O que levar para a trilha?

Olá pessoal! Este post é para você que está começando no mountain bike, vai fazer sua primeira trilha, e tem dúvidas sobre o que levar.

O iniciante deve se informar sobre a quilometragem da trilha (pelo amor de Deus, certifique-se que a trilha é compatível com seu nível físico e técnico) e, para imaginar a sua duração, pense numa velocidade média de 10 km/h. Lembre-se também, de nunca partir sozinho para uma trilha.

No MTB o visual sempre compensa o esforço...

No MTB o visual sempre compensa o esforço…

Nem precisamos dizer que você deve estar adequadamente vestido: bermuda ou calça (que protege mais) com forro acolchoado, camisa (de preferência de manga longa, que protege do sol e picadas de insetos) de ciclismo, que tem práticos bolsos na parte de trás, ótimos para guardar lixo e não sujar a trilha, luvas e capacete.

A excelente calça Flets

A excelente calça Flets

Um suprimento adequado de água é um item essencial. O iniciante costuma subestimar este ponto, o que pode se revelar um grave erro, principalmente no verão. A menos que você tenha certeza absoluta que na trilha irá encontrar postos de reabastecimento (como mercearias, e, nesse caso, leve dinheiro), ou que a trilha conte com um carro de apoio levando água, leve pelo menos 2 litros dágua.

Esta quantidade de água é complicada de levar, mesmo que sua bike tenha dois suportes, em garrafinhas (chamadas, também, de caramanholas). Garrafas grandes tem capacidade de 750ml, o que significa 1,5L, e isso pode se revelar muito pouco em dias quentes e trilhas de mais de 20 km (ou seja, uma trilha curta).

O ideal, então é uma mochila de hidratação, que pode levar de 2,0 a 3,0L de água, com a praticidade de poder beber – com segurança – enquanto pedala. É a melhor escolha, e se a trilha for mais longa você pode levar um repositor eletrolítico, tipo Gatorade, na caramanhola.

Algumas mochilas de hidratação permitem levar também caramanholas.

Algumas mochilas de hidratação permitem levar também caramanholas.

Outros itens importantíssimos são destinados a um conserto de emergência, e o problema mais frequente numa trilha é… furar o pneu.

Assim, leve câmara de reserva (Verifique, ao comprar, se sua válvula é “Pito Fino” (válvula Presta) ou “Pito Grosso” (válvula Schrader, igual às dos carros), remendos extras e uma bomba de ar portátil para encher o pneu.

Válvulas Presta e Schrader

Válvulas Presta e Schrader

Um conjunto de ferramentas para bikes, embora não resolvam TODOS os problemas, é muito útil em certas situações.

images (1)

Multiferramenta, um bom quebra-galho.

Se você é um cara prevenido e tem alguma noção de mecânica, sugiro levar um cabo de câmbio traseiro. Se o seu, por alguma razão obscura, arrebentar numa trilha mais complicada, voce não ficará sem passar marchas. E mesmo que você não saiba trocar, talvez alguém no seu grupo saiba.

Kit de remendo de emergência Topeak

Kit de remendo de emergência Topeak

Há quem goste de levar alimentos naturais para comer. Bananas, frutas secas e barras de cereal podem ser uma boa idéia, mas eu prefiro gel energético do tipo Gu ou similares. Pense no tempo de duração da trilha e leve um para cada 45 minutos.

Gel energético, muito eficiente como alimento na trilha.

Gel energético, muito eficiente como alimento na trilha.

Por fim, um kit com analgésico, repelente, colírio  e outros remédios do seu uso normal (atenção, asmáticos!) não deve ser esquecido. Se você é alérgico a picadas de abelhas e similares, fale com seu médico e leve o medicamento adequado para esta eventualidade.

Posts relacionados:
Iniciando no Mountain Bike
Dicas de equipamentos e acessórios
Luvas para Mountain Bike
Mochilas de hidratação
Como trocar o pneu
Consertos de emergência
Bombas portáteis para pneus

Para postar comentários no blog você precisa estar logado no WordPress, Twitter ou Facebook.

                       

About these ads

Publicado em 30/06/2013, em Conheça sua Bike, Trilhas e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Eu adicionaria um pequeno kit de primeiros socorros, como “band-aids”, antisséptico, gases, esparadrapos e etc. Nunca se sabe quando pode acontecer um acidente mais grave e como muitas das vezes vocês estará longe de tudo, o socorro pode demorar.

  2. Acho que esqueceu algo primordial, bons amigos para ir pedalar com vc e uma boa câmera para guardar os momentos e rir depois !!!!!

  3. Dicas muito boas! Instruções completas e sem exageros.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 452 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: