poeira ou areia na volta do pedal. Mas NÃO SERVE como lubrificante de corrente!

Se depois de um pedal, numa trilha, sua bike voltar muito suja, ou você faz em casa mesmo uma limpeza completa ou leva numa boa oficina para revisar. Esse procedimento (a revisão) é especialmente importante se você “submergiu” a bike (principalmente o central e cubos) em poças profundas ou atravessando riachos.

Anúncios

Publicado em 13/08/2010, em Limpando a sua Bike e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Limpando a Bike I.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: