Suspensão Rock Shox Dart2 – 80 ou 100mm?

Quando você usa uma suspensão com maior curso a frente da bike levanta. Isso lhe dá uma vantagem maior em descida, mas ao mesmo tempo a frente da bike mais alta faz com que a bicicleta tenda a empinar numa subida mais inclinada. Isso pode ser compensado com alguma técnica e com a postura do ciclista (de se inclinar mais para a frente na subida mais íngreme). É uma questão de opinião. Quando instalei a minha, tb pensava em 80mm, mas por uma oportunidade comprei de 100 e desenvolvi a técnica de subir, sem problemas. Hoje pretendo me manter nos 100 mesmo. Prefiro ter alguma dificuldade de posicionamento de subida (já superada) do que me estabacar numa decida! rsrsrs

Sobre a Rock Shox Dart2

A Dart 2 tem o ajuste de preload (pré-carga, que é o ajuste mais simples – apenas endurece ou deixa a suspensão mais mole) em todas as suspensões, mas trava e ajuste de retorno opcionais.

Acho que só compensa a Dart 2 com estes dois ajustes (se você pretende comprar no Ebay, os termos em inglês são “Rebound” (Retorno) e “Lockout” (Trava).




Para possibilitar o ajuste de retorno, a suspensão precisa primeiro ter o opcional de trava. O ajuste de retorno regula a rapidez com que o garfo retorna à posição inicial, e o ajuste fica na parte de baixo da canela direita (do mesmo lado da trava, que fica na parte de cima). Aí vai o link do manual da Dart (1,2 e 3) – a versão em português é a partir da página 48.



A trava das Dart (2 e 3) tem um dispositivo que, mesmo travada, se você encontrar um obstáculo considerável, a suspensão irá funcionar, voltando depois ao estado travado, até que a trava seja desligada. Isso é interessante e significa mais segurança. Outras suspensões mais baratas não tem este recurso; travou você fica com um garfo rígido até destravá-la. Então se você travou na subida e por qualquer razão não destravou no downhill, um buraco maior, raiz ou pedra pode lhe fazer dar um senhor capote – do que a liberação da trava e o consequente amortecimento pode, eventualmente lhe salvar.

A Dart2 básica só tem regulagem de preload. Confira se você encontra com trava (lockout) e damping adjust (ou rebound adjust) – ajuste de retorno. Só estas valem a pena. Fazendo uma comparação, Dart2 só com preload é quase uma Dart1, e com trava e retorno é quase uma Dart3.

Procure também se certificar do ano de fabricação, e dê preferência a modelos pelo menos 2009 (os 2010 já foram lançados). Tem loja por aí vendendo Dart 2007, 2006 e até 2005. Eu não compraria. Além disso, o alguns modelos só servem para freio a disco; se você usa Vbrake é mais um cuidado que você tem que ter na hora de comprar.

]

Anúncios

Publicado em 28/08/2009, em Reviews e marcado como , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Comentários desativados em Suspensão Rock Shox Dart2 – 80 ou 100mm?.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: