E que bike devo comprar? 1000 reais dá?

Bom, eu sugiro, se o seu orçamento estiver mesmo em 1000 reais, você esperar um pouco, juntar mais uns 300-400 reais, e comprar uma bike melhor.

A Supra (Caloi) e a Axis (Sundown), por exemplo, são bikes muito básicas, com um visual que tenta agradar o cliente que conhece menos, mas com componentes muito fracos. Metade do prazer de pedalar vai embora aí.

Estou dizendo isso porque caí nessa esparrela e não foi legal. Comprei uma bike de supermercado (das famosas 18 marchas) e quase desisti do esporte… mas como eu estava muito a fim de pedalar, acabei comprando uma bike de vergonha, perdendo um bocado de dinheiro vendendo a fuleróide que comprei. E tive muita raiva pedalando uma bike pesada e que não passava marcha direito.

Hoje entendo um pouco mais de bicicletas, e posso lhe assegurar: as melhores opções em custo-benefício seria Sundown Team 3000 em primeiro lugar ou a Caloi Elite 2.4. Estas vão lhe dar realmente prazer no pedal.

Você também pode optar por uma gringa, como a KHS e Kona, que tem modelos a preços acessíveis.

Considere a qualidade dos componentes, do quadro e da suspensão. Leia, pesquise e pergunte para não ser enganado.

Outra coisa que é dita em fóruns especializados é muito certa: fuja de bicicletas full suspension (com suspensão atrás – as que só tem suspensão na frente são conhecidas como HT, ou “Hard tail”) de baixo custo (menos de 3000 reais). Definitivamente não presta. Tem apelo visual, e parece bike pro, mas na verdade é uma roubada.

Publicado em 28/08/2009, em O que eu acho e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 136 Comentários.

  1. Estou querendo começar a pedalar com meu filho… portanto tenho que comprar 2 bikes mais para passeio urbano… o que vocês sugerem (pretendo gastar até R$500,00 por bike).

    • Opa Ricardo! Legal a sua iniciativa de pedalar com seu filho.
      Em principio, para pedal urbano com esse orçamento, uma possibilidade seria a Caloi Aluminium. O problema é que ela só tem tamanho 19 – é importante definir o tamanho adequado pra você e para ele. Lembre, suspensão, para o que você quer fazer, é dispensável. Outra possibilidade é a Soul Rade (um pouco mais cara, cerca de 700,00). Se ele for criança, uma opção pode ser a Soul SL50. Não aconselho marcas como Tracks and Bikes, Mormaii, Ocean, que são baratas mas com componentes muito ruins.
      Não esqueça equipamentos de segurança, como capacetes, bermudas adequadas, luvas e piscas (se pretendem pedalar à noite).

  2. Cara muito bom seu blog, gostei mesmo, estou numa super dúvida conversando com muita gente, vi as souls ontem e adorei, fui apresentado a Black Rain e a SL 70 com 200 R$ de diferença entre elas, hoje eu conheci a GT Agressor 1.0 400 R$ a mais que a SL 70, e tem a sl100 que está 1800… 200R$ mais cara que a GT. O ponto é que para iniciar acho estranho gastar 1800 na bike, lembrando que não tenho acessórios, ainda teria que comprar… Ainda não fui ver Caloi e nem specialized, mas ja falaram que a spec de entrada é 1960 e não é tão boa quanto a soul 100… as calois eu não conheço… o que me diz? 90% do que eu vou fazer vai ser asfalto, talvez indo trabalhar (22km ida e volta) 2 dias na semana e andando com a galera pela cidade a noite.

    • Para o que você pretende, a GT citada ta ótima. Mesmo uma Caloi Supra daria. Porém, se há uma mínima possibilidade de você ir para trilhas, vá de Soul SL100 ou Caloi Elite 2.4 (melhor CxB).
      Eu não compraria uma gringa de entrada (SPZ, Scott, Trek): o imposto de importação encarece muito essas bikes, e torna o CxB ruim.

      • A GT não é gringa? A Caloi Supra pelo visto seria o mesmo preço, as duas são equivalentes? Da forma que falou a Caloi pareceu inferior, apesar do preço mais alto. Trilhas acredito que só “uma vez ou nunca”, no máximo uma terrinha batida…

        • A GT é gringa – foi recentemente adquirida pela Cannodale. Na opinião do blog, a Agressor 1.0 é ligeiramente melhor que a Supra. Mas é muito básica para trilhas.
          A Caloi é uma boa marca; no Brasil, em bikes de entrada (como a Elite 2.4) ou intermediárias (Elite 2.7) tem um CxB imbatível. Aliás, a Caloi (apesar de ser uma empresa genuinamente brasileira) importa quase a totalidade das bikes citadas aqui. De Nacional – graças a Deus – só o nome.
          Se você não vai fazer trilhas MESMO pode economizar e comprar uma Bike mais simples, com 21V e garfo rígido ou superbásico, como o da Supra. A Black Rain também é uma boa opção!
          E obrigado pelos elogios ao blog: esqueci de agradecer na ultima resposta! Valeu!!!!

  3. Carlos Henrique

    Estou querendo comprar a BLITZ ZERMATT QUE TÁ NO VALOR DE 1490,90 reais no site da comprafacil.com. Poucas especificações, tenho 1,78 e o tamanho é de 20″. Você a me recomendária? Pois o preço é sugestivo.

    • Difícil avaliar. Não conheço a Bike nem a marca. As especificações que tem no site são pobres, não dizem nada.
      Eu não compraria. Além do mais, para ser uma Bike iniciante, o preço não é nem uma oferta incrível; por esse valor ou um pouco mais há opções bem mais confiáveis.
      Não recomendamos, de forma alguma.
      Como ultima opinião, um quadro 20″ é bem grande. Cada pessoa tem um biótipo diferente – o certo é fazer um Bike fit – mas dificilmente ele dará certo num ciclista de 1,78.

  4. Parabéns pelo seu blog, é fantástico!
    Estou na dúvida entre a SL 100 e a Breezer Thunder. As duas em torno de 1.800,00. Você já conhece a configuração da SL 100 e a Breezer vem com alivio 27v traseiro e dianteiro, rock shox dart 100mm e disco mecânico tektro.
    Tem conhecimento desta marca Breezer?

    • Opa Luis! A marca Breezer é uma marca californiana tradicional, com bastante tempo de mercado nos EUA. A Thunder tem dois modelos em aluminio (Comp e Sport). Acho que você fala da Comp, embora as especificações do site sejam diferentes – talvez você tenha achado o modelo 2011 ou 2010.
      Estou achando a SL 100 cara por 1800,00 – o preço que tenho aqui é 1500,00 (mas pode ter subido). Aparentemente a configuração da Breeze é um pouco melhor. Se puder, detalhe mais, ok?

      • Olá! realmente este modelo da Breezer que vi é antigo, tanto que a loja que vi nem a possui mais em estoque. Foi falha da loja em deixar no site bikes que nem tem mais pra vender. Penso sim em pegar a Soul SL 100 ou a Caloi elite 2.4. A minha preocupação com a elite é que o site da caloi não tem a geometria da bike pra eu saber se o tamanho 20 é ou não ideal pra mim (tenho 1,86m) e além disso aqui na minha cidade não tem loja especializada que trabalha com caloi. Já da Soul tem uma revenda aqui (Piracicaba – SP), porém a sl 100 está bem salgada por R$ 1.900,00. Vi num site de Caruaru – PE a SL 100 por 1.600,00, mas o fale conosco do site não funciona pra eu ter mais informações e vi em outro site de uma loja de São Paulo por 1.800,00. Já a caloi elite está difícil de encontrar.

        • Oi Luís! As Caloi Elite estão mesmo difíceis de achar. Achei que tinha a geometria no site, mas também não achei.
          Quando for comprar veja o ano do modelo da Bike (cheque no site). Às vezes as mudanças são mínimas, mas às vezes são bem importantes, e a economia de pegar uma Bike 2011 ou 2010 não compensa.

  5. Carlos Henrique

    Olá, meu amigo! Olha eu de novo aqui. Preciso que vc me opine a respeito da Órbita Bicicletas – Mountain Bike Alumínio 24v Shimano – Kripton 68598″, que se encontra a venda no mercadolivre.com.br e sobre a Houston FR1 que tbm é vendida na comprafacil.com. Desde de já muito agradecido.

    • Oi Carlos! Rapaz, nunca ouvi falar da Orbita, não. A Houston, não recomendo.
      Aconselho você procurar bikes mais “tradicionais”, como a GT, Caloi ou Soul. Deve ter algum modelo que caiba no seu orçamento, como a Soul SL 100, Caloi Elite 2.4 ou GT Agressor 1.0. Mas você pretende fazer mountain bike, pedal urbano, passeios no parque…? Dependendo, podemos sugerir algo mais específico.

      • Carlos Henrique

        Ola meu amigo, obrigado pelas dicas. Sim quero fazer trilhas com alguns grupos aqui em Salvador, me poste alguns sites onde posso comprar algumas dessas marcas mais em conta! Valeu mesmo pelas dicas. Lembrando agora, me responda: Pretendo montar uma na própria agência de bikes com bons materiais, tipo com um quadro tamanho 17 da Monaco> Vc Recomendaria?

        • Oi Carlos! Rapaz, montar é meio complicado, a não ser que você já tenha um bom conhecimento sobre bikes. Também, em geral, acaba saindo mais caro, pois são vários fretes (difícil encontrar tudo num só lugar) e a montagem. A garantia é difícil – quase inexistente.
          Se você quiser mesmo montar, pesquise bastante. Pergunte que a gente ajuda. Quanto ao quadro, certifique-se do tamanho ideal para você. Isso é muito importante.
          É contra a política do site indicar lojas nos comentários; então mande um email pra gente!
          Abração!

  6. Ola , boa noite … meu amigo estou na duvida de comprar uma supra 2012 …ou …uma gt agressor 1.0 …vou andar mais na cidade…..dificilmente vou pegar uma terra ae com ela ….por favor …tu pode me ajudar ..a decidir …qual seria melhor ??…obrigado !!!

  7. O garoto , obrigado pela resposta , tem uma marca que esqueci de mencionar ..e a sl 100 soul 2012… tambem gostei dessa ..ela seria melhor que a gt 1.0 ……. rs ..apesar que a grana ta meio curta …acho que vou acabar indo de supra …mas me esclarece ae ..??..obrigado !!

  8. Olá meu amigo, obrigado por responder. Estou indo comprar a minha bike segunda feira agora, então me diz uma coisa: vale a pena invesir R$ 2,100,00 numa elite 2.4 2012. considerando que vou andar quase sempre em asfalto todos os dias? Em questão de qualidade e durabilidade vale mesmo a pena? E em que parte a Supra 2012 perde pra Elite 2.4 2012? Desculpa tantas perguntas, é que nao entendo muito …rs! Obrigado!!!

    • Oi Gustavo. Se você tem o dinheiro, vale sem duvida. O cambio é mais preciso e durável, a suspensão amortece melhor.
      A 2.4 é melhor que s Supra em tudo: transmissão (cambio e engrenagens), amortecedor e freios.

  9. Olá amigo, acredita que ainda não comprei …rs … tô vendo ainda …tem uma Bicicleta GTS M1 Advanced ….ta com preço de R$ 899,99. Você conhece essa bike? Acha que tá com preço legal? ajuda ae amigão… obrigado !!!

    • Em relação a bikes (e tudo na vida, no fim das contas), nunca é demais reforçar: a gente recebe o que está pagando, e quem paga mal, paga duas vezes.
      Não há mágica para fazer uma MTB de entrada, no Brasil, com freios a disco, por menos de 1400,00. É fácil fazer algo que “pareça” uma MTB, mas que, com o uso, se revelará uma péssima aquisição. Afinal, R$ 900,00 é algum dinheiro, e ninguém quer jogar quase 1000,00 fora, não é mesmo?
      Essa bike tem componentes de baixa qualidade (freios, pedivela, cubos, por exemplo) de marcas e modelos não especificados, geralmente são produtos xing-ling que só darão dor de cabeça. O menor problema é o câmbio (apesar de também ser bem fraco).
      Não recomendamos essa bicicleta. É melhor juntar mais um pouco de dinheiro e procurar algo mais tradicional, como uma GT Agressor 1.0, só para dar o exemplo.

  10. Oi boa tarde. Sou novo no ramo e acredito que como todo principiante a cabeça fica cheia de dúvidas. Primeiro gostaria de parabenizar pelo Blog. Excelente qualidade e de fácil interpretação por quem não tem conhecimentos profundos do assunto. Segundo ponto e voltando a toda dúvida que temos ao iniciarmos. Gastar um pouco mais para pegar uma Bike de mais qualidade ou economizar, muitas vezes chamo de economia de palito, para ter um boa relação custo beneficio. Estou em Natal e temos algumas opções de lojas só que com poucas opções de Bike para meu biotipo. Tenho 1,93 e 120kg e verificando as medidas em uma dessas lojas foi sugerido pelo vendedor que trabalhe com um quadro de 20 a 21″. Agora a grande dúvida. Me indicaram as seguintes Bikes. Trek 3500 (R$ 1.700,00); GT Avalanche 4.0 (R$ 1.890,00); Soul SL 100 (R$ 1.799,00) e a Caloi Eleite 2.4 (2.099,00). Digo que estou me balançando entre a GT e Soul. O que você acha? Minha intenção é um pedal mais urbano e com algumas e eventuais trilhas. Abraços

    • Oi Bruno! Legal você querer começar a pedalar! Vamos ver no que podemos ajudar.
      Aparentemente, você é um cara bem grande. Por isso, deve redobrar cuidados com a postura ao pedalar, bem como com o tamanho do quadro. Sugerimos um bike fit (veja aqui:http://bit.ly/NG5Uib).
      Outra coisa a considerar é que a maioria dos quadros possuem um limite de peso, que em geral é de 100 kg – sob pena de perda da garantia. Veja isso também, antes de comprar sua bike. Não quer dizer que você não possa pedalar – é questão apenas de escolher a bike certa para seu biotipo.
      Entre os modelos sugeridos, descartaria de cara a Trek 3500. Consideramos esse modelo um mau custo-benefício; ou seja, seu preço é caro para o que oferece. A Trek 4500 seria uma escolha mais acertada.
      Soul e GT são boas escolhas nessa faixa de preço, mas sem dúvida nenhuma, a Elite 2.4 oferece um pouco mais (mas também é um pouco mais cara).
      Resumindo, seria melhor você começar por um bike fit, onde o profissional (tem vários listados no fim do post que recomendamos aí em cima) lhe orientaria em relação à melhor bike, dentre os modelos citados, ajustaria a bike para você depois de comprada e poderia lhe dar um suporte em relação à questão levantada da garantia em relação ao seu peso.
      Se persistir alguma dúvida, escreve que responderemos.
      Grande abraço, e comprando a bike, vamos fazer umas trilhinhas básicas para você pegar gosto!

  11. Valeu, amigo! Obrigado pela resposta, vou tentar investir em uma bike melhor pra mim! Valeu mesmo! Abraço!!!

  12. Boa tarde! Muito legal teus comentários, bem esclarecedores e diretos, parabéns. Já sou um corredor de rua amador e estou iniciando no mundo das bikes. Quero uma para curtir um passeio em asfalto, estradas de chão e praia. Em uma loja especializada me recomendaram: Caloi Supra (disc), Scott Aspect 50 (esta em promoção por 1990,00), Orbea sport (disc) e Specialized Hardrock. Todas entre 1400,00 e 2000,00. Qual voce recomendaria? Obrigado.

    • Oi Gerson! Com exceção da Supra, que já conheço, o ideal seria que você nos mandasse os links para podermos comparar as Bikes. É que são muitos modelos, às vezes com mudanças sutis mas importantes. Assim, precisamos ver a configuração exata pra opinar. Mas considere a Caloi Elite 2.4 e a Soul SL 100 como opção, também.

  13. Queria muito a ajuda de vocês para comprar uma bike!
    Tenho 1.85 de altura e peso 100 kg – Para vocês me informarem o tamanho do aro e do quadro…
    Meu objetivo é de andar quase todos os dias em asfalto uns 30 – 40 km. Finais de semana em trilhas e asfalto em percursos maiores 50km e futuramente 70 – 80 km.
    Posso gastar em média 1.800 R$ Parcelados (então queria Opções de marcas acessíveis em lojas conhecidas)
    Fico aguardando! Valeu, obrigado!

    • Diego, infelizmente, de acordo com a política do blog, não sugerimos lojas ou fornecemos links para compras. Se você fizer uma pesquisa poderemos ajudar a escolher entre esse ou aquele modelo. Devido à grande variedade de modelos, também não estamos dando esse tipo de sugestão – mas, repito, se você encontrar algo e tiver duvida mande a descrição da(s) bike(s) e tentaremos ajudar.
      A sua altura e peso pouco ou nada tem a ver com o tamanho do aro a escolher. 26″, 27,5″ ou 29″ não é questão de altura, é mais uma questão de filosofia. Tem vários posts no blog a respeito para você ler e chegar a sua própria conclusão.
      Se sua escolha for por uma ou outra, fique certo que haverá uma com geometria adequada ao seu biotipo.
      A sua altura, individualmente, também não tem a ver com o tamanho do quadro. Para escolher o quadro ideal para você, você deve fazer um Bike Fit. Leia aqui que você vai entender: http://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2010/09/21/conhecendo-sua-bike-que-tamanho-deve-ter-minha-bike-atualizado/

      Não sei se você já pedala ou se pratica algum esporte, mas as distâncias com que você pretende começar são bem razoáveis. Se achar que está muito pesado não se acanhe em começar com 20 km ou algo assim, até seu corpo se adaptar.

  14. Olá! Meu nome é Ricardo, moro em Orlando FL, tem um vizinho meu vendendo uma Giant XTC grupo Deore XTC amortecedor FOX por 500 dolares, Vale a pena comprar?

  15. Homero João Moreira de Oliveira

    Gostaria de saber qual bike comprar para iniciar umas pedaladas
    Tenho 1,70m e sei que meu quadro deve ser 17.
    Moro numa chácara e os percursos até a cidade e ao trabalho é misto (asfalto e terra +- 18km ida e volta).
    Vi em Sorocaba SP cidade vizinha a minha uma KHS alite 100 segundo o vendedor uma boa pedida para iniciar ao custo R$ 1.350,00.
    Sei que há outras opções que vi na internet (Soul Black Rain, SL 70, T-type Caloi,etc) mas confesso não conhecer de bikes, menos ainda as configurações e aceitaria sugestões.
    Gostaria de deixar claro a minha intenção de não gastar mais que isso nesse momento.
    Desde já agradeço.
    Abraços

  16. Opa…! Tenho uma Caloi Sport Comfort e quero trocá-la por uma GT Aggressor 2.0 – o vendedor botou a GT lá em cima, claro, e está querendo pegar minha bike por R$ 600,00 e me cobrar R$ 1.000,00 na GT. Ambas são usadas porém em ótimo estado, mas acho que a diferença está alta demais, não é? Não consegui achar valores para a 2.0, apenas uma ocorrência de R$ 1.390,00 que não sei se procede…

    • Igor, achamos, realmente, a diferença bem alta, considerando que as duas são usadas. Além do mais, também achamos que você não vá ter uma grande melhora de performance com a troca, já que elas são absolutamente do mesmo nível. Para fazer diferença, veja a Soul SL 100 ou GT Agressor 1.0 – o investimento é mais alto, mas vale mais a pena, também. Se a grana não der, fique com a Comfort mais um tempinho.
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços!

  17. Sobre a Soul SL 100 e a Caloi Elite 2.4, estou na dúvida entre as duas para a aquisição, gosto de correr, entrar em buracos, e fins de semana fazer longas distancias.

    • Olá, Dario! Olha, comparando as duas, é assim: a Soul SL 100 perde por causa dos freios mecânicos e trocadores integrados (contra freios hidráulicos da Elite 2.4), pedivela (FCM311 na Soul contra FC M361 na Caloi) e do câmbio traseiro (Altus contra Acera na 2.4). Por outro lado, a Soul é um pouco mais barata que a Caloi. Então, em termos de custo x benefício, praticamente não há diferença. Em termos de performance, por causa dos componentes citados, preferimos a Caloi.
      Fique ciente, no entanto, que ambas são bikes para iniciar no mtb. Não são indicadas para pedais mais agressivos, só trilhas leves e intermediárias, sem saltos ou algo mais radical. Para fazer longas distâncias (acima de 100 km) não há problema.
      Grande abraço, curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235.

  18. Erismar Dracon

    Parabens pelo blog! É sempre bom ter ajuda! Acho que minha dúvida é bem estranha! Mais isso é por conta do fator limitante (R$). Sonho de consumo Caloi Elite 2.7. Uso uma caloi andes 21v com trocadores shimano R.Fire duas vezes por semana (trilha eventual e leve), no geral ruas pavimentadas e asfalto. Orçamento atual 1.500,00 reais no máximo dai vi GT AVA 3.0 por 1.390,00 e Elite 2.4 por 1.400,00, mas o problema é como namorar a irmã mais nova de olho na mais velha? Sem contar que semana passada perdi a irmã mais velha elite 2.7 por 2.111,15 parcelado sem juros e sem frete no NETSHOES! O que fazer amigo?

    • Puxa, Erismar! Que pena mesmo você ter perdido a promoção da loja lá… Estava realmente um preço surreal!
      Meu conselho: venda a Andes para fazer algum dinheiro e junte mais um pouco; daí tente a 2.7 ou a Soul SL500 2012 que devem mesmo cair de preço com a chegada dos modelos 2013 (as Elite aro 26 parece que vão ser substituídas por aros 29; isso deve influenciar. É ter paciência e ficar ligado).
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços!

  19. Erismar Dracon

    Hj ela está 2.399,00 mas só tem P e G tenho 1,68 e tenho receio de ficar pequena, pois numa loja fisica me indicaram a 17! No próprio site P é indicada para no máximo 1,60! E ai amigo qual o tamanho comprar? E muito obrigado pela rapida resposta! Eu já li vários posts e estou aprendendo muito!

  20. Erismar Dracon

    Amigão fui numa bicicletaria proxima fiz o teste e deu 16,33 no caso ele sugeriu tam. 16. Acho q ela tem tamnhos 16, 18 e 20, já procurei essa informação mas não acho e na netshoes eles sabem menos do que eu! Me ajuda ai pra ver se dar pra pegar essa 16!

  21. Erismar Dracon

    Ops! Tava falando da Elite 2.7 pois no site fala em letras e a bike é em nº, por isso a dúvida pra saber se a P q informam é de fato o 16 que preciso?

  22. Erismar Dracon

    Desculpe tantas perguntas! Mas começo a me perguntar se uma bike mais simples não seria melhor pra mim! Vou começar a pegar mais trilhas agora mas temo um grande equipamento x uma grande despesa pra manter tudo em ordem! Vi uma merida maltts (2.300,00) ai é complicado pois a elite 2.7 está 2.699,00! Não vou competir é só pelo prazer será que este conjunto deore vai me dar realmente despesas?

    • O freio hidráulico não vai dar mais manutenção do que o v-brake. As pastilhas são mais caras, é verdade, mas demoram a acabar.
      O grupo Deore deve dar menos manutenção que grupos inferiores, como Alivio, Acera e Altus. Pela diferença de preço, entre a Matts e a 2.7 citadas, a ultima é melhor custo x beneficio.

  23. Erismar Dracon

    Valeu amigo muito obrigado! A proposito falei com a Caloi 0800 e eles confirmaram que a bike P que esta no neshoes é realmente a 16. Estou vendo agora a compra! Qdo tiver resolvido postarei a experiência!

  24. Erismar Dracon

    Há o atendente da Caloi ainda disse que a 16 = P é indicado para ciclista de no méximo 1,68m. incrivelmente é exatamente a minha estatura! Hehe comprar pela internet é fogo gera muitas dúvidas!

  25. Erismar Dracon

    Na loja ontem provei uma Merida Matts 16 e ficou bem legal!

    • A coisa interessante sobre os tamanhos convencionais de bike (seat tube, em polegadas, nas MTBs) é que alguns fabricantes dão a medida do eixo do movimento central até o fim do seat tube, e outros do eixo do movimento central até a junção do seat tube com o head tube (cerca de 2″ menor).
      Assim, é apenas uma medida de referencia. Insisto nisso porque é importante ter uma bike no tamanho correto (ou o mais próximo possível do ideal para o biótipo do ciclista), para que os ajustes finais sejam eficientes, visando não só performance, mas também conforto e prevenção de lesões.
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços!

  26. Erismar Dracon

    Grato pela atenção! E obrigado por dedicar parte de seu tempo em ajudar os leigos! Começo a achar que deve ser melhor comprar em loja fisica, mesmo sendo mais caro! Pois não dar pra jogar 2.000,00 ou mais em uma compra sem a garantia da satisfação com o produto! Confio bastante em vossos argumentos, mas como te falei antes fiquei vidrado na elite 2.7 e perdi parte do desconto que tinha direito antes agora ela fica por 2.699,00 e só tem a P q segundo o atendente da caloi é 16. Mas o medo de dar errado me impede de adquiri-la! A merida até q gostei achei bonita, mas tem um conjunto mais modesto q a elite 2.4 e freios v. e custa 2.300,0 se eu tivesse certeza da elite P dar certo, ficaria com ela. Por fim amigo sigo na dúvida, moro no interior (poucas opções) ao fim desse mês irei a capital vou tentar encontrar mais opções lá e quem sabe acho uma elite para testar! Obrigado mais uma vez!

  27. Erismar Dracon

    No caso vc aconselha a P da elite 2.7? Se sim amigo como já disse acredito que vc tem relamente uma opinião isenta! E o que eu realmente quero é comprar uma bike que não me faça daqui a um tempo querer comprar outra! Valeu mais uma vez! Estou torrando sua paciência! rsrs mas até eu me decidir vai ser dificil mesmo!

  28. Pretendo começar a pedalar e estou com dúvidas em qual bicicleta comprar. Pelo que pesquisei e também li no seu site, a Caloi Elite 2.4 é uma boa opção. Pretendo pedalar longas distâncias tanto em asfalto quanto em pistas de terra, mas nada relacionado a saltos. Tenho 1,78m e 90kg. Qual bike vc me indica? Qual é melhor, uma Caloi 2.4 ou a 2.7?
    Desde já agradeço.

    João Paulo.

  29. Erismar Dracon

    Amigo o que vc tem a me dizer da Bicicleta Scott Aspect 50 2012 (link editado pelo DLAC) preço 1.999,00 em relação a elite 2.4 qual melhor CXB?

  30. Erismar Dracon

    Bom amigo! Já estudei quase todos seus tópicos e aprendi muito e estou cada vez mais empolgado! Nas pesquisas que tenho feito com sua ajuda, sempre dá elite 2.7, não encontrei nada melhor por 2.700,00. Hj estou indo a Capital e vou fazer minha ultima pesquisa! Detalhe amigou vou operar o ombro no proximo mês, então isso vai me acalma os animos com a bike, vou ficar uns dias de molho! Em fim, o post é só pra agradecer a atenção e as valiosas informações sobre MTB. Fiquei fã do site e estarei sempre por aqui. E por conta disso vou fazer o caminho inverso, vou comprar agora capacete e demais equipamentos e depois eu compro a bike, tenho esperança dela baixar um pouco mais, já que logo chega a linha 2013.

  31. Erismar Dracon

    Bom dia amigos! Bem não trago boas notícias! Fui ver outras lojas em Fortaleza, como informei acima, e me deparei com um ambiente meio hostil. Resumindo, nas especializadas que visitei, nenhuma vende Caloi. A galera só quer saber de importada. Em duas tinha várias bikes usadas para venda, mas nada de nacional. Bati um papo com galera que se preparava para um passeio e ninguém aconselha pegar nacional porque é mico! Tinha + ou – 40 ciclistas e nenhuma Caloi. Apenas Scott, Merida, Specialized, e outras marcas que não conheço. Fiquei um tanto frustado aqui onde moro (interior): muito preconceito! Só se vê Cannondale e Scott!

    • Oi Erismar! Rapaz, bom gosto tem nossos irmãos cearenses, hein? Olhe só, vou começar esta longa resposta dizendo meu histórico de proprietário de bicicletas. Quando me entendi de gente, e comprei eu mesmo minha primeira bike, foi uma Caloi 10. Devo dizer, bem decente para a época, e me diverti bastante com ela. Alguns anos depois, ao me iniciar no mtb, por pura escassez de opções, comprei uma Diamond Back Topanga, Depois uma Giant Sedona. Voltei com uma GTSM1 (nacional, olha aí – mas não recomendo de jeito nenhum), passando para Da Bomb Tora Bora XC, Da Bomb Rapid, Giant XTC Team e finalmente uma Specialized Camber. Como você pode ver, não sou a pessoa mais adequada, enquanto ciclista, para defender marcas nacionais.
      Mas, enquanto blogueiro, tenho que considerar um detalhe chamado custo x benefício. O cxb, para os íntimos, traduz uma relação entre o que é oferecido e o preço que se paga pelo produto. Assim, da mesma forma que eu reconheço que as marcas importadas tem modelos excelentes, mais leves, com componentes tops até demais e geometrias mais testadas, vejo também, no mercado nacional, que marcas como Caloi e Soul têm se esforçado para lançar modelos dignos no segmento intermediário.
      Bikes com cockpit Truvativ, componentes FSA, selins Fi’zik e transmissão X7 ou XT só podem ser consideradas “mico” na cabeça de alguém muito preconceituoso. O que posso dizer é que, pelo preço que se compra essas nacionais intermediárias o ciclista comprará uma gringa com componentes muito mais simples. É uma simples questão de escolha. Ou de inteligência. Ou, ainda, de personalidade.
      Porque eu tenho uma Specialized Camber? Porque não tem equivalente nacional decente por 40% a menos. Se eu compraria a Giant XTC Team novamente? Definitivamente, não.
      Se eu acho que a pessoa que tem um orçamento disponível para comprar uma Specialized, Giant ou Merida equivalente à Caloi Elite 2.7 está errada ou é burra? Claro que não! O dinheiro é do sujeito, e se ele quer porque quer, e pode, comprar uma bike de 5 mil ao invés de uma equivalente nacional de 3 mil, qual é o problema? Quando o orçamento não é um limitante, acho que deve-se comprar a bike com melhor pesquisa e desenvolvimento possível, e nesse ponto as premiums importadas estão ganhando. Mas acho que comprar uma bike simples, com câmbio Altus e freios a disco mecânicos, ao invés de uma bike com Deore e freios hidráulicos por causa de uma pintura e um adesivo aí sim, é besteira. Pintura não faz bike melhor, mas, reconheço, alimenta o ego. Para alguns, isso faz diferença.
      Não nego que existe um certo fetiche nas marcas gringas. Não há nada errado querer pedalar numa bike bonita, de marca importada. Isso pode até se refletir em desempenho, pois o cara quer exibir a bike e acaba pedalando mais, e assim fica mais condicionado. É uma simples questão de escolha e poder aquisitivo.
      No fim, a decisão é sua, mesmo, mas se você for pedalar com um grupo legal provavelmente não vão olhar para a marca da sua bike. A sua companhia será mais importante. E se as lojas lhe trataram de forma hostil, estamos no século XXI: procure na web!
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abração!!!

  32. Erismar Dracon

    Mais uma vez muito grato pela atenção! Mas quando falei hostil não foi no sentido de ser maltratado, foi no quesito estranheza! Como os vendedores me indagavam por procurar uma Caloi ao invés de uma Specialized, por exemplo… No geral não ligo muito pra galera, mas achei muito estranho a unanimidade contrária à marca! Enfim, a Elite é meu sonho de consumo, não terei como fugir disso! Mas como te falei, antes comprei capacete e bermuda! Sábado vou comprar um transbike, kit ferramenta e só depois comprarei a bike (essa vou parcelar). Daí, aproveitando, estou pensando naqueles transbikes que ficam na tampa (hatch). A questão é: levando duas bikes, uma alumínio e uma infantil em aço, será que amassa ou arranha a tampa do carro?
    Segundo o vendedor é ruim (mas aí ele quis me vender aqueles de pino, inclusive com o pino que ai já vai lá pra uns 800,00, e aí não cabe no meu orçamento atual)!

    • Erismar, pode ser uma coisa do pessoal do grupo que você encontrou. Tem grupos mais preconceituosos e elitistas nesse sentido, outros mais tranquilos. Enfim, cada um com sua onda, né?
      Numa coisa o vendedor acertou: o transbike de pino (de engate) é bem melhor mesmo, no sentido praticidade (é muito mais fácil de colocar e tirar) e no sentido de não arranhar a bike.
      Existem alguns de fita (hatch) melhores, mas realmente a possibilidade de arranhar o carro é muito maior.
      Lembre-se, ainda, que transbike na parte traseira (seja de fita ou engate), quando obstruem a placa ou luzes (o que é quase sempre) tem que ter uma placa de luzes adicional. Leia aqui COMO TRANSPORTAR SUA BIKE.
      Uma alternativa são os de teto, preferido pela maioria. Mas, se for comprar, pesquise de uma boa marca como Thule, pois uma bike cair sobre o carro tem consequências desastrosas. E fica atento para pórticos e árvores mais baixas, também.

  33. Erismar Dracon

    No caso no modelo do meu carro o melhor seria o de fita que deixaria a placa visivel! Estou comprando logo os equipamentos pq a bike é parte mais cara do projeto, e q vai ficar em suadas prestações! Vou sempre ao sitio e lá tem muitos galhos e tals, logo o teto n serve! Vou ficar com o de fita e ter bastante cuidado principalmente com o carro! Qdo comprar a bike postarei aqui minhas experiências. Vai demorar um pouco pois como falei antes proximo mês vou operar o ombro e ficarei bom tempo de molho! Mas mesmo assim comprarei a bike no próximo mês! Vai ficar me esperando hehe! Um abraço e bom carnaval.

    • Não esqueça: a placa E as lanternas devem ficar perfeitamente visíveis APÓS colocar as Bikes no suporte. Isso é pouco provável e a interpretação pelo guarda é meio subjetiva.
      O suporte de luzes com placa regulariza a situação.
      Assim, se no seu trajeto você passa por alguma polícia rodoviária ou blitz a possibilidade de ser multado por um guarda mal-humorado existe.

  34. Obrigado pela ajuda

  35. Erismar Dracon

    E ai meu grande! Acabei perdendo de vez a elite 2.7 pois ela voltou para 2990,00 e o orçamento só cabia 2,5 visto que tem todos os outros equipamentos. E tem mais n tem revendas dela aqui então fica difícil definir o tamanho. Fiz o BF numa loja física e deu 16, fui testar uma merida e ficou ruim na postura. Dai desisti de comprar pela net poderia ter sérios problemas. Então levei menos por mais! Mas pelo menos n tive a possibilidade de comprar algo errado e ter mais prejuízo. Peguei uma cannondale 6 24v acera, e estou bem satisfeito já peguei uma pedreira com ela no sábado e foi show e o tamanho é M, foi a mais confortável que testei, então decidi a compra pela receptividade da bike, testei várias outras marcas e tamanhos as gostei mais foram giant e cannon., essa ultima ficou melhor. E pra quem andava de bike de mercantil eu tô nas nuvens com essa. Valeu todas as dicas estou aproveitando tudo e com bastante segurança pois investi um tanto em boas roupas, capacete, ferramentas em fim tenho quase tudo pra um pedal tranquilo. Valeu muito obrigado!

  36. Junior Gaudencio

    Olá, primeiramente parabéns pela atenção as dúvidas dos amigos… Meu caso é o seguinte. Pesquisei em vários lugar mas não consigo chegar numa boa bike que caiba no meu orçamento. Gostaria de gastar no máx. 3mil, mas preciso de duas bikes. Uma pra mim e outra pra minha namorada. Meu tamanho é 18′ (tenho 1,80mt) e ela 15′ (1,50mt altura). O que vc me recomenda ??? Ahhh, esqueci de dizer que o uso é basicamente asfalto (ciclovia pra começar, parque).. vou começar a pedar pra perder uns kg.
    Desde já agradeço.

  37. ola amigo… parabens pelo blog e pelo seu gerenciamento…agora a duvida… qual desta?
    [Links editados pelo blog]

  38. Erismar Dracon

    Bom dia amigo! Eu estou viciado na bike já peguei 50km de trilha (cheguei morto) em fim tudo muito show! Agora gastei muita água e minha caramanhola de 550ml não deu, dai quero saber uma boa marca de mochila de hidratação com um bom CxB? Valeu um abraço.
    O blog tá show muita informação! Um vendedor até me perguntou se eu já pedalava a algum tempo! Disse q não mas tive acesso a muitas informações aqui. Valeu mesmo!

  39. Erismar Dracon

    Amigão mesmo com pouca experiência estou sentindo falta da trava de suspa nas subidas (a minha é gila simples) sem a trava a suspa fica boba e prejudica bastante a subida! Nesse momento não penso, mas sei q mas a frente quero uma melhor com trava, qual uma boa opção na casa dos R$ 500,00 reais ou aproximado? Valeu mais uma vez!

    • Opa Erismar
      Acabei de ver no Mercado Livre a excelente RST First Air TnL por R$618,00 + frete. Ela não tem trava remota, apenas na coroa, mas é um upgrade maravilhoso. Eu compraria rapidinho.

  40. Erismar Dracon

    Vou dar uma olhada nesse modelo! Já fui ver as mochilas e gostei bastante das deuter. Vou comprar.

    Valeu!

  41. leonardo menezes

    Boa tarde galera! Primeiramente, parabéns pelo blog. Tenho 1,93 de altura 100 kg e 1200 reais no bolso, a soul black rain 19′ seria pequena para mim? É uma boa bike para começar?

  42. Excelente blog!! Gostaria de saber se a Soul Black Rain vale a pena, para asfalto e terra batida, e se posso fazer um upgrade nela quando estiver melhor de grana!! Valeu!!

    • Oi Henrique! A Soul BR é bem básica, mas serve para estradões de terra batida sem erosões, ou seja, trilhas bem leves. Você pode, sim, fazer ups no futuro, sem problemas; o único porém é que isso vai tornar a bike mais cara no final. Mas é uma alternativa, se a grana está pouca no momento.
      Curta a nossa FanPage e fique ligado nas novidades, ok? http://www.facebook.com/pages/Da-Lama-ao-Caos/333903203299235. Abraços!

      • página curtida, é pra estradões de terra batida, com alguns buracos, e esse asfalto problemático do Brasil!! hehehe tô na fissura de uma bike e só tenho disponivel 1000,00 1100,00. mas no fim do ano posso dar um up, de repente num grupo shimano, tá de bom tamanho ou vale a pena esperar??? muito obrigado pela ajuda

        • Fala Henrique! Acho que vale, se você respeitar os limites dela. O grupo dela já é Shimano, dos mais simples.
          Um bom up, no futuro, seria um grupo Acera 27 (em torno de R$ 380) + um garfo Suntour XCM V3 ou RST Gila RL (em torno de R$ 250,00), que lhe permitiria fazer umas trilhas intermediárias.
          Abração!

          • Claro, nada de trilhas pesadas saltos, apenas uma pedalada, só não quero comprar uma porcaria, se não ela vai acabar atirada na garagem, muito obrigado pela atenção!! abraço

          • amigo!! preciso de mais uma ajuda, me botaram uma pilha que esse grupo shimano alivio poder ser misturado com outros mais baixos, vou te mandar a relação dele e tu pode me confirmar se é alivio mesmo???

            grupo shimano alivio 2012 27v v-brake:

            01 pedevela Shimano Alivio FC-M430, 44-32-22T, 175mm, eixo ponta quadrada, cor preta
            01 par alavanca rapid fire Shimano Alivio ST-M430, 27 velocidades, com manetes de freio integradas, cor preta
            01 câmbio traseiro Shimano Alivio RD-M430, 09 velocidades, cor preta
            01 câmbio dianteiro Shimano Alivio FD-M430, 66-69°, puxa por cima ou por baixo, braçadeira baixo, cor preta/cromado
            01 cubo traseiro Shimano Alivio FH-M430, 09 velocidades, cor preta, acompanha blocagem
            01 cubo dianteiro Shimano Alivio HB-M430, cor preta, acompanha blocagem
            01 cassete Shimano CS-HG30-9, 11-34T, 09 velocidades, preto
            01 corrente Shimano CN-HG53, 09 velocidades, cor cinza
            01 movimento central Shimano BB-UN26, 68 x 113mm, eixo ponta quadrada
            01 jogo freios v-brake Shimano BR-M422, dianteiro e traseiro, cor preta
            Acompanha cabos de câmbio

            me desculpe a ignorância!!! obrigado

            • Ignorância nenhuma, Henrique.
              Esse é o grupo fechado Shimano Alivio 9V.
              O pessoal que tá te botando pilha ta viajando, quer ver?
              Grupo Shimano ALivio 9V
              O que acontece é que alguns componentes, como o pedivela (e correspondente central), cassete HG30, Vbrakes e cubos não existem como modelo Alivio, e assim não tem o nome escrito na peça (são considerados non-series). Mas esses componentes, da série M430 correspondem DE FATO ao Alivio, e são apresentados no site da Shimano como tal.
              Da Lama ao Caos mata a cobra e mostra ela morta, hehehe.
              Abração!

  43. Olá amigo, parabéns pelo blog. Qual a diferença entre o freio a disco mecânico e hidráulico…Tô querendo voltar a andar de bicicleta, mas perdi todo o contato com peças e talz…Atualmente para quem quer voltar a andar, qual bike seria melhor? Uma Soul RADE, SL100 ou uma Caloi Supra ou elite 2.4?? Abraços

  44. Poxa amigo, foi mal o abuso, mas e entre essa bike do link abaixo ou a Alite 150? e Entre elas e a soul SL100? qual melhor CxB?? Li também que vc comentou que a TREK 3500 já não fazia tanto uma relação boa de CxB…

    [LINKS EDITADOS]

    • Você colocou dois links: A SPZ Hardrock 26 2013 e a KHS Alite 350. Entre as duas, a KHS é melhor. Entre todas, a SPZ é a pior, muito fraca mesmo. Entre a KHS 150 e a 350, a 350 é melhor.
      A 350 é o mesmo nivel da Soul SL100, que tem 24V.
      Mas, nas especificações que você mandou, a Soul SL100 tem 27V e grupo Acera. Assim, ela seria melhor que todas.

  45. E, pra finalizar, entre essa GT apesar de ser 24v e a Soul SL100?

    http://www.centauro.com.br/bicicleta-gt-avalanche-gtw-3-0-2012.html?cor=01&csParam=%7B%22feature%22%3A%22similaritems%22%2C%22source%22%3A%22product%2FUnissex%22%7D

    Muito obrigado pela ajuda, amigo! Ontem vi um grupo pedalando aqui em Recife a noite…muito bacana…tô me animando bastante!

    • Se a Soul for 24V prefiro a GT. Se a Soul for 27V, prefiro a Soul.
      Tomara que você se empolgue bastante. Pedalar é muito legal, e se você encontrar um grupo aí em Recife para fazer trilhas, vá fundo.
      Se as duvidas persistirem, pode perguntar!
      Abração!

  46. As bikes que vc recomendou inicialmente (caloi elite 2.4 e Sundown 3000) não estão disponíveis no mercado ou o valor está bem inacessível para o interesse inicial de 1.000 a 1.500…portanto, depois de ler todos os posts e analisar valores peço que me ajude a escolher entre as duas opções abaixo, e parabéns pelo blog, está claro que até eu, uma leiga total, consegui compreender suas preferencias e os motivos das mesmas. Gostaria de aproveitar para esclarecer um dúvida boba e recorrente, o aro varia de acordo com a altura, certo? Eu tenho 1,68 com muito esforço (kkk) o aro ideal seria 16 ou 18? O que seria um aro 26-tamanho 17 ou tamanho M?
    [GT Agressor 3.0 2012]
    [GT Agressor 3.0 2013]
    [KHS Alite 100]
    [Soul Rade] Links editados pelo DLAC
    Obrigada pela sua atenção e empenho!!!
    Ana

  47. Como vcs são mega atenciosos!!! Muitíssimo obrigada mesmo, os links foram de grande valia… andar na minha cidade é muito perigoso pq ninguém respeita ciclista… No Way!!!! Tem que ser fora da cidade ou em trilhas leves, mas realmente não quero gastar muito (1000-1500) até pq os índices de roubos, principalmente a mulheres em bike, é surreal…Acho que preciso mesmo me mudar rsrsrs Pelo que entendi nos posts anteriores a Caloi Supra 10 é muito mal recomendada, desta forma a Soul Rade, seria uma opção melhor, ou menos pior? rsrsrs Obrigada pelo tempo e paciência!!!

  48. Emilene Pinto

    Boa noite!
    Achei interessantissimo este blog e vou solicitar uma ajuda para vcs…
    Estou começando a pedalar e estou com algumas dúvidas… Testei algumas bicicletas, e fiquei com dúvida em 2…. Qual é a mais indicada para meu perfil: 1,74 m e irei usar a maioria do tempo na cidade (São Paulo)- A Caloi Sport Confort ou Supra 10?
    Abraços!
    Emilene

  49. Boa noite. Quero comprar uma bicicleta em média 1.000 a 1.500 reais, a bicicleta que me chamou a atenção foi a Caloi Supra 10 linha 2013. Queria saber se ela é considerada uma bicicleta boa e que me indicasse outras bicicletas nessa faixa de preço.

    Recomendo a todos seu blog simplesmente perfeito!

  50. E a outra perguntinha que já me tinha esquecido. Minha altura é de 1.65cm qual o tamanho ideal para mim que seja pra usar um bom tempo?

  51. vale a pena pegar uma KHS Alite 150 de 2011 por R$900?

    quero para pedalar na cidade e trilhas leves. falaram que o ruim é o fato de ter feio a disco mecânico (em vez do hidráulico) e 21v…mas não vi nenhuma com especificações equivalentes na faixa de R$1000 – 1200 (no máximo). obrigada. :)

    • Oi Duda
      Ela tem um sistema de transmissão muito fraco, só da para trilhas BEM leves mesmo.
      Mas o preço está ok. Se a bike estiver boa, vale.
      As equivalentes seriam a Caloi Supra 10 2013 ou a Soul SL 70.

      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? Abraços!

  52. MUITO BOM O BLOG!

    Já li muitos tópicos aqui no forum e em outros para decidir sobre a escolha da minha primeira bike.
    Vocês poderiam me ajudar com as opções que selecionei?
    Objetivo: ida/volta trabalho no asfalto com 8 km diários eventualmente uma trilha leve ou pedalar na areia batida/molhada da praia aqui em Salvador e região.

    Fiz o bike fit virtual e indicou: um quadro de 17.17 e um top tube efetivo + mesa de 66.5 cm.
    Então, estou na dúvida de qual tamanho eu pego se de 17″ ou 18″. Eu tenho 1.73 m de altura e 90kg.

    As 3 opções:
    Bicicleta VZAN TYPHOON MTB 24 marchas SHIMANO ACERA TAMANHO 18 ”
    R$ 1.086,99

    Bicicleta SOUL Black Rain Preto 26 tamanho 17″ ou 19″
    r$ 949,00

    Oxer XR210 2013 tamanho 17″ ou 19″
    R$959,20
    h

    E aí pessoal, meu orçamento já está no limite, qual seria a melhor (CxB)?

    • Leonardo
      Você fez a lição de casa direitinho! Parabéns!
      Em relação às bikes, estão adequadas para seus objetivos, embora, particularmente não gosto da marca Oxer.
      Só como sugestão, veja também a Caloi Supra 10 2013, que pode ser outra opção.
      Grande abraço!
      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok?

  53. Parabéns pelo blog!
    Queria aproveitar p/ compartilhar dúvida. Estou querendo iniciar em speed, mas pelos valores, não considero seguro andar por São Paulo. Estava pensando em uma Caloi 29 Disc p/ treinar na cidade durante a semana e, quando tiver num ritmo bacana, começar a treinar em grupo numa speed boa. Como a Caloi é mais pesada, imagino que manter essa alternância vai ajudar cadência e impulsão na speed.
    O que você acha disso? E o que você acha da Caloi 29?
    Abraço,

    • Oi Ricardo!
      Acho a idéia boa, mas a Caloi 29 – que saiu de linha em 2012 – é muito fraca (e BEM pesada). Quadro de geometria e estética estranhas, componentes Shimano Tourney (a linha mais vagaba da marca) e vbrakes fazem dela uma bike 2 estrelas.
      Talvez como bike só de treino sirva, mas realmente é uma bike que, para MTB (vai que você toma gosto, hehehe), não recomendo.
      Abração!

      Se você gostou desta resposta, faça uma doação ao Da Lama ao Caos – Doe 5,00 ao DLAC Não há nenhuma obrigação, é claro; é um ato de reconhecimento voluntário pelo trabalho do blog – E curta a nossa FanPage ficando sempre em dia com as novidades, ok? Abraços!

  54. Obrigado!
    PS: na verdade entrou a linha 2013, mas acho que não mudou muito:
    http://www.caloi.com.br/bikes/caloi29linha2013

    abs,

    • É mesmo! Devem estar desovando os últimos quadros, pois o fim dela foi anunciado em dezembro.
      Mas, fala sério: quadro horrível, hein? parece que levou umas marretadas! :-D
      Grande abraço e obrigado pela dica!

  55. Amigo, em uma de suas respostas, você disse que a SPZ HardRock é muito fraca. Não entendi, pois a SPZ é uma das melhores marcas do mundo e ainda dá garantia vitalícia dos quadros para o primeiro dono. Acho que você se referia ao conjunto, certo? A HardRock aguenta trilhas mais pesadas, compensando fazer “upgrades” futuros.

    • Oi. Sei do que estou falando: Minha bike é uma SPZ Camber Comp 26″. Adoro a marca, reconheço que é uma das melhores do mundo, mas a HR, especificamente, é uma bike com grupo vagabundo e garfo idem. Pelo preço é abaixo da critica.
      Em termos de bike para iniciantes, na minha opinião, onde o quadro faz pouca ou nenhuma diferença, compensa mais comprar uma bike com transmissão e garfo que preste. Comprar uma bike por 3200,00 para ainda fazer ups? Brincadeira.
      A “garantia vitalícia”, como você sabe, é só para o primeiro dono, e para duas trocas. Acho que isso não agrega valor à bike: é só para ajudar com o papo do vendedor (já vi um querendo vender uma HR dizendo que “o amortecedor é de molas e tem manutenção super fácil” e que “a SPZ é feita nos EUA, as outras, como a Giant são na China”. O arsenal de argumentos é desse nível).
      Por outro lado, quadro de XC para MTB quebrando, com uso normal, é evento para lá de raro. Não acho, de maneira nenhuma, que a HR agüente “trilhas mais pesadas” que qualquer outra bike na sua faixa de preço.
      Enfim, entendo as razões de mercado que levam a SPZ montar uma bike fraca. Os impostos no Brasil são altíssimos, os custos de importação idem, e o jeito de vender por aqui é esse mesmo: fazer uma bike com componentes simples, de marca de renome e vender pelos olhos da cara. Sou muito mais uma Caloi Elite (não, não simpatizo com a marca, mas me rendo às evidências).
      Há, no entanto, um público, que em geral não entende do que está usando, que acha que precisa pedalar numa bike “de marca”, com adesivos bonitos (mas com garfo Suntour de mola e grupo Acera/Altus 24V e central de ponta quadrada) para ser aceito pelos outros ciclistas. Não concordo. Acho que um equipamento que lhe proporcione uma melhor performance e um pedalar mais seguro, com trocas de marchas mais precisas, é uma compra mais inteligente.
      Mas é apenas minha opinião.

  56. Agradeço a atenção e rapidez na resposta. Desculpe, mas esqueci de colocar a interrogação no final da frase, pois na verdade seria uma pergunta, “se ela suportaria trilhas mais pesadas”. Confesso que tenho, talvez um defeito, de gostar de marcas, como por exemplo: minhas câmeras são Canon, eletrônicos sempre que posso compro Philips e por aí vai. Gostei das SPZ e não sei porque não gosto de Caloi de jeito nenhum. Montei uma bike com o que há de mais barato (quadro Canadian X-terra), para poder começar a pedalar. Peguei gosto pela coisa e pretendo comprar outra melhor, mas enquanto falta dimdim, estou namorando. Abraço.

    • Tá comigo, Sergio (bem, mais ou menos: fotografo com Nikon, hehehe).
      Não há nada de errado em gostar de coisa boa. Nikon, Canon, SPZ, Trek, Cannondale, Audi, BMW, Calvin Klein e Lacoste tem seu merecido valor.
      Mas, para comparar só com câmeras, vemos que tanto Nikon como Canon tem seus modelos top e também os de entrada, que não preenchem os requisitos para determinados trabalhos.
      Da mesma forma, a excelente SPZ faz a Hardrock, um modelo muito simples, que nos EUA, por exemplo, tem seu mercado, pois lá ela é bem barata. Aqui, pelas razões citadas, é mau negocio, porque pelo mesmo dinheiro se compra uma bike de muito mais performance, o que é, obviamente, melhor, já que, nesse nível, a geometria ou peso não fará muita diferença.
      Por outro lado, considero o X-Terra boa opção para uma bike básica. Com um grupo Acera 27 Disc e uma RST Gila você encara qualquer coisa. Claro, para competir fica complicado, mas num pedal descompromissado, vergonha não faz.
      Grande abraço!
      Ps: Ah, e já que você fotografa, dê uma olhada no meu trabalho em http://www.pauloojuara.com.
      Ps2: também não tenho nenhuma simpatia pela Caloi. Vamos ver, agora, que é propriedade da empresa que faz Cannondale e GT, se ela me cativa :-D.

  57. Parabéns, fotos fantásticas, tens um olhar apurado. Boas informações e respeito pela natureza. Trabalho feito com excelência.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 452 outros seguidores

