A Caloi Elite 2.7 2012

Então, pessoal… Já faz um tempo que a Caloi tem, em bikes intermediárias, o melhor custo benefício aqui no Brasil. As razões em torno disso são simples: a Caloi não fabrica essas bikes; simplesmente importa as peças (todas), monta parcialmente e vende. Com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, o preço fica imbatível.

Ressalte-se: não há nada errado nisso. Como crítica, a única coisa que eu poderia considerar é que não tenho conhecimento – pode ser simplesmente falta de divulgação – de algum programa de desenvolvimento de quadros pela Caloi, o que me leva a pensar que talvez ele seja simplesmente escolhido em catálogo nos milhares de modelos disponíveis na China. E não pense, também, que o fato do quadro ser Chinês é desabonador: com quase toda certeza, seu quadro “Designed in USA” é feito na China Continental ou em Taiwan, o que dá no mesmo. “Designed in USA” significa apenas que ele foi projetado lá.


A Elite 2.7 vem como opção com ótimo preço entre as intermediárias.
Imagem: caloi.com.br


Razões à parte, é fato que por mais que o sujeito procure, não vai encontrar uma bike intermediária, com esses componentes, por preço equivalente. Por R$ 2.700,00 (preço médio) não se compra uma Trek 4300 (preço médio, 3.100,00), por exemplo, que vem com grupo Acera – muito inferior ao Deore – e garfo Suntour XCM, nem a Merida Matts 70D (preço médio, 3.100,00), com setup SRAM X5 (inferior ao Deore, também) e Garfo RST Gila (também prefiro o Rock Shox, apesar da trava).


As especificações da Elite 2.7 na página da Caloi. Será que esqueceram de mencionar que a suspensão tem trava, ou será que não tem trava, mesmo?
Imagem: caloi.com.br


Trek 4300 e Merida Matts 70D, concorrentes diretas.


A Elite 2.7 vem com grupo Deore completo, inclusive freios hidráulicos e garfo Rock Shox XC28TK (o equivalente à falecida Tora), que não é tão leve mas  – apesar de não ter trava – é superior à XCM. Acho, no entanto, que a 2.7 merecia mais – uma RST F1rst teria mais a ver com o resto do setup. Upgrade à vista, então.

O Selim Fi’zik Nisene impressiona pelo nome, mas é bottom line da Fi’zik, sequer aparece no website da marca.Destaque para o pedivela Deore com central integrado – raro em bikes neste preço – e ao cockpit (mesa, canote e guidon), da excelente marca Truvativ (grupo que pertence à SRAM, e à qual pertence, também, a Rock Shox). 


A transmissão Deore é um ponto forte da Elite 2.7.
Imagem: caloi.com.br


O design do quadro, com seu top tube e down tube curvos agradam a uns, desagradam a outros. Na minha opinião, ficou parecido com o design da consagrada KHS Alite Team, top da marca.


Os tubos curvos dão um visual agressivo à 2.7.
Imagem: caloi.com.br


Então, se você tem uma bike de entrada, pretende migrar para uma intermediária, não se incomoda com grafismo de quadro (é até bonito, mas só tem uma opção de cor) e o orçamento está limitado, a Caloi Elite 2.7 é uma excelente escolha. Vá sem medo.

Publicado em 04/05/2012, em Reviews e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 28 Comentários.

  1. É uma ótima bike realmente, possui um grupo e freios muito bons e uma suspensão intermediária boa. Infelizmente não encontro a bike a venda.
    Comparando-se com o preço da matts 70d, a caloi elite sai muito na frente, além de vir com um grupo conhecido que é o shimano (confesso que nunca andei num sram).
    Enfim, acho que a Caloi está com dificuldades de produzir essas bicicletas, na internet é bem difícil de achar, lojas como a ciclogiro e netshoes não possuem.
    Mas a 2.4 balança a cabeça de muita gente também com os seus hidráulicos, mas peca na relação.

    • Oi Álvaro! Realmente, cxb melhor não há, mas ela peca, na minha opinião, na suspensão. Mero detalhe, mas dava para vir com a mesma Rock Shox com trava, pelo menos, e um preço ainda competitivo. Engraçado, aqui em Natal tem para vender (se quiser, mande email que eu mando o telefone da loja).
      Curiosidade: A Soul SL 300, concorrente direta da 2.7, tem grupo Alivio 2012 27V (que seria um pouco inferior ao Deore, principalmente pelo pedivela integrado, mas, vá lá) tem a informação, no website da Soul, que vem com garfo Rock Shox XC 28 (o mesmo da 2.7) COM TRAVA. Esse garfo não é listado no site da Rock Shox – os XCs em geral não tem trava, só ajuste de preload, mas pode vir com trava como opcional – boa sacada da Soul Cycles. De qualquer forma, é uma escolha pessoal, uns vão preferir o garfo melhor, outros o grupo Deore.
      Quanto à 2.4 já não considero essa beleza toda, não. Tem coisa melhor, por aí.

  2. e a SOUL SL500?

  3. e a SOUL SL500?
    Grupo deore 30v
    suspa igual
    mesa,guidao FSA

    • Oi Alan! Provavelmente a Soul SL 500 será objeto de um review mais detalhado em breve. Mas, adiantando, ela tem dois diferenciais em relação à Elite 2.7: As 30 marchas, como você disse, e a suspensão (que, por sinal, é a mesma da Caloi), com trava.
      Isso faz imediatamente vê-la como melhor compra, e talvez seja. Calcular o custo-benefício, no entanto, não é tão simples, já que ela custa cerca de 12% a 15% a mais (por volta de R$ 3100,00, contra 2.600 da Caloi).
      Então, tudo passa a ser uma questão do orçamento disponível. E também da geometria, cuja comparação detalharemos no post.
      Particularmente, no entanto, a partir para uma SL 500, eu procuraria uma usada mais top. Dá para encontrar coisas realmente inacreditáveis nessa faixa de preço.

  4. Jose Frederico Neves

    E a Elite 2.7 em comparação com a Caloi Two Niner, apenas R$ 100,00 de diferença, mesma configuração, com diferença no tamanho dos aros… Estou na duvida, qual encarar?

  5. Ricardo Dias

    Eu tenho uma elite 2.7 e a suspensão tem TRAVA e preload. Tem uns vídeos no youtube que também comprovam isso. Parabéns pelo blog.

    • Isso! Mas apenas algumas tem. Além disso, o site informa mal.
      Por outro lado, o preload nessas suspensões mais básicas adianta muito pouco ou nada, mesmo. É mais para dizer que tem algum ajuste.

  6. BRUNO CARDOSO

    Olá amigos ! Apenas para dizer que a suspensão possui trava sim e os freios e cubos não são Deore. São Alivio(M-446). Abraços !

  7. Vejo que muitos estão na dúvida quanto a suspensão ter ou não a trava. Tenho uma Elite 2.7 2012 e a suspensão é com trava.
    Um abraço a todos.

  8. Elizete Rebouças

    gostaria de comprar o quadro da caloi elite 2.7 tam 20 e quanto custa?

  9. Paulo Guilherme

    Eu tenho 1,86m e vou comprar a Caloi Elite 2.7, mas só encontro no máximo tamanho 20. Qual o tamanho que eu deveria utilizar? Obrigado.

    • Paulo, não é possível (ou pelo menos não é correto) indicar um tamanho de quadro só com a altura do ciclista. Muitas outras variáveis estão envolvidas, como proporção entre os membros e flexibilidade, por exemplo.
      Resumidamente, o tamanho que a sua bike deve ter é função do seu biotipo. Leia aqui: http://bit.ly/NG5Uib

  10. Márcio Mendes

    Estou em duvidas entre a Specialized Hardrock (R$ 3.700,00) ou a caloi 2,7 (R$ 3.000.00).
    Qual sua opinião?

  11. Comprei uma caloi elite 2.7, 2012, quadro 18″, e sinceramente, a bicicleta é muito melhor do que qualquer uma das melhores avaliações que eu li sobre a mesma antes de comprar. Fiz dois pedais de 50, e 70 km com ela até o momento. Ela é leve, sim bem leve, absolutamente eficiente em manobras rápidas e curtas que exigem destreza do ciclista e resposta do equipamento. Os câmbios e acessórios em geral são muito bons, a bicicleta é estável tanto na terra quanto no asfalto (Não peguei areia, nem barro com ela ainda. Está tudo seco aqui no Rio de Janeiro!). O quadro tem uma performance feroz, como uma “arma de ataque”, foi socado até o mais fundo dos buracos e passou com louvor. Depois de fazer pedais fora do Brasil (morei na Rússia 7 anos e nos EUA 3 anos) com as tradicionais grandes marcas importadas, estou dando graças aos céus que comprei essa bike ao invés de outros modelos importados bem mais caros. Paguei R$ 2.700,00 e foi uma pechincha pelo que a bike oferece! O único detalhe que me incomoda é o selim, mas até hoje nunca comprei uma bike na qual não trocasse o selim original por um que se acertasse melhor com a minha bunda :-). Pois que é esse o único detalhe que vou mudar na bike. Tirando o selim, o conjunto todo não deve nada a ninguém nessa faixa intermediária de bikes e se sai até melhor que muita bike considerada mais top por aí. Se a virem não exitem em comprar e podem pedalar sem medo de serem felizes! Boas trilhas e vamo que vamo!

  12. ARTHUR LOUREIRO

    Ola! Tenho uma caloi elite 2.4, modelo 2010 (20″) – comprada em 06/2010. Costumo pedalar em estradas/rodovias e trilhas leves a médias, algo em torno de 200 a 300km por mes e a bike tem me servido muito bem.
    Há algum tempo estava pensando em “subir um degrau” e procurar um bike melhor, paquerava uma ou outra “gringa”, mas sempre esbarrava no $$$ (ainda que caiba no meu orçamento, não tinha coragem de desembolsar a fortuna que o pessoal cobra numa bike por aqui em Maceió!)
    Recentemente fui deixar a bike na revisao e vi essa elite 2.7 exposta na bicicletaria e fiquei bastante tentado, principalmente se se levar em consideracao o CxB!
    Eu vi que quanto aos conjuntos de peças a diferenca eh estupida (a 2.7 é toda no deore etc)…
    A duvida é: em termos de geometria, a diferenca dos quadros eh muito significativa (tanto a minha 2.4 qnt a 2.7 da loja sao 20″)?
    Tenho 1,84m e cavalo de 87cm. Vc recomendaria a troca ou indicaria um outro modelo nesta mesma faixa de preço? (Obs.: nao queria gastar mais de R$ 3.500,00).
    Valeu e parabens pelo Blog, preciosíssimas as informações!
    Arthur

    • Olá Arthur, meu nome é Carlos Omar. tenho uma Elite 2.7 e não ten ho nada a reclamar da magrela. tenho feito trilhas leves e também pesadas com ela. A geometria é um pouco diferente, sim, mas que eu saiba o único jeito de saber se a geometria de qualquer bicicleta serve para você é montando e testando. Claro que o bike fit é indispensável, mas se nunca montar e pedalar qualquer que seja a magrela, nunca saberá se sente-se bem com ela. No meu caso, ela serviu perfeitamente. Aceleração muito rápida, estável em terrenos difíceis, e o que mais se espera de uma mountain bike. Se está bem com a sua 2.4, talvez seja melhor ficar com ela, mas se está a fim de investir em outra bike, teste a 2.7. Não custa nada, mas compare com outras na faixa de preço e equipamento vindo nela. No meu caso foi uma surpresa e tanto. Abraço e boas pedaladas.

  13. Arthur, a geometria é bem diferente, sim; o ideal, para definir o tamanho seria fazer um bike fit. Leia aqui: http://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2010/09/21/conhecendo-sua-bike-que-tamanho-deve-ter-minha-bike-atualizado/. Em termos de custo x benefício, a 2.7 é imbatível… mas se você acha que a 2.4 tem lhe servido bem, porque não continua mais um tempo com ela?
    Abração e se as dúvidas persistirem, escreva de novo.
    Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Até mais!

  14. Qual o peso dessa elite 2.7?

  15. Olá pessoal. Tô procurando a minha primeira Bike, e já tinha escolhido a Caloi Elite 2.7 pra comprar, mas lendo aqui os comentários, vi o do Alan sobre a Soul SL500 com diferença de R$200,00, e agora tô na dúvida. Qual a melhor? Alguem pode me ajudar?

  16. Oi turma do pedal, de tanto pesquisar acabei comprando a caloi 2.7 e não me arrependo a bike é muito boa e leve, apesar de muitos criticarem a marca ela não fica pra tras em relação a outros modelos que tem no mercado, parabéns pelo blog é nota 10

  17. vinicius fraga

    Tenho uma elite 2.7 e posso dizer que a bike é muito boa, os pneus não me agradaram e troquei ambos por pneus mais largos e com mais aderência. Do resto não tenho do que reclamar.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 489 outros seguidores

